CINTRASEUPOVO

quinta-feira, 6 de maio de 2010

ORIGEM DE DANÇAS

LAZER DO SALOIO

FALAR-SE DO LAZER DO HOMEM SALOIO É FALAR SOBRETUDO DE UM TEMPO POUCO ENTRE O TRABALHO TRADICIONAL DA TERRA E DAS FÁFRICAS.
ENTRE UMA NOVA ENXADADA, A DESCANSAR, SOBRE O CABO, LÁ SE DESENROLAVA UM CIGARRO, DE TABACO DUQUE, ZIG-ZAG, DEFINITIVO PROVISÓRIOS COM PAPEL GALO.
Á NOITE , NA TABERNA , HAVIA AS CARTAS, O DOMINÓ, A LARANJINHA OU O CHINQUILHO NUM PALHEIRO OU TELHEIRO OU MAIS RECENTE, NAS COLECTIVIDADES.
MAS SE OS BAILES ERAM OBRIGATÓRIOS PARA OS SALOIOS OUTRO ELEMENTO CERTO ERA A GAITA DE BEIÇOS OU HARMÓNICA QUE DE VEZ EM QUANDO LÁ SALTAVA PARA AS MÃOS E COM COMPASSO MARCADO PELO PÉ SE ABRIA A FUNÇÃO Á QUAL TODOS ADERIAM .

PASSECATE
( PASSO DE QUATRO )

MODA DO TEMPO DAS IVASÕES FRANCEZAS, É UMA MÚSICA DE ORIGEM PALACIANA E FOI ( ADOPTADA ) PELOS SERVIÇAIS DA ZONA SALOIA, COMO ACONTECE EM MUITAS OUTRAS MODAS.
CHAMAM-LHE ( PASSO DE QUATRO ) ( PASSO CATO ) ( PACE CATE ) OU PACE DE CATRE . PODE SER TOCADA ORIGINALMENTE POR UM CRAVO OU INSTRUMENTO DE DEDILHAÇÃO ( PIZZICATO ), PALHETA OU PLECTRO, DOS VÁRIOS EXISTENTES NA ÉPOCA ANTES DAS CONCERTINAS.
A DANÇA APRESENTA FORTÍSSIMOS VESTÍGIOS DA MESURA SOLENE CORTESÃ, PRÓPRIA DE SALÃO NOBRE.


Ó AI Ó LINDA

OS SALOIOS DE OUTROS TEMPOS ( ATÉ CERCA DE 1957 ) ERAM USEIROS NAS BOCAS DE MÁ LÍNGUA CRÍTICAS, SOBRETUDO NAS OCASIÕES DAS ( PULHAS ) -- DICHOTES ATREVIDOS E ORDINÁRIOS, AMPLIADOS POR UM FUNIL, POR VEZES OFENSIVOS DA HONRA ALHEIA, COMEÇANDO PELAS RAPARIGAS.
UMA VERSÃO OUVIDA A UM GRUPO DE VELHOTES, PARA OS LADOS DA MALVEIRA, ESTAS PULHAS DEMONSTRAM INDELICADEZA E DESPREZO DOS PEDANTES LISBOETAS PELO SALOIO.
E ASSIM É PRÓPRIO DE UMA DESGARRADA.

GROGÊ

DE VÁRIAS RECOLHAS E CONSULTAS EM LIVROS Á DUAS VERSÕES PARA ESTA MODA APARENTEMENTE DE NOME FRANCÊS.
1º-- OS RAPAZES ESTAVAM ENCARREGADOS DE FALAR ( CONTRATAR ) O TOCADOR . AS RAPARIGAS FAZIAM UMA PEDIDA ( COLECTA ) “ PRÓS TREMOÇOS DO TOCADOR “ E TREMOÇOS TAMBÉM SÃO SINÓNIMO DE BEBIDA … EM FRANCÊS, GORJETA É POURBOIRE, O QUE , COMO AGORA, ASSOCIA UMA BEBIDA, E NÃO SÓ DINHEIRO, AO ACTO DE GRATIFICAR UM SERVIÇO . E , SE É VERDADE QUE TOCAR BAILAR E CANTAR SECA A GARGANTA ( A GORGE …) A MODA GROGÊ ESTARÁ LIGADA A UM INTERVALO NO BAILARICO , TALVEZ ATÉ COMO UM SINAL OU CÓDIGO USADO PARA FAZER UM INTERVALO E MOLHAR A GARGANTA .

