CINTRASEUPOVO

sexta-feira, 4 de junho de 2010

QUE POVO É O NOSSO

QUE POVO É O NOSSO

Quase todos os ranchos de folclore, nasceram depois de 1975 porquê ?.
em 1975 estávamos a sair de uma repressão ( pide escravidão) e aparecem as pessoas a formar ranchos de folclore a quererem lembrar o passado porquê ?.
o bom disto tudo é que aparecem os ranchos a lembrar o bom desse povo , que é as danças, o trajar as festas e romarias, e o menos bom como a vida e suas maneiras de sobrevivência .
o saloio nunca teve grande vontade de imigrar ou de migrar, porque estava perto da grande cidade e tinha tudo para andar com os seus negócios , ou outros trabalhos .
outras regiões sim tinham esse desejo essa vontade de sair da sua terra para encontrar uma vida melhor e com mais qualidade.
muitos grupos de pessoas vinham do Alentejo ceifar para os arredores de lisboa, pessoas vindas do Ribatejo , outras vindas das terras do norte á procura de outros trabalhos,
Raparigas vinham servir de criadas para casas de pessoas mais abastadas e por cá ficavam e assim foi crescendo esta região a saloia, muitas raízes desses povos portugueses veio misturar com as raízes saloias. Principalmente maneiras de dançar, cantar. Por esse motivo os ranchos saloios têm obrigação de preservar a sua própria cultura não quero dizer que a dos outros não presta, não é nada disso, apenas digo para preservarmos a nossa a saloia. E ai é que os ranchos têm um papel muito importante e mais importante é o papel dos tocadores e dos ensaiadores porquê ?
há muitos ranchos que os ensaiadores são alentejanos, ribatejanos ou do norte assim como os tocadores, ora mesmo com muito cuidado acabam por pôr modas da sua terra ou cantos da sua terra e ai começa as misturas todas porque daqui a alguns anos já ninguém sabe como é que apareceu as modas . E o grande papel dessa gente é estudarem sobre a cultura saloia, fazer recolhas de modas , cantares, trajos, pregões e outras actividades festivas .
é para isso que os ranchos servem para que cada povo de cada terra , vila ou aldeia não perca a sua identidade e a sua cultura.
cada dia que passa estamos a matar a cultura portuguesa senão olhem ao vosso redor, os povos portugueses estão todos misturados, alentejanos, algarvios, ribatejanos, Minho, transmontanos, e tudo isto vai adulterando a nossa própria identidade, porque cada pessoa que passa tenta impor a sua cultura e ensina as coisas da sua terra é normal.
mas também temos um problema maior é a cultura dos povos de outros países, africanos ,romenos, árabes , chineses
Bósnios , brasileiros e é aqui que a nossa cultura vai desaparecer , digo isto apenas para alertar os ranchos saloios e não só. Eu não estou contra as outras culturas, estou só a dizer que temos que preservar a nossa . Sobre o folclore e a musica popular os grandes inimigos são:
As tv,s – rádios nacionais e algumas locais, e os governantes, mas os principais culpados somos nós ( o povo ) que vamos mantendo essa gente nesses lugares, assim como também basta ser musica estrangeira já é boa mesmo que não tenha qualidade , é um grande defeito dos portugueses.
as tv,s não querem saber da cultura popular, as rádios 99% é musica estrangeira 1% é musica portuguesa.

1 comentário:

  1. Concordo plenamente com a sua maneira de pensar. Nós não damos muito valor ao que é nosso e por isso não cuidamos...
    Somos facilmente influenciáveis pela cultura de outros paises.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.