CINTRASEUPOVO

terça-feira, 11 de maio de 2010

SER SALOIO




SER SALOIO
DA CONVIVÊNCIA ENTRE MOUROS E CRISTÃOS/ MOÇÁRABES RESULTOU A UTILIZAÇÃO DE UM VARIADO LÉXICO QUE, DE CERTA FORMA, A RECONQUISTA IMPEDIU UM MAIOR DESENVOLVIMENTO: A LINGUAGEM ÁRABE SOFREU UM DECLÍNIO, IMPONDO-SE O GALAICO-PORTUGUÊS, O CASTELHANO E O CATALÃO.
NO ENTANTO, MUITA FOI A HERANÇA QUE NOS FICOU DOS MOUROS E DA SUA PASSAGEM PELA PENÍNSULA; MUITOS TRAÇOS E PALAVRAS FICARAM, MANTENDO A SUA ORIGEM.
A PALAVRA <> É UM EXEMPLO.
NO DICIONÁRIO ETNOGRÁFICO DE ANTENOR NASCENTES, EM 1932, SALOIO,DERIVA DO ÁRABE “ ÇAHROI”, DO CAMPO, FORA DA POVOAÇÃO. CITA, COMO TIRADO DOS DOCUMENTOS DE ALCOBAÇA, O VOCÁBULO “ ÇALOIO “, TRIBUTO QUE SE PAGOU DO PÃO COZIDO NA CIDADE E PATRIARCADO DE LISBOA, ACRESCENTANDO QUE , NA VERDADE, ERA A GENTE DOS ARREDORES DE LISBOA QUE A FORNECIA DE PÃO.
<< ÇALOIO>> É ROMANIZAÇÃO DO SALOIO E NÃO FORMA EXISTENTE EM ÁRABE O VOCÁBULO É ÁRABE E SIGNIFICA HABITANTE DO CAMPO, EM OPOSIÇÃO AO DA CIDADE É UM ADJECTIVO EM ÁRABE, DERIVADO DIRECTAMENTE DO SUBSTANTIVO BEM CONHECIDO QUE SERVE PARA DESIGNAR O GRANDE DESERTO AFRICANO, O SAARÁ. ORA ESTE VOCÁBULO TEM NÃO SÓ A SIGNIFICAÇÃO CORRENTE DE PLANÍCIE DESERTA, ,AS TAMBÉM A DO CAMPO FORA DA POVOAÇÃO.
ESTE ARTIGO EXPRESSA A POSIÇÃO DE DAVID LOPES.
A PARTIR DO SÉCULO XYI, OUTROS CONTEÚDOS FORAM ENCHENDO A PALAVRA, ATÉ QUE NO SÉCULO XYIII(1720) A PALAVRA ENTRA DECIDIDAMENTE NO CONJUNTO DE TERMOS DA NOSSA LINGUA NO VOCABULÁRIO PORTUGUÊS E LATINO.
CONTEÚDOS VARIADOS QUE SE PROPAGARAM ORA <> ORA COM <>, E QUE MUITO ENCHERAM A LITERATURA DE CORDEL DO SÉCULO XYIII, ATRAVÉS DA QUAL SE GENERALIZOU A IDEIA DE UM TIPO DE SALOIO.
TAMBÉM A PARTIR DO SÉCULO XYII SE ASSISTIU Á PROLIFERAÇÃO DE INTERPRETAÇÕES E PESQUISAS SOBRE O TERMO SALOIO QUE, NESTE SÉCULO, NÃO SOFRERAM GRANDES INOVAÇÕES. DAVID LOPES, QUE JÁ CITÁMOS, FOI A EXCEPÇÃO E O AUTOR DETERMINANTE PARA A PESQUISA SOBRE O TERMO SALOIO.
EM 1915, NA SUA OBRA COISAS ARÁBICO-PORTUGUESAS,ESTE TERMO VÊ FINALMENTE CONFIRMADA A ORIGEM ÁRABE.
<<>>.
COMO REFERE MICAELA SOARES ESTE CAMPONÊS, PREEXISTENTE Á TOMADA DE LISBOA POR AFONSO HENRIQUES, ERA JÁ SALOIO, ISTO É, ÇAHROI EXACTAMENTE POR SER CAMPONÊS.
PARA SER SALOIO, NÃO NECESSITOU O SALOIO DE SER ORIGINÁRIO DE CALÉ, CIDADE DA MAURITÂNIA, NEM DE CANTICAR DIRECTAMENTE CINCO REZAS, CHAMADAS SALÁ, NEM DE PAGAR ( EMBORA PAGASSE ) O TRIBUTO DESIGNADO POR ÇALOIO SOBRE O PÃO QUE FABRICAVA. BASTOU-LHE VIVER FORA DOS LIMITES DA CIDADE, HABITAR O CAMPO.>>
DESTA FORMA, AGARROU E CORRIGIU A CITADA AUTORA MUITAS DAS HIPÓTESES E INVENTIVAS QUE SE CRIARAM ACERCA DESTE TERMO QUE , DO SENTIDO ORIGINÁRIO, CEDO SE ENCHEU DE NOVOS CONTEÚDOS.
IGUALMENTE VARIADA É A QUESTÃO DA LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA DO SALOIO. LEITE VASCONCELOS DIZ QUE A ÁREA SALOIA TERIA O SEU LIMITE NORTE EM MAFRA ( COM EXCLUSÃO DA ERICEIRA ) E A ELA PERTENCIA NÃO SÓ AS FREGUESIAS DE AMEIXOEIRA, BENFICA,PORCALHOTA,CARNIDE,CHARNECA, LUMIAR E ODIVELAS, ASSIM COMO OS ARREDORES DOS CONCELHOS DE OEIRAS,SINTRA E CASCAIS, TODO O CONCELHO DE LOURES,COM A EXCEPÇÃO DE SACAVEM. NÃO SE CONSIDEROU AQUI TORRES VEDRAS,MAS TAMBÉM ELA É SALOIA, ASSIM COMO ARRUDA, CADAVAL,SOBRAL DE MONTE AGRAÇO,CALDAS DA RAINHA,LUGARES ONDE AINDA HOJE É POSSIVEL LOCALIZAR UM TÍPICO SALOIO.
LOCALIZADO NOS ARREDORES DE LISBOA É, NO ENTANTO, COM A CIDADE, COM A TROCA QUE O SALOIO SE VAI EXPANDIR E DIVULGAR.
A MERCAR OVOS, PERUS, HORTALIÇAS, FRUTOS, A LEVAR O LEITE O BELA ÁGUA, A LAVAR A ROUPA OU A AMAMENTAR CRIANÇAS, OS SALOIOS ENTRARAM NA PAISAGEM CITADINA.
MAS SER SALOIO É CONSIDERADO TAMBÉM UMA COMPONENTE DE DIVERSÃO, DO TRAJAR, DE SOM, DE COR E LUZ: A FEIRA, O JARDIM,O CORETO, A IGREJA, O ARRAIAL, O FATO RICO, AS BELAS BOTAS PARA DANÇAR; TUDO ISTO/ SÃO COMPONENTES QUE DEFINIRAM E DEFINEM O SALOIO.
SALOIOS COM UM SENTIDO DE HERANÇA, DE UM SER PRÓPRIO COM UM SENTIDO DE CULTURA QUE É PRECISO PRESERVAR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.