ETIMOLOGIAS RELACIONADAS COM GORGE: GURGA ( LATIM = GARGANTA; GORGE ( FRANCÊS )= PESCOÇO; GORJO ( PORTUGUÊS) = GARGANTA, GOELA, BOCA.

2º-- A NÃO SER QUE GROGÉ ESTEJA ETIMOLOGICAMENTE CRUZADO COM GROG ( INGLÊS ), EM PORTUGUÊS GROGUE , BEBIDA FEITA COM AGUARDENTE, ÁGUA TÉPIDA, AÇÚCAR, CASCA DE LIMÃO. O DENOMINADO CHAMPANHE SALOIO É UM POUCO ISSO . ESTAR GROGUE ( PORT.) É ESTAR UM POUCO ÉBRIO, COM UM GRÃO NA ASA , GROGÊ PODE SER MUITO BEM UMA FORMA FAMILIAR DE ( GROGUE ) USADA POR RAPAZES E RAPARIGAS EM ALGUM EXCESSO FESTIVO.
MAS GROGÊ PODE MUITO BEM SER UM MEIO DE TRANSPORTE DE ANTIGAMENTE ( QUANDO ? ) BONITO, POTENTE E LIGEIRO DE QUE RAPARIGAS GOSTASSEM.
NESTA MODA, PARECE DE TENTAR A SEGUNDA HIPÓTESE, DAS QUE APRESENTO CONFORME DIZ A LETRA.
ELA VAI DE RODA, UM POUCO GROGUE, ISTO É , COM UM GRÃO NA ASA , AMPARADA OU ATÉ EM CADEIRINHA, POR AMIGOS OU NAMORADO, ABRAÇANDO-O MUITO PUBLICAMENTE, E QUERENDO ENTRAR PARA CASA DELE, SEM MEDIR AS CONSEQUÊNCIAS…


CHOTICE VALSEADA

TEM VÁRIOS NOMES , NA REGIÃO SALOIA: XOTIÇA, CHOUTICE, CHECOTE E, ATÉ CHACOTA ( QUE ERA UMA DANÇA MEDIEVAL ) VEM DE FAZER CHACOTA DE ALGUEM , COMO DIZIA O SALOIO ( ÁI A CHOUTICE ESTÁS ME A CHATIAR COM ISSO ).


FADO ESPINHO

É POETICAMENTE MUITO BELO -- NA SUA APARENTE SIMPLICIDADE O COMTEÚDO DESTE POEMA. É UMA MENSAGEM DE FRUSTAÇÃO E DESILUSÃO, POIS O ESPINHO RESULTA DE SE GORAREM TODAS AS ESPERANÇAS DE ENCONTRAR A AMADA NA FESTA DA SERRA DE SINTRA. MENSAGEM GUARDADA NA METÁFORA DO ESPINHO, QUE ( ESTÁ NO CORAÇÃO ) … A FORMA DE FADO É ADEQUADO A ESSE DESALENTO INTIMISTA E FATALISTA.


VALSA A DOIS TEMPOS

BELÍSSIMA VALSA EM TOM MENOR, MUITO TOCADA NA REGIÃO SALOIA . COM MUITAS VARIANTES NA SUA DANÇA NA PROPRIA REGIÃO , TALVEZ DERIVADO DE ALTERAÇÕES QUE OS GRUPOS DE FOLCLORE TEEM FEITO .

ONDE SE NOTA TAMBEM NA VALSA A DOIS PASSOS .

