CINTRASEUPOVO

quarta-feira, 19 de maio de 2010

MAFRA

O CONVENTO DE MAFRA COMEÇOU A SER CONSTRUIDO EM 1717 E TERMINOU EM 1730
ERA ASSIM NESTAS CARROÇAS QUE O MATERIAL ERA TRANSPORTADO

CONVENTO DE MAFRA

MAFRA É DIGNÍSSIMA DE VER-SE , DE VISITAR-SE POR MAIS DE UMA VEZ, PELA IMPORTANTE LIÇÃO DE HISTÓRIA QUE ELA MINISTRA.
A VILA É PEQUENA E POBRE. O CÉLEBRE EDIFICIO DE D. JOÃO V OSTENTA A SUA ENORME CORPULÊNCIA QUADRADA E MACIÇA NO MEIO DE UMA VASTA NUDEZ FRIA E ABATIDA. OCUPA UMA ÁREA DE 40.000 METROS QUADRADOS, TEM QUATRO MIL E QUINHENTAS PORTAS E JANELAS E DUAS TORRES DE 69 METROS DE ALTURA. LEVOU TREZE ANOS A FAZER. A MÉDIA DOS OPERÁRIOS EMPREGADOS EM CADA DIA NA CONSTRUÇÃO DA OBRA MONTA A VINTE MIL.
UMA SÓ PEDRA, DE QUE SE FEZ A VARANDA DA SALA PRINCIPAL, LEVOU SEIS DIAS A CHEGAR DE PÊRO PINHEIRO E FOI PUXADA POR 200 BOIS .
OS PARAMETROS, AINDA EXISTENTES E BORDADOS A MATIZ SOBRE AS MAIS BELAS SEDAS DA ÍNDIA OU DAS MELHORES FÁBRICA DA EUROPA , SÃO DE TAL MODO SUMPTUOSO QUE D. JOÃO V DIZIA HAVEREM-LHE CUSTADO MAIS CARO DO QUE TODO O EDIFÍCIO !
AS FESTAS DA SAGRAÇÃO DURARAM OITO DIAS. NO PRIMEIRO DIA AS SOLENIDADES RELIGIOSAS COMEÇARAM ÁS 8 HORAS DA MANHÃ E ACABARAM ÁS 5 DA MANHÃ DO DIA SEGUINTE. ASSISTIRAM O REI, A RAINHA, O PRÍNCIPE, OS INFANTES, A COMITIVA REAL, O PATRIARCA, DOIS CARDEAIS, QUATRO BISPOS COM OS SEUS SÉQUITOS, OS CÓNEGOS, TREZENTOS FRADES, OS FIDALGOS, OS REGIMENTOS DE INFANTARIA E CAVALARIA. ALÉM O QUE TODA ESTA GENTE COMEU, O REI MANDOU DAR JANTAR A TODOS OS ROMEIROS QUE SE APRESENTASSEM, E APRESENTARAM-SE NOVE MIL. AS COZINHAS DO CONVENTO PREPARARAM OS JANTARES PARA TODA ESTA MULTIDÃO.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.