CINTRASEUPOVO

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O QUE É A ETNOGRAFIA

O QUE É A ETNOGRAFIA

A PALAVRA “ ETNOGRAFIA” DERIVA DA UNIÃO DE DOIS VOCÁBULOS GREGOS: ETHNOS ( QUE SIGNIFICA “POVO”) E GRAPHEIN (QUE SIGNIFICA “GRAFIA”,”ESCRITA”,”DESCRIÇÃO”,OU MELHOR, “ESTUDO DESCRITO”). LOGO, ETIMOLOGICAMENTE, A ETNOGRAFIA É O ESTUDO DESCRITO DE UM POVO.
NOTE-SE QUE DIZEMOS “ DE UM POVO “ E NÃO “ DO POVO”, POIS AQUI O TERMO “POVO” NÃO É USADO NO SEU SIGNIFICADO SOCIAL ( ISTO É, NÃO SE REFERE A UMA CAMADA SOCIAL, A UMA CLASSE SOCIAL ) MAS SIM SIGNIFICANDO UM CONJUNTO DE INDIVÍDUOS UNIDOS ENTRE SI POR LAÇOS COMUNS DE ORDEM RÁCICA, HISTÓRICA, CULTURAL, RELIGIOSA, SOCIAL, ETC: O POVO PORTUGUÊS, O POVO ESPANHOL, O POVO BRASILEIRO, ETC.
MAIS PARTICULARMENTE PODEREMOS DIZER QUE A ETNOGRAFIA É A CUÊNCIA QUE ESTUDA E DESCREVE OS AGREGADOS POPULACIONAIS. E SENDO ASSIM , A ETNOGRAFIA DESCREVE E ESTUDA O POVO DE UM DADO PAÍS, DE UMA DADA PROVÍNCIA, DE UMA DADA REGIÃO, DE UMA DADA COMUNIDADE, ETC.
A ETNOGRAFIA É UMA DAS VÁRIAS CIÊNCIAS AUXILIARES DE ANTROPOLOGIA. A PALAVRA “ANTROPOLOGIA” É , IGUALMENTE, COMPOSTA POR DOIS VOCÁBULOS GREGOS: ANTHROPOS ( QUE SIGNIFICA “HOMEM”, A ESPÉCIE ANIMAL HOMEM ) E LOGOS ( QUE SIGNIFICA “ CONHECIMENTO “ , “ ESTUDO “ ). PORTANTO A ANTROPOLOGIA É A CIÊNCIA QUE ESTUDA O HOMEM EM GERAL, O HOMEM TOTAL – DESDE O SEU ASPECTO FISICO Á SUA CULTURA, Á SUA MANEIRA DE SER E VIVER, Á SUA ORGANIZAÇÃO SOCIAL, ETC.
MAS, COMO O HOMEM É UM SER DUPLAMENTE FISICO E MENTAL – E, TAMBÉM ,UM SER SOCIAL – A ANTROPOLOGIA ESTUDA-O SOB ESSES TRÊS ASPECTOS . HÁ , ASSIM, UMA ANTROPOLOGIA GERAL QUE SE DIVIDE EM DOIS GRANDES RAMOS: A ANTROPOLOGIA FÍSICA E A ANTROPOLOGIA CULTURAL OU SOCIAL. ( HÁ JÁ HOJE ATÉ ALGUNS ANTROPÓLOGOS QUE CONSIDERAM QUE EXISTEM PARALELAMENTE
UMA ANTROPOLOGIA FISÍCA, UMA ANTROPOLOGIA CULTURAL E UMA ANTROPOLOGIA SOCIAL, FAZENDO, PORTANTO, UMA DISTINÇÃO ENTRE ANTROPO-
LOGIA CULTURAL E ANTROPOLOGIA SOCIAL). MAS, AQUI, NESTE PEQUENO CADERNO DE DIVULGAÇÃO,USAREMOS A DIVISÃO CLÁSSICA, GERALMENTE ACEITE, DA ANTROPOLOGIA GERAL NOS SEUS DOIS GRANDES RAMOS –ANTROPOLOGIA FISICA E ANTROPOLOGIA CULTURAL – DOIS RAMOS, ALIÁS, QUE
CONSTITUEM DUAS CIÊNCIAS SE NÃO DIFERENTES, PELO MENOS COM CAMPOS DE ESTUDO E OBJECTIVOS DIFERENTES.
