CINTRASEUPOVO

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

FOLCLORE COM ETNOGRAFIA

FOLCLORE
UM POUCO DE HISTÓRIA. A PALAVRA FOLCLORE É A FORMA APORTUGUESADA DA PALAVRA INGLESA FOLKLORE, PALAVRA ALIÁS COMPOSTA POR DUAS PALAVRAS DE ORIGEM SAXÓNICA:FOLK(povo) + LORE(tradição). TRATA-SE DE UMA PALAVRA QUE FOI USADA PELA PRIMEIRA VEZ EM 1846 PELO ARQUEÓLOGO INGLÊS WILLIAM JOHN THOMS, NUM ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA LONDRINA ATHENAEUM E EM SUBSTITUIÇÃO DA EXPRESSÃO POPULAR ANTIQUITIES(antiguidades populares) USADA ATÉ ENTÃO.
FOLCLORE COM ETNOGRAFIA
MUITAS PESSOAS CONFUNDEM FOLCLORE COM ETNOGRAFIA OU COM ETNOLOGIA CRENDO QUE SE TRATA DA MESMA COISA. ORA, NÃO É INTEIRAMENTE ASSIM.
A ETNOGRAFIA E O FOLCLORE SÓ TÊM DE COMUM ENTRE SI A METOLOGIA QUE É IGUAL PARA UMA E PARA O OUTRO. QUANTO Á ETNOLOGIA E FOLCLORE, A DIFERENÇA QUE EXISTE ENTRE UMA E OUTRA É A SEGUINTE: ENQUANTO A ETNOLOGIA ESTUDA ACTIVIDADES E OBJECTOS CONCRETOS, MATERIAIS, O FOLCLORE ESTUDA ACTIVIDADES E OBJECTOS ESPIRITUAIS E ARTÍSTICOS , TRADIÇÕES, USOS E COSTUMES, ETC.

ASSIM, PODEREMOS DEFINIR O FOLCLORE COMO SENDO A CIÊNCIA ETNOLÓGICA (ou auxiliar da etnologia) QUE ESTUDA OS USOS, COSTUMES, TRADIÇÕES ESPIRITUAIS E AS EXPRESSÕES ORAIS E ARTÍSTICAS DE UM POVO OU DE UM GRUPO ÉTNICO EVOLUÍDOS.
USAR NESTA DEFINIÇÃO A PALAVRA "EVOLUÍDOS"Adicionar imagem É ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO POIS SÓ OS POVOS EVOLUÍDOS TÊM FOLCLORE UMA VEZ QUE OS POVOS PRIMITIVOS TÊM A SUA PRÓPRIA CULTURA.
QUER ISTO DIZER QUE O FOLCLORE ESTUDA OS USOS, COSTUMES E AS TRADIÇÕES MILENÁRIAS E SÉCULARES DE POVOS CUJOS OS PADRÕES DE VIDA DEIXARAM DE SER PRIMITIVOS. POR EXEMPLO: UM BATUQUE NO INTERIOR DE ÁFRICA, UMA DOENÇA OU UMA CANÇÃO DA POLINÉSIA, ETC...NÃO SÃO FOLCLORE, SÃO CULTURA. AO PASSO QUE UMA ROMARIA NORTENHA OU SALOIA, O FANDANGO, O TRAJAR DE SALOIO OU UM CORAL ALENTEJANO SÃO FOLCLORE PORQUE SENDO MANIFESTAÇÕES POPULARES SÃO-NO DE UM POVO QUE VIVE DENTRO DOS PADRÕES ACTUAIS USANDO DAS CONQUISTAS TÉCNICAS UNIVERSAIS.

É POR ESSA RAZÃO QUE OS ASSUNTOS HABITUALMENTE ESTUDADOS PELO FOLCLORE SÃO: DANÇAS E CANÇÕES, TRAJOS POPULARES, INSTRUMENTOS MÚSICAIS, FESTAS,FEIRAS, MERCADOS E ROMARIAS, MEDICINA POPULAR E MAGIA, LENDAS, CONTOS E "ESTÓRIAS", POESIA POPULAR, PROVÉRBIOS E ADIVINHAS, JOGOS INFANTINS E BRINCADEIRAS POPULARES, USOS E COSTUMES REGIONAIS, ETC.
A ETNOGRAFIA E O FOLCLORE, DIVIDEM-SE EM DOIS TIPOS DE TRABALHO: O TRABALHO DE CAMPO E O TRABALHO DE GABINETE. TRABALHO DE CAMPO, TAMBÉM SE DÁ OS NOMES DE PESQUISA E RECOLHAS. ASSIM, TRABALHO DE CAMPO, PESQUISA OU RECOLHA, SÃO UMA SÓ E A MESMA COISA. O QUE É PORTANTO O TRABALHO DE CAMPO? É PRECISAMENTE O TRABALHO DE PESQUISA E RECOLHA DE ELEMENTOS QUE SE EFECTUA NO CAMPO DO ESTUDO. COMO É OBVIO, DE UMA MANEIRA GERAL, O CAMPO DE ESTUDO DE ETNOGRAFIA E DO FOLCLORE SITUA-SE NOS PEQUENOS AGLOMERADOS POPULACIONAIS RURAIS AFASTADOS DOS GRANDES CENTROS. O PRINCIPIO BÁSICO DO TRABALHO DE CAMPO É SABER VER, OUVIR E REPRODUZIR. QUER ISTO DIZER QUE O PESQUIZADOR, O INVESTIGADOR DE CAMPO, TEM DE SER O MAIS OBJECTIVO POSSÍVEL
EM QUE CONSISTE PORTANTO O TRABALHO DE CAMPO? CONSISTE NA PESQUISA E RECOLHA DE ELEMENTOS, DADOS, INFORMAÇÕES, OBJECTOS (documentos) DE CARÁCTER ETNOLÓGICO. COMO SE FAZ ESSA RECOLHA? ARAVÉS DE INQUÉRITOS, CONVERSAS, PEDIDOS DE INFORMAÇÕES, ETC... ESTAS RECOLHAS TERÃO QUE SER REGISTADAS. A FOTOGRAFIA É SEMPRE E EM TODOS OS CASOS, UTILISSIMA, HOJE EM DIA É MESMO IMPRESCINDIVEL.
O FILME É MUITO ÚTIL SOBRETUDO PELA NOÇÃO DE MOVIMENTO QUE NOS DÁ, POR ISSO É IMPRESCINDIVEL NO ESTUDO DE ASSUNTOS EM QUE O MOVIMENTO É O PRINCIPAL ELEMENTO: DANÇAS, PRÁTICAS SOCIAIS COLECTIVAS, PRÁTICAS DE TRABALHO PROFISSIONAL, ARTESANATO, ETC. A GRAVAÇÃO É HOJE MUITO IMPORTANTE NO ESTUDO DAS EXPRESSÕES MUSICAIS, ORAIS , DIALECTAIS, ETC. TRABALHO DE GABINETE É A NATURAL SEQUÊNCIA E CONSEQUÊNCIA DO TRABALHO DE CAMPO OU DA RECOLHA ETNOLÓGICA. É PORTANTO, O TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO, DOS ELEMENTOS E DOCUMENTOS, ISTO É: DO MATERIAL REUNIDO NA PESQUISA OU RECOLHA. PRÁTICAMENTE E EM ÚLTIMA ANÁLISE , É O TRABALHO DE ELABORAÇÃO DE FICHAS E ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.