CINTRASEUPOVO

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

GENTES SALOIA

GENTES SALOIAS

HOJE EM DIA JÁ DESAPARECERAM OS RANCHOS DE SALOIOS E SALOIAS VINDOS DE TERRUGEM, MONTELAVAR, ALMARGEM, COLARES, SINTRA, CANEÇAS, FRIELAS E UNHOS. QUER DIZER QUE MORREU UM PEDAÇO DA TERRA PORTUGUESA,NONOSSO PAÍS, HÁ VÁRIOS GRUPOS ÉTICOS NOS ARREDORES DE LISBOA
TEMOS OS "CALOIOS", QUE SE ESTENDEM ATÉ CASCAIS, SINTRA, MAFRA, OEIRAS E ACABANDO EM TORRES VEDRAS, POIS PRÁTICAMENTE HOJE JÁ NÃO EXISTE, MAS SERÁ QUE O SALOIO EM SENTIDO NÃO TRANSPOSTO TEM OU TEVE A SUA LINGUAGEM PRÓPRIA? OU ESTA REPRESENTA APENAS UM DOS ASPECTOS DOS FALARES MERIDIONAIS O ESTREMENHO PORQUE OS SALOIOS NÃO CONHECEM NEM CONHECERAM OUTRO, LOGO QUE PERDERAM A EXCLUSIVIDADE DE "ÇAHROI".

DA CONVIVÊNCIA ENTRE MOUROS E CRISTÃOS / MOÇÁRABES RESULTOU A UTILIZAÇÃO DE UM VARIADO LÉXICO QUE, DE CERTA FORMA A RECONQUISTA IMPEDIU UM MAIOR DESENVOLVIMENTO .A LINGUAGEM ÁRABE SOFREU UM DECLÍNIO, IMPONDO-SE O GALAICO-PORTUGUÊS, O CASTELHANO E O CATALÃO.



NO ENTANTO, MUITA FOI A HERANÇA QUE NOS FICOU DOS MOUROS E DA SUA PASSAGEM PELA PENÍNSULA; MUITOS TRAÇOS E PALAVRAS FICARAM MANTENDO A SUA ORIGEM.

O LAZER DO SALOIO

O SALOIO SEMPRE APRECIOU BAILAR, COM INSTRUMENTOS OU SEM LES BATENDO SIMPLESMENTE AS PALMAS PARA MARCAR O COMPASSO, FAZIA-O NA CASA DA BRINCADEIRA, CASA COBERTA NA PROXIMIDADE DE CADA UMA DAS ALDEIAS VIZINHAS DE LISBOA, EMPRESTADA OU ALUGADA POR ALGUM RECADO, E AÍ, SE JUNTAVAM NAS NOITES DOS DOMINGOS PARA BRINCAR "BAILAR" A MOCIDADE ALDEÃ MAS NEM SÓ AOS DOMINGOS HAVIA BRINCADEIRA OU SERÃO COMO HERCULANO ESCREVEU.
DAVAM COMO DIVERTIMENTO VÁRIAS MODAS TAL COMO: BAITARITOS, DESGARRADAS OU SEJA CANTARES AO DESAFIO, VERDE-GAIO, CANINHA-VERDE, POLCAS,MARZUCAS, ASSIM COMO ALGUNS VIRAS E MAIS, TINHAM TAMBÉM O ENTERRO DO BACALHAU CERIMÓNIA COM SABOR PAGÃO, FAZIAM CEGADAS, PEÇAS TEATRAIS DA HISTÓRIA QUATIDIANA CAMPONESA E TAMBÉM "DEITAR PULHAS" FOI DIVERSÃO DE GRANDE IMPACTO NA REGIÃO SALOIA, ERAM GRUPOS DE PESSOAS QUE QUE SE JUNTAVAM A BATER COM INSTRUMENTOS BARULHENTOS DESDE BATER PALMAS, BATER COM PEDRAS UMAS NAS OUTRAS, ERA GUISOS NOS BRAÇOS E NOS TORNOZELOS OU OUTRO OBJECTO QUE FIZESSE BARULHO, E ASSIM CORRIAM A ALDEIA, MAIS TARDE EM 1957 UMA MULHER MURTEIRA PUNHA OS PONTOS NOS IS, E DISSE QUE AS PULHAS SÃO DEITADAS PARA DESTROÇAR OU GOZAR AS RAPARIGAS E COMEÇARAM A PROIBIR ESSE HÁBITO.


















Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.