GINGA – GINGA

GINGA / GINGAR PROVÉM DO ALEMÃO GIGEN = BALANÇAR. CREIO QUE ESTÁ ESTABELECIDO A ASCENDÊNCIA PALACIANA DESTA DANÇA, SOBRETUDO SE FOR DANÇADA SEGUNDO A SUA ORIGEM E SIGNIFICADO: MENEAR AFECTADAMENTE O CORPO.
ESTE SIGNIFICADO SITUA-SE NO CAMPO SEMÂNTICO DE ( BALOIÇAR ), ( INCLINAR-SE ORA PARA UM LADO ORA PARA O OUTRO ). MAS ATENÇÃO: A FALA REGIONAL TAMBÉM ASSOCIAR GINGAR A ( CHALACEAR ), ( CAÇOAR).

VIRA DE TRES PULOS

MODA SÓ TOCADA E MUITO ANTIGA, O ESTILO VIOLENTO DE BATER OS PÉS . DIZEM OS MAIS VELHOS QUE ERA UMA MODA ONDE O HOMEM MANDAVA NA MULHER E QUANDO IA AO MEIO GRITAVA PARA ALEVIAR O CANSAÇO E PARA FAZER A SUA MARCAÇÃO. O VIRA É TODAVIA TAMBÉM BAILADO EM MUITAS OUTRAS PROVÍNCIAS , ONDE SE DÁ DIVERSOS NOMES AOS VIRAS.


BAILARICO SALOIO

O BAILARICO OU BAILARITO SALOIO É DAS MODAS QUE ( EMBORA NÃO SE CONHEÇA BEM A SUA ORIGEM ) SE CONSERVARAM MAIS GENUINAMENTE POPULARES, AUTÓCTONES E CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO SALOIA, QUE MAL SOFREU AS INFLUÊNCIAS DE OUTRAS VEICULADAS PELA IRRADIAÇÃO CULTURAL PALACIANA DE QUELUZ, OEIRAS, SINTRA E MAFRA. O SEU CANTO TAL COMO SEJA UMA DESGARRADA TAL COMO A PRÓPRIA DANÇA MUITO VIRIL E MARCADA.

DESFOLHADAS

A DESFOLHADA DO MILHO REALIZAVA-SE NOS TELHEIROS OU NAS EIRAS E NOS CELEIROS AOS SERÕES E QUEM ENCONTRASSE MILHO PRETO ( O MILHO—REI ) PODIA BEIJAR AQUELA OU AQUELE QUE ESCOLHESSE.
PARA TORNAR A SENSAÇÃO DO ENCONTRO E DA BRINCADEIRA AINDA MAIS AGRADAVEL O TRABALHO ERA ACONPANHADO COM CANTIGAS, COM RELEVO PARA AS DESGARRADAS ( DIÁLOGOS , DESPIQUES AO DESAFIO ), ENTRE RAPAZES E RAPARIGAS.

DANÇA DE RODA

A DANÇA DE RODA É SEGURAMENTE O TIPO COREOGRÁFICO MAIS DIFUNDIDO NA EUROPA E EM TODO O MUNDO. A SUA SIMPLICIDADE CONTRIBUIU DE CERTO PARA ISSO. OS DANÇADORES FORMAM UMA RODA , INTERCALANDO OS DO SEXO MASCULINO COM OS DO FEMININO . NA FÓRMULA MAIS DIFUNDIDA, DÃO AS MÃOS UNS AOS OUTROS VIRADOS PARA O CENTRO DO CÍRCULO, EVULUINDO A RODA NO SENTIDO CONTRÁRIO AO DOS PONTEIROS DO RELÓGIO. E ASSIM SE FIZERAM AS DANÇAS . HOJE ( FOLCLÓRICAS ) .

