CINTRASEUPOVO

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O PALÁCIO DA PENA

"É INDESPENSÁVEL PARA O JUSTO EQUILIBRIO DE UMA NATUREZA, QUE, POR ALGUNS MOMENTOS EM CADA DIA, A GENTE SE REFUGIE DAS REALIDADES DA VIDA EM UMA QUALQUER FORMA DE ARTE. OS HOMENS REFRACTÁRIOS A ESTE SENTIMENTO MATERIALIZAM INTEIRAMENTE O DESTINO E ESTERILIZAM EM SI QUANTO HÁ DE MAIS DESINTERESSADO E DE MAIS NOBRE NA EFUSÃO HUMANA"
(declaração atribuída a D.FernandoII, rei consorte, marido de D.MariaIIde Portugal)
A ENORME CULTURA EUROPEIA DE D. FERNANDOII E A VASTA INFORMAÇÃO QUE POSSUÍA SOBRE A REALIDADE PORTUGUESA DESDE A HISTÓRIA, ÁS ARTES E Á PSICOLOGIA LUSITANA, ALIADOS A UMA IMENSA E FINA SENSIBILIDADE, INCITARAM-NO A UTILIZAR O PODER DE QUE DISPUNHA PARA PROTEGER UM PATRIMÓNIO QUE ENCONTROU POR TODO O PAÍS, EM MUITOS CASOS, COMPLETAMENTE DESPREZADO E ABANDONADO.
SUBSIDIOU ARTISTAS PARA QUE FOSSEM ESTUDAR PARA O ESTRANGEIRO, COMO COLUMBANO, MANUEL BORDALO PINHEIRO, JOSÉ VIANA DA MOTA, ENTRE OUTROS; VELOU PELA CONSERVAÇÃO DOS CONVENTOS DOS GERÓNIMOS, BATALHA, MAFRA, TOMAR; E, DURANTE AS SUAS VIAGENS PELO PAÍS, COLIGIU DOCUMENTOS SOBRE A ANTIGA PINTURA PORTUGUESA, O MOBILIÁRIO, A INDÚSTRIA DA ARMARIA, DA LOUÇA, DA JOALHARIA, DA TAPEÇARIA E DA GRAVURA.
FOI, ELE PRÓPRIO, DESENHADOR, GRAVADOR,MÚSICO E CANTOR.
COMPROU A PENA ONDE, EM 1840, O ARQUITECTO E BARÃO DE ESCHWEGE CONSTRUÍU O PALÁCIO DA PENA.
POSSUÍNDO O DISTANCIAMENTO SUFICIENTE (O QUAL, MUITAS VEZES, SÓ UM ESTRANGEIRO CONSEGUE TER) PARA OBSERVAR CERTAS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS MUITO NOSSAS, D.FERNANDO II, FOI, PORVENTURA UM DOS QUE PRIMEIRO SE APERCEBEU, COM MAIOR ACUTILÂNCIA, DA EXTRAORDINÁRIA ESPECIFICADADE DO MONTE DA LUA.
O PALÁCIO DA PENA, PARA ALÉM DE TODAS AS INTERPRETAÇÕES QUE SE POSSAM FAZER SOBRE A SUA PECULIARARQITECTURA DE CARACTERÍSTICAS HERMÉTICAS, ´R, ANTES DE MAIS, A SÍNTESE DO "ESPÍRITO DE SINTRA".
AO CONSTRUIR O PALÁCIO ENCANTADO DA FANTASIA, D. FERNANDO II, MANDOU TALHAR EM PEDRA TODOS OS MITOS, LENDAS E FACTOS LIGADOS Á NOSSA HISTÓRIA, ONDE É EVIDENTE A FUSÃO DAS VÁRIAS HERANÇAS CULTURAIS DE SINTRA, QUE VÃO DESDE O ALANDALUS AO PERÍODO ROMÂNTICO, PASSANDO PELO GLORIOSO PERÍODO MANUELINO, EM QUE SINTRA FOI UMA VERDADEIRA JANELA ATLÂTICA COM VISTA PARA O UNIVERSO.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.