CINTRASEUPOVO

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

HISTÓRIA DA DANÇA


HISTORIA  DA  DANÇA 
A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos. A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculando das particularidades do teatro.

FANDANGO
 Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.
A história da dança cênica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo.
BALÉ
Com o Balé Clássico, as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna. É importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito nas realizações artísticas, fazendo com que então a Dança Moderna Americana acabasse por se tornar bem diferente da Dança Moderna Européia, mesmo que tendo alguns elementos em comum.

DANÇA MODERNA
A dança contemporânea como nova manifestação artística, sofrendo influências tanto de todos os movimentos passados, como das novas possibilidades tecnológicas (vídeo, instalações). Foi essa também muito influenciada pelas novas condições sociais - individualismo crescente, urbanização, propagação e importâncias da mídia, fazendo surgir novas propostas de arte, provocando também fusões com outras áreas artísticas como o teatro por exemplo.
Dança (do francês antigo dancier) geralmente refere-se ao movimento humano ora usado como forma de expressão ou apresentado num contexto social, espiritual ou num ambiente de performance. Também é usada para descrever métodos de comunicação não-verbal entre humanos ou animais (dança das abelhas, dança de acasalamento), movimento em objetos inanimados (as folhas dançam ao sabor do vento) e determinados géneros musicais. Coreografia significa qualquer noção de dança.

Definições daquilo que constitui a dança dependem de restrições sociais, culturais, estéticas, artísticas e morais. Varia entre movimento funcional (como a dança folclórica) e codificado, técnicas virtuosas como o ballet. As disciplinas de dança existem em desportos, como a ginástica, patinação artística e natação sincronizada. A arte marcial kata é muitas vezes comparada com dança.
Dança contemporânea é o nome dado para uma determinada forma de dança de concerto do século XX. Surgiu na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Depois de um período de intensas inovações e experimentações, que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte, finalmente - na década de 1980 - a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet, ao jazz e ao hip hop.
A  DANÇAR  UMA  POLCA
É uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna. A dança contemporânea não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras coreográficas utilizando os métodos e os procedimentos de pesquisa. Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie suas composições a partir de temas relacionados a questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas, como também a fisiologia e a anatomia do corpo.

Existem vários estilos de danças por terem surgido em época, local ou cultura diferente. São ritmos lentos, agitados, contemporâneos, dançados individualmente, com parceiro, em grupo, casal, etc.l
Várias classificações das danças podem ser feitas, levando-se em conta diferentes critérios.
Quanto ao modo de dançar: dança solo (ex.: coreografia de solista no balé, sapateado); dança em dupla (ex.: tango, salsa, valsa, forró etc); dança em grupo (ex.: danças de roda, sapateado). Quanto a origem: dança folclórica (ex.: catira, carimbó, reisado etc); dança histórica (ex.: sarabanda, bourré, gavota etc); dança cerimonial (ex.: danças rituais indianas); dança étnica (ex.: danças tradicionais de países ou regiões).Quanto a finalidade: dança erótica (ex.: can can, striptease, pole dancing); dança cênica ou performática (ex.: balé, dança do ventre, sapateado, dança contemporânea); dança social (ex.: dança de salão, axé, tradicional); dança religiosa/dança profética (ex.: dança sufi).
Alemanha
Ländler
Angola
Capoeira de Angola    Kizomba   Kuduro

Argentina
Chacarera   Chamamé   Milonga   Tango

Austrália
Hakken

Áustria
Ländler   Polca   Valsa

Bolívia
Caporales   Chacarera   Diablada


Brasil
Baião   Funk   Bugio   Bumba-meu-boi   Caboclinhos   Cacuriá   Calango   Capoeira    Carimbó   Cateretê   Catira   Chula   Ciranda   Coco   Congo   Forró   Frevo   Jongo   Lambada   Lundu   Maculelê   Maracatu Nação   Maracatu Rural   Maxixe   Quilombo   Rasqueado   Samba   Samba de roda   Siriá    Siriri   Tambor de crioula   Toré   Vanerão   Xaxado   Xote
China
Dança do Dragão    Dança do leão

Cuba
Bolero   Cha-cha-cha   Mambo   Rumba   Salsa

Egito
Dança do Ventre

Espanha
Bolero   Cachucha   Fandango   Flamenco   Milonga   Muinheira   Pasodoble   Sardana   Sevilhana   Zarzuela

Estados Unidos da América
Breakdance    C-Walk   Cakewalk   Charleston   Dança hip hop   Foxtrot   Funk Styles   Hula   Krumping   Lindy Hop   Popping   Twist   West Coast Swing
França
Bourrée   Cancan   Gavota   Minueto   Passepied   Valsa

Grécia
Sirtaki

Holanda
Hakken   Quadrilha

Hungria
Csárdás   Verbunkos

Índia
Bhangra   Bharatanatyam   Mallakhamb   Manipuri   Mohiniyattam   Odissi

Inglaterra
Anglaise   Giga   Quickstep

Irlanda
Sapateado

Israel
Hora

Itália
Siciliana   Tarantela

Japão
Nihon buyo   Para Para   Shibu

Paquistão
Bhangra

Peru
Huayño

Polónia
Cracoviana   Mazurca   Polca  Polonesa

República Dominicana
Bachata   Merengue

Tonga
'otuhaka   Lakalaka   Ma'ulu'ulu   Me'etu'upaki

Uruguai
Milonga

Venezuela
Joropo   Merengue   Salsa








Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.