CINTRASEUPOVO

domingo, 16 de maio de 2010

RANCHO FOLCLÓRICO AS MACANITAS DE TERCENA

RANCHO FOLCLÓRICO AS MACANITAS DE TERCENA ---- OEIRAS
ALGUNS TRAJOS DO RANCHO








AS MACANITAS NA SUA DIVULGAÇÃO DO SEU FOLCLORE




RANCHO FOLCLÓRICO “ AS MACANITAS “ DE TERCENA
FUNDADO EM 12 DE ABRIL DE 1990 POR: FERNANDO SILVA
FREGUESIA DE BARCARENA E CONCELHO DE OEIRAS
TERCENA , ANTIGA LOCALIDADE CONHECIDA POR TORCENA, MUDOU DE NOME NOS ANOS 30 E SITUA-SE NA FREGUESIA DE BARCARENA, CONCELHO DE OEIRAS A 13 QUILÓMETROS DE LISBOA, FICANDO A MEIO DA IC 19 QUE SE DESTINA LISBOA -- SINTRA.
TERCENA É UMA LOCALIDADE DORMITÓRIO, AINDA COM ALGUNS VESTIGIOS DO PASSADO ONDE SE SITUA A ANTIGA FÁBRICA DA PÓLVORA FUNDADA EM 1729 POR ANTÓNIO CREMER, MAS A FUNCIONAR DESDE 1540 NO REINADO DE D. MANUEL I, POIS FORA CONCEBIDA PARA FORNECER AS NAUS QUE SEGUIAM NA SUA GRANDE AVENTURA DOS DESCOBRIMENTOS.

VIVEU DURANTE MUITOS ANOS DA AGRICULTURA E OS SEUS NÚCLEOS HABITACIONAIS ERAM CONHECIDOS POR CASAIS E HOJE EMBORA POSSAMOS ENCONTRAR ALGUNS, NENHUM SE ENCONTRA EM FUNCIONAMENTO.

«« AS MACANITAS »»
O RANCHO “ AS MACANITAS “ DE TERCENA CEDO APOSTOU NOS USOS E COSTUMES DOS VALORES POPULARES DA NOSSA TERRA E DA REGIÃO. AS SUAS MODAS E CANTARES SÃO RECOLHAS FEITAS NA REGIÃO SALOIA, ASSIM COMO OS SEUS TRAJOS.
PARA ESTA ZONA VINHAM TRABALHAR, RAPARIGAS JOVIAIS, ALEGRES COM A ORIGEM NA PALAVRA ( MAGANA ), VINDAS DO OESTE E OUTROS LOCAIS SAZONALMENTE PARA EFECTUAREM AS LIDES DO CAMPO, NOMEADAMENTE MONDAS, CEIFAS E DEBULHAS DO TRIGO.
DOS TRAJOS UM DOS MAIS SIGNIFICATIVOS É O POLVORISTA , TRAJO ESSE USADO NA FÁBRICA DA PÓLVORA QUE PERDUROU NO LUGAR DESDE O SÉCULO XVI , ATÉ AOS NOSSOS DIAS, FÁBRICA QUE HOJE FOI TRANSFORMADA NUM AMPLO ESPAÇO DE LAZER E CULTURA, ACTUALMENTE O MAIS IMPORTANTE DE TODA A ÁREA METROPOLITANIA DE LISBOA.
AS SUAS MODAS E CANTARES MOSTRAM A ALEGRIA E A PURESA DOS NOSSOS ANTEPASSADOS AO SOM DE UMA CONCERTINA OU DE UMA GAITA DE BEIÇOS
POLVORISTA COM O CANECO DA POLVORA PEÇA UNICA NO FOLCLORE PORTUGUÊS