A ANTROPOLOGIA FÍSICA NÃO ESTUDA O FÍSICO ( O ORGANISMO ) DO HOMEM – TAREFA E OBJECTIVO DA MEDICINA – MAS SIM O SEU ASPECTO FÍSICO, OU SEJ.A , O HOMEM SOMÁTICO, OU MELHOR AINDA, AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS PARTICULARES A CADA RAÇA OU GRUPO ÉTICO: A CONFIGURAÇÃO DO ESQUELETO, O FORMATO DO CRÂNIO, A MAIOR OU MENOR ABERTURA DO ÂNGULO FACIAL , A COR DA PELE, A TECITURA DOS CABELOS, A IMPLANTAÇÃO DOS MAXILARES, A MAIOR OU MENOR ABERTURA E O FORMATO DAS ÓRBITAS OCULARES, O FORMATO DAS FOSSAS NASAIS, A DISTRIBUIÇÃO DE ADIPOSIDADES ,ETC.
EM CONTRAPARTIDA, A ANTROPOLOGIA CULTURAL --- A QUE TAMBEM SE DÁ O NOME DE ETNOLOGIA --- ESTUDA O HOMEM COMO PRODUTOR E TRANSPORTADOR DE CULTURA E AINDA A MANEIRA DE VIVER DE CADA RAÇA OU GRUPO ÉTICO. ( OS ANTROPOLOGOS QUE FAZEM A DISTINÇÃO ENTRE ANTROPOLOGIA CULTURAL E ANTROPOLOGIA SOCIAL CONSIDERAM QUE A PRIMEIRA ESTUDA O HOMEM COMO PRODUTOR DE CULTURA, ISTO É AQUILO QUE ELE PRODUZ TANTO DE MATERIAL COMO DE ESPIRITUAL, ENQUANTO A SEGUNDA ESTUDA O HOMEM COMO SER SOCIAL, OU SEJA, AS FORMAS, SOCIAIS PARTICULARES DE CADA RAÇA OU GRUPO ÉTNICO).

CULTURA E TRADIÇÃO
EM CIÊNCIAS HUMANAS A PALAVRA “ CULTURA “ NÃO TEM PRECISAMENTE O MESMO SIGNIFICADO COM QUE A USAMOS NA LINGUAGEM QUOTIDIANA.
NA LINGUAGEM VULGAR DE TODOS OS DIAS À IDEIA DE CULTURA LIGAMOS A IDEIA DE GRANDE SOMA DE CONHECIMENTOS GERAIS. POR ISSO, UMA PESSOA CULTA É AQUELA QUE POSSUI LARGOS CONHECIMENTOS GERAIS DE MUITAS COISAS.
EM CIÊNCIAS HUMANAS, “ CULTURA “ É TUDO AQUILO QUE UM POVO OU UM GRUPO ÉTNICO ADQUIRE DO PASSADO, DOS SEUS ANTEPASSADOS: A LÍNGUA, USOS E COSTUMES, DANÇAS E CANÇÕES, TRAJOS, CULINÁRIA, MODOS DE VIDA E DE TRABALHO, ETC.
ASSIM, E DE CERTO MODO, CULTURA É TRADIÇÃO.
COMO AFIRMOU O DR. ERNESTO VEIGA DE OLIVEIRA ( IN “ PRINCÍPIOS BASILARES DAS CIÊNCIAS ETNOLÓGICAS “ --- CADERNOS DE ETNOGRAFIA Nº 3 ), “ CULTURA, EM ETNOLOGIA, NÃO TEM O SIGNIFICADO CORRENTE DE PALAVRA QUE CORRESPONDE ÀQUILO A QUE CHAMAMOS CULTURA SUPERIOR DESIGNADO OS PRODUTOS DA CIÊNCIA E DA INTELIGÊNCIA PURAMENTE LÓGICA, A CRIAÇÃO ARTÍSTICA, OS REQUINTES MAIS ELEVADOS DO ESPÍRITO E DA TÉCNICA, AS AQUISIÇÕES INDIVIDUAIS DE PERSONALIDADES DE EXCEPÇÃO, QUE CAMINHAM NA VANGUARDA DO PENSAMENTO HUMANO, LIVRES DE CONDICIONAMENTOS CIRCUNSTANCIAIS, E QUE SÃO INOVADORES ORIGINAIS VOLTADOS PARA O FUTURO.CULTURA, EM ETNOLOGIA, SIGNIFICA, STRITE SENSU ( A ), PRECISAMENTE O CONTRARIO: TUDO AQUILO QUE O INDIVÍDUO, DE QUALQUER ÉPOCA HISTÓRICA, SEJA DE QUE NIVEL TÉCNICO, ECONÓMICO E SOCIAL FOR, RECEBE DO MEIO EM QUE NASCEU, SE CRIOU, FORMOU E VIVE, QUE PERTENCE AO GRUPO DE QUE ELE FAZ PARTE, E LHE VEIO DE FORA E DO PASSADO --- NUMA PALAVRA, A TRADIÇÃO, A HERANÇA SOCIAL “.