O FANDANGO

SERÁ CERTAMENTE IMPOSSIVEL GARANTIR QUAL A DANÇA MAIS DIVULGADA EM TERRAS DA ESTREMADURA, O QUE SE PODE DIZER É QUE O FANDANGO É A DANÇA QUE SE ENCONTRA COM MAIS FREQUÊNCIA , ONDE ESTÁ EM GRAVAÇÕES DE TRINTA E CINCO EXEMPLARES . NOS CONCELHOS DE : MAFRA , SINTRA , TORRES VEDRAS , CADAVAL , LOURINHÃ , PENICHE , CALDAS DA RAINHA , PORTO DE MÓS , ALCOBAÇA , SESIMBRA , LOURES E LEIRIA. NÃO SIGNIFICA QUE OS OUTROS CONCELHOS NÃO O TOQUEM MAS NESTES CONCELHOS DE CERTO SEMPRE O TOCARAM.
O FANDANGO ERA MUITO APRECIADO DESDE A NOBREZA AO POVO , JÁ VEM DO SÉCULO XVIII. A NÍVEL DA ALTA SOCIEDADE , O FANDANGO SUBSTITUIU COMPLETAMENTE O MINUETE, QUE GOZAVA DE GRANDE ACEITAÇÃO MAS QUE FOI CAINDO PROGRESSIVAMENTE NO ESQUECIMENTO A FAVOR DAQUELE , MAS SEM QUE ANTES HOUVESSEM VINGADO FORMAS HÍBRICAS , COMO O MINUETE AFANDAGADO. NOS MEADOS DA CENTÚRIA, O GOSTO DOS SALOIOS PELO FANDANGO É TESTADO PELO MARQUÊS DE FRONTEIRA NAS SUAS MEMÓRIAS. E CONCRETAMENTE DA ZONA DE MAFRA , AS NOTÍCIAS , JÁ DO FIM DO SÉCULO, SÃO-NOS DADAS POR JOÃO FREIRE QUE COLOCA ENTRE AS DANÇAS PREFERIDAS NA REGIÃO SALOIA.

ALGUNS NOMES DO FANDANGO : FANDANGO , FANDANGO DA RONDA , FANDANGO CANTADO , PÁTIO DO FANDANGO ( EM MONTELAVAR ) , E O FANDANGO DA LEZIRIA .


VALSA A DOIS PASSOS

DE ORIGEM POLACA, A MAZURCA DIFUNDIU-SE ATÉ PORTUGAL DURANTE O SÉCULO XIX, TAL COMO ALIÁS SUCEDEU COM OUTRAS DANÇAS EUROPEIAS. A NÍVEL POPULAR GANHOU O NOME DE ( VALSA A DOIS PASSOS ) OU ( MODA A DOIS PASSOS ) , E TAMBEM ( MODA A DOIS TEMPOS ) EM VIRTUDE DA DANÇA COMEÇAR COM DOIS PASSOS LATERAIS PARA A ESQUERDA, SEGUIDOS DE OUTROS PARA A DIREITA . NA VERDADE A SUA COREOGRAFIA É PRATICAMENTE UNIFORME EM TODA A EUROPA : PARES AGARRADOS , COLOCADOS EM RODA . COMEÇAM POR DAR DOIS PASSOS LATERAIS NO SENTIDO DO INTERIOR DA RODA, REGRESSANDO LOGO Á POSIÇÃO INICIAL, DEPOIS OS PARES AGARRADOS VALSEIAM, E VEEM AO INICIO. ATÉ ATINGIR O FIM DO TRECHO MUSICAL.


CONTRADANÇA

A CONTRADANÇA É, DAS DANÇAS QUE AINDA HOJE SUBSISTEM ENTRE O NOSSO POVO , UMA DAS MAIS ANTIGAS . O SEU NOME ORIGINAL
( COUNTRY DANCE ) DANÇA CAMPESTRE REVELA A SUA PROVENIÊNCIA POPULAR E INGLESA . AS CLASSES ALTAS DA VELHA ALBION DESDE CEDO ADOPTARAM AS DANÇAS DOS CAMPONESES .
ESTE ÚLTIMO TIPO APRESENTAVA ENORME VARIEDADE DE FIGURAS COMO ARCOS , ESTRELAS , CADEIAS , PASSEIO , IDAS AO MEIO , ETC...
AINDA NO SÉCULO XVII , A CONTRADANÇA ATRAVESSOU O CANAL E O SEU NOME ORIGINAL, COUNTRY DANCE , EVOLUIU PARA A CORRUPTELA CONTREDANSE EM FRANÇA E ENTRE NÓS PARA CONTRADANÇA . EM PORTUGAL , SABE-SE QUE JÁ NOS PRINCÍPIOS DO SÉCULO XVIII SE DANÇAVA A CONTRADANÇA .