O CONHECIMENTO, PERSERVAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA CULTURA MATERIAL E IMATERIAL SALOIA, TEM SIDO UMA PREOCUPAÇÃO NOSSA DE HÁ UNS ANOS A ESTA PARTE, NO ÂMBITO DA PÓS—GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA SOCIAL, NESTE SENTIDO TEMOS VINDO A FAZER PESQUIZAS NO TERRENO E DA DOCUMENTAÇÃO.
OS TRAJOS FEMENINOS SÃO :
TRAJOS DE TRABALHO , TRAJOS DE VENDEDEIRAS, ( DE FIGOS, LEITEIRA, HORTALIÇAS, FRUTA,ÁGUADEIRA ,TRAJOS DOMINGUEIROS E DE FESTA , TRAJO DE NOIVA E TRAJOS DAS MACANITAS.
TRAJOS MASCULINOS :
TRAJOS DE TRABALHO,ENTRE OS QUAIS:BOIEIRO,CAVADOR,SEMEADOR, TRAJOS DOMINGUEIROS, TRAJOS DE FESTA E OS TRAJOS DOS TRABALHADORES DA FABRICA DA PÓLVORA ( POLVORISTA,FERRADOR E PADEIRO).TRAJO DE NOIVO E MORDOMOS( DONOS DO CASAL )
AS MODAS SÃO :
TRADICIONAIS DO PRINCÍPIO DOS ANOS 20 E QUE PERDURARAM ATÉ MEADOS DOS ANOS 50, MAS QUE SÓ SE APRESENTAVAM PELA PÁSCOA E PASCOELA, MODAS DE RODA , BAILARICOS, VALSAS,ENLEIOS DESGARRADAS, ENTRE OUTRAS MODAS TAMBEM RECOLHIDAS NA REGIÃO SALOIA E CORRIDINHOS SALOIOS, VIRAS , POLCAS E MAZURCAS.MILHO REI,ZÉ DAS CASTANHAS E ALELUIA SÃO TAMBEM MODAS RECOLHIDAS NA TERRA.
REPRESENTAMOS VÁRIOS PREGÕES DA NOSSA REGIÃO

INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO RANCHO AS MACANITAS:
ACORDEON , GAITA DE BEIÇOS, BOMBO, BANDOLIM,VIOLA, PANDARETA, CASTANHOLAS, RECO-RECO , FERRINHOS E OCARINA.
TEM COMO ENSAIADOR: JOSE MANUEL VIDAL DA COSTA
NO MUSEU ETNOGRÁFICO DE NOME: FERNANDO SILVA ESTÁ PATENTE TODA UMA VIVÊNCIA DA PRÓPRIA TERRA .

O FOLCLORE AO CONTRÁRIO QUE MUITA GENTE PENSA, OU JULGA SER NÃO SE TRATA APENAS DE UM GRUPO DE HOMENS E MULHERES DANÇANDA E CANTANDO EM CIMA DE UM PALANCO, MAS SIM, DE UM CONJUNTO DE TRADIÇÕES COMPOSTO POR CRENÇAS POPULARES QUE ENGLOBAM NA SUA EXPRESSÃO : CONTOS , PROVÉRBIOS , CANTARES E MODOS DE TRAJAR DE UMA ÉPOCA OU REGIÃO.





LAZER DO SALOIO
FALAR-SE DO LAZER DO SALOIO É FALAR SOBRETUDO DE UM TEMPO POUCO ENTRE O TRABALHO TRADICIONAL DA TERRA E DAS FÁBRICAS. ENTRE UMA NOVA ENXADADA, A DESCANSAR, SOBRE O CABO, LÁ SE DESENROLAVA UM CIGARRO, DE TABACO DUQUE, ZIG-ZAG. DEFINITIVOS, PROVISÓRIOS COM PAPEL GALO, Á NOITE, NA TABERNA, HAVIA AS CARTAS, O DOMINÓ , A LARANJINHA OU O CHINQUILHO NUM PALHEIRO OU TELHEIRO OU MAIS RECENTEMENTE NAS COLECTIVIDADES. MAS SE OS BAILES ERAM OBRIGATÓRIOS PARA OS SALOIOS, OUTRO ELEMENTO CERTO ERA A GAITA—DE—BEIÇOS OU HARMÓNICA QUE DE VEZ EM QUANDO LÁ SALTAVA PARA AS MÃOS E COM COMPASSO MARCADO COM O PÉ, SE ABRIA A FUNDAÇÃO Á QUAL TODOS ADERIAM . E NO PERÍODO DA CAÇA, NA LEZÍRIA DE LOURES, BUCELAS; COELHOS E CODORNIZES, Á NOITE, NA MESA DESTES SALOIOS.
NA TABERNA DEPOIS DE UMA CARTADA VEM SEMPRE UMA DESGARRADA
TI PARCELAS UM DOS HOMENS QUE MAIS ENSINOU MODAS SALOIAS
OUTRAS DIVERSÕES DOS SALOIOS
AS FEIRAS, OS CÍRIOS, AS PROCISSÕES ERAM OUTRAS FORMAS DE DIVERTIMENTO QUE OS SALOIOS MUITO APRECIAVAM. NELES SE ENCONTRAVA INVULGARMENTE O BAILARICO SALOIO, ACOMPANHADO DA GAITA—DE—BEIÇOS OU DA HARMÓNICA, DO PÍFARO E ATÉ GAITA—DE—FOLES.
O FANDANGO SALOIO, OUTRORA BAILADO COM A MULHER, O VERDE GAIO, A CANINHA VERDE , PACE-CATE ERAM ALGUMAS DAS MODAS.

A CULTURA É AQUILO QUE PERMANECE NO HOMEM, QUANDO ELE ESQUECEU TUDO.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.