CINTRASEUPOVO

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

AGRICULTURA


Agricultura antiga

A agricultura antiga ou arcaica é aquela caracterizada pela utilização intensiva da força humana e animal nas plantações, é geralmente de subsistência e não usa métodos científicos de organização. Deve ser notado que esta é uma classificação grosseira, pois mesmo antes da Revolução Industrial já existiam vários graus de produtividade agrícola e vários métodos diferentes, uns mais e outros menos produtivos.
Antigamente, no tempo dos nossos avós, os agricultores lavravam a terra desde o amanhecer ao anoitecer. Tinham uma vida muito dura visto trabalharem muito! A não ajuda de máquinas ou de adubos e substâncias químicas não ajudavam na rapidez da produção dos alimentos e nem facilitava a vida ao agricultor.
A nossa alimentação era muito mais saudável, pois todos os produtos que consumiamos eram naturais e não eram prejudiciais à nossa saúde.
 Hoje em dia é muito frequente as pessoas associarem os agricultores à maquinização. A constante utilização de máquinas, adubos e substâncias químicas são actualmente uma grande ajuda para o agricultor que tem agora campos para tratar com muito maiores dimensões do que tinha antigamente.
A nossa alimentação é, actualmente, um pouco menos saudável pois com a ajuda de substâncias químicas os produtos crescem mais depressa mas são mais prejudiciais à nossa saúde!
Não podemos ter certezas concretas acerca do futuro, mas a nossa maior previsão para o futuro é que os agricultores irão ter tendência para desaparecer pois com cada vez mais maquinização talvez daqui a uns tempos não seja necessária a mão do homem para que a agricultura se desenvolva!
Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética.

Carro de Bois com boi do Ramo Grande, tradicional dos Açores, Portugal.


A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor.  Ou lavrador. aplica-se ao proprietário de terras rurais onde, normalmente, é praticada a agricultura, a pecuária ou ambos.
A ciência que estuda as características das plantas e dos solos para melhorar as técnicas agrícolas é a agronomia.

 A palavra "agricultura" vem do latim agricultūra, composta por ager (campo, território) e cultūra (cultivo), no sentido estrito de cultivo do solo.

Em Português, a palavra "agricultura" manteve este sentido estrito e refere-se exclusivamente ao cultivo dos campos, ou seja, relaciona-se à produção de vegetais  No entanto, em inglês, assim como em francês, a palavra "agriculture" indica de maneira mais genérica as atividades agrícolas tanto de cultivo dos campos quanto de criação de animais. Uma tradução mais próxima de "agriculture" seria, portanto, "agropecuária".


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.