CORRIDINHO

A SUA ORIGEM É RECENTE , DEVENDO ENCONTRAR-SE NAS DANÇAS DE IMPORTAÇÃO EUROPEIA QUE , NO SÉCULO PASSADO, TANTA CONHECERAM ENTRE NÓS, SEJA A POLCA COMO SUGERE TOMAZ RIBAS , SEJA , QUAL FOR A SUA ORIGEM , O NOME CORRIDINHO , COM O SEU RITMO BINÁRIO , CONSAGROU-SE PARA UM DETERMINADO TIPO DE BAILE , QUE O POVO CONHECE E DESTINGUE DOS OUTROS , TALVEZ POR APRESENTAR OU DE SER APRESENTADO UMA FASE QUE CONSISTIA NUMA CORRIDINHA . O CORRIDINHO É DANÇADO COM OS PARES SEMPRE AGARRADOS , FORMANDO UMA RODA , AO GIRAR DA RODA , OS PARES EVOLUEM , A CERTA ALTURA , QUANDO A MÚSICA REPICA , O BAILHO É REBATIDO , ISTO É OS PÉS BATEM NO CHÃO COM MAIS VIGOR .


VENHA A CHUSMA REFINADA
COM A GAITA TEMPERADA
A SINFONIA E RABEL
VIOLINHAS A GRANEL
O ADUFE E O PANDEIRO
A CHACOTA E A FOLIA
HAJA FESTA, HAJA ALEGRIA

ASSIM , ATÉ HÁ POUCO TEMPO , TODAS AS OCASIÕES ERAM APROVEITADAS PELA MOCIDADE PARA ARMAR A BAILAÇÃO : FESTAS E OS CÍRIOS , EM PRIMEIRO LUGAR ; DEPOIS , OS CASAMENTOS , AS SORTES , AS FEIRAS E MERCADOS , AS DESCAMIZADAS DO MILHO , AS ADIAFAS DA AZEITONA OU DA VINDIMA , OS SANTOS POPULARES , O ENTRUDO ; POR FIM NO FLUIR CORRENTE DA VIDA , OS DOMINGOS E DIAS SANTOS . MAS HOJE OS BAILES TRADICIONAIS POUCO SE VÊ OU MESMO JÁ NÃO EXISTE .
OS CONJUNTOS MODERNOS , IVADIRAM AS ZONAS RURAIS , COM INSTRUMENTOS ELECTRICOS E BARULHENTOS , COM MUSICA DE ORIGEM ANGLO—AMERICANA , ERA NO MEIO RURAL QUE SE ENCONTRAVA TODA A MATÉRIA-PRIMA PARA OS BAILHOS , DESDE OS TOCADORES AOS INSTRUMENTOS , PASSANDO PELA MÚSICA . HAVIA , POR ESSA ALTURA OS IMPULSOS BAILATÓRIOS DA MOCIDADE : A TABERNA DA ALDEIA . AS TABERNAS TIVERAM , EFECTIVAMENTE , UM PAPEL BEM MAIS IMPORTANTE DO QUE SE PODERÁ PENSAR , NÃO SÓ NO ASPECTO SOCIAL E ECONÓMICO DA ALDEIA , SENÃO TAMBEM NO CAMPO MUSICAL .
EXISTIA HABITUALMENTE , ANEXA Á TABERNA DA ALDEIA , UMA CASA AMPLA PROVIDENCIADA PELO PRÓPRIO TABERNEIRO , ONDE SE REALIZAVA BAILE TODOS OS DOMINGOS Á TARDE , CASA ESSA QUE , POR ISSO LEVAVA O NOME DE ( CASA DO BALHO ),

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