O PRINCIPAL VEÍCULO DA CULTURA É A LINGUAGEM, INDISPENSÁVEL À COMUNICAÇÃO DOS INDIVÍDUOS ENTRE SI. OUTRO BÁSICO VEICULO DA CULTURA É A TRADIÇÃO QUE PASSA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO QUE SE MANTÊM OS USOS E COSTUMES DE CADA GRUPO ÉTNICO OU CADA GRUPO SOCIAL.
A LINGUA E A TRADIÇÃO ( OS USOS E COSTUMES ) ESTÃO NA BASE DE TODA A CULTURA.

FOLCLORE COM ETNOGRAFIA
MUITAS PESSOAS CONFUNDEM FOLCLORE COM ETNOGRAFIA OU COM ETNOLOGIA CRENDO QUE SE TRATA DA MESMA COISA. ORA, NÃO É INTEIRAMENTE ASSIM.
A ETNOGRAFIA E O FOLCLORE SÓ TÊM DE COMUM ENTRE SI A METOLOGIA QUE É IGUAL PARA UMA E PARA O OUTRO.
QUANTO Á ETNOLOGIA E FOLCLORE, A DIFERENÇA QUE EXISTE ENTRE UMA E OUTRA É A SEGUINTE: ENQUANTO A ETNOLOGIA ESTUDA ACTIVIDADES E OBJECTOS CONCRETOS, MATERIAIS, O FOLCLORE ESTUDA ACTIVIDADES E OBJECTOS ESPIRITUAIS E ARTÍSTICOS, TRADIÇÕES, USOS E COSTUMES, ETC.
ASSIM , PODEREMOS DEFINIR O FOLCLORE COMO SENDO A CIÊNCIA ETNOLÓGICA ( OU AUXILIAR DA ETNOLOGIA ) QUE ESTUDA OS USOS, COSTUMES, TRADIÇÕES ESPIRITUAIS E AS EXPRESSÕES ORAIS E ARTISTICAS DE UM POVO OU DE UM GRUPO ÉTNICO EVOLUIDOS. USAR NESTA DEFINIÇÃO A PALAVRA “ EVOLUIDOS “ É ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO POIS QUE SÓ OS POVOS EVOLUIDOS TÊM FOLCLORE UMA VEZ QUE OS POVOS PRIMITIVOS TÊM A SUA PRÓPRIA CULTURA.
QUER ISTO DIZER QUE O FOLCLORE ESTUDA OS USOS,COSTUMES E AS TRADIÇÕES MILENÁRIAS E SECULARES DE POVOS CUJOS PADRÕES DE VIDA DEIXARAM DE SER PRIMITIVOS. POR EXEMPLO: UM BATUQUE NO INTERIOR DA ÁFRICA, UMA DOENÇA OU UMA CANÇÃO DA POLINÉSIA, ETC., NÃO SÃO FOLCLORE SÃO CULTURA AO PASSO QUE UMA ROMARIA NORTENHA OU SALOIA, O FANDANGO, O TRAJAR DE SALOIO OU UM CORAL ALENTEJANO SÃO FOLCLORE PORQUE SENDO MANIFESTAÇÕES POPULARES SÃO-NO DE UM POVO QUE VIVE DENTRO DOS PADRÕES SOCIAIS ACTUAIS USANDO DAS CONQUISTAS TÉCNICAS UNIVERSAIS.
É POR ESSA RAZÃO QUE OS ASSUNTOS HABITUALMENTE ESTUDADOS PELO FOLCLORE SÃO : DANÇAS E CANÇÕES; TRAJOS POPULARES ; INSTRUMENTOS MUSICAIS; FESTAS, FEIRAS, MERCADOS E ROMARIAS; MEDICINA POPULAR E MAGIA; LENDAS, CONTOS E “ESTÓRIAS”; POESIA POPULAR; PROVÉRBIOS E ADIVINHAS; JOGOS INFANTIS; JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES; USOS E COSTUMES REGIONAIS; ETC.
