CINTRASEUPOVO

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A PIEDOSA OU A PIA...A LOUCA



D. MARIA I DE PORTUGAL

Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana de Bragança.
Nascida a 17 de dezembro de 1734. Filha de D.José I, e de D. Mariana Vitória de Bourbon.
Foi, Rainha de Portugal e dos Algarves, de Àquem e Além-Mar em África, Senhora da Guiné e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia (1777a1815).
Rainha do Reino Unido de Portugal. Brasil e dos Algarves, de Áquém e de Além -Mar em África,Senhora da Guiné e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia (1815-1816).
D. Maria I, ficou conhecida pelo povo português e assim apelidada por, "A PIEDOSA" ou" A PIA",pela sua dovoção e prática religiosa demonstrada por várias beneficiências á igreja , como a construção da Basílica da Estrela, e apelidada de "A LOUCA" pelo povo brasileiro,por ter desenvolvido uma doença mental após a morte de seu filho primogénito, que a levou á loucura.
D. Maria foi a primeira Rainha Reinante em portugal, Rainha Amante da Paz , dedicada a obras de carisma social. O seu reinado ficou vinculado pela forma como regeu as actividades legislativas e assim as promoveu; comercial e diplomática, destacam-se assim os tratados de comércio que assinou com Rússia, e o envio de missões cientificas a Angola, Cabo Verde, moçambique e Brasil, e na fundação da Casa Pia de Lisboa e a Academia Real de Marinha para a formação de oficiais da Armada.
Morreu no Rio de Janeiro no Brasil a 20 de março de 1816. os seus restos mortais estão na Basilica do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, para onde foi transladada após ter sido depositada na igreja de São Francisco de Paula , no Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.