A ETNOGRAFIA E O FOLCLORE, DIVIDE-SE EM DOIS TIPOS DE TRABALHO: O TRABALHO DE CAMPO E O TRABALHO DE GABINETE.
TRABALHO DE CAMPO --- TAMBÉM SE DÁ OS NOMES DE PESQUISA E RECOLHAS. ASSIM, TRABALHO DE CAMPO, PESQUISA OU RECOLHA SÃO UMA SÓ E A MESMA COISA.
QUE É , PORTANTO, O TRABALHO DE CAMPO ? É PRECISAMENTE O TRABALHO DE PESQUISA E RECOLHA DE ELEMENTOS QUE SE EFECTUA NO CAMPO DE ESTUDO.
COMO É ÓBVIO, DE UMA MANEIRA GERAL, O CAMPO DE ESTUDO DE ETNOGRAFIA E DO FOLCLORE SITUA-SE NOS PEQUENOS AGLOMERADOS POPULACIONAIS RURAIS AFASTADOS DOS GRANDES CENTROS.
O PRINCÍPIO BÁSICO DO TRABALHO DE CAMPO É SABER VER, OUVIR E REPRODUZIR. QUER ISTO DIZER QUE O PESQUISADOR, O INVESTIGADOR DE CAMPO, TEM DE SER O MAIS OBJECTIVO POSSÍVEL.
EM QUE CONSISTE, POIS, O TRABALHO DE CAMPO ? CONSISTE NA PESQUISA E RECOLHA DE ELEMENTOS, DADOS, INFORMAÇÕES, OBJECTOS ( DOCUMENTOS ) DE CARÁCTER ETNOLÓGICO.
COMO SE FAZ ESSA RECOLHA ? ATRAVÉS DE INQUÉRITOS, CONVERSAS, PEDIDOS DE INFORMAÇÕES ETC... INQUÉRITOS, CONVERSAS, INFORMAÇÕES QUE TERÃO DE SER REGISTADOS.
A FOTOGRAFIA É SEMPRE E EM TODOS OS CASOS, UTILÍSSIMA; HOJE EM DIA É MESMO IMPRESCINDIVEL.
O FILME É MUITO ÚTIL SOBRETUDO PELA NOÇÃO DE MOVIMENTO QUE NOS DÁ . POR ISSO É IMPRESCINDIVEL NO ESTUDO DE ASSUNTOS EM QUE O MOVIMENTO É O PRINCIPAL ELEMENTO: DANÇAS , PRÁTICAS SOCIAIS COLECTIVAS, PRÁTICAS DE TRABALHO PROFISSIONAL , ARTESANATO , ETC...
A GRAVAÇÃO É HOJE MUITO IMPORTANTE NO ESTUDO DAS EXPRESSÕES MUSICAIS , ORAIS , DIALECTAIS , ETC...
TRABALHO DE GABINETE --- O TRABALHO DE GABINETE É A NATURAL SEQUÊNCIA E CONSEQUÊNCIA DO TRABALHO DE CAMPO OU DA RECOLHA ETNOLÓGICA; É, PORTANTO , O TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO, DOS ELEMENTOS E DOCUMENTOS , ISTO É , DO MATERIAL REUNIDO NA PESQUISA OU RECOLHA. PRATICAMENTE E EM ÚLTIMA ANÁLISE , É O TRABALHO DE ELABORAÇÃO DE FICHAS E ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS.

FOLCLORE
UM POUCO DE HISTÓRIA --- A PALAVRA FOLCLORE É A FORMA APORTUGUESADA DA PALAVRA INGLESA FOLKLORE , PALAVRA , ALIÁS COMPOSTA POR DUAS PALAVRAS DE ORIGEM SAXÓNICA : FOLK ( POVO ) + LORE ( TRADIÇÃO ). TRATA-SE DE UMA PALAVRA QUE FOI USADA PELA PRIMEIRA VEZ EM 1846 PELO ARQUEÓLOGO INGLÊS WILLIAM JOHN THOMS , NUM ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA LONDRINA ATHENAEUM E EM SUBSTITUIÇÃO DA EXPRESSÃO POPULAR ANTIQUITIES ( ANTIGUIDADES POPULARES ) USADA ATÉ ENTÃO.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.