CINTRASEUPOVO

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PALÁCIO NACIONAL DE QUELUZ
















PALÁCIO NACIONAL DE QUELUZ


DATA DO SEC. XVIII, ANO DE 1755. FOI MANDADO CONSTRUIR POR D.PEDRO III, AOS ARQUITECTOS PORTUGUESES, MATEUS VICENTE DE OLIVEIRA E MANUEL CAETANO DE SOUSA E UM ARQUITECTO-ESCULTOR FRANCÊS, JOÃO BAPTISTA ROBILLON.

É UMA OBRA DE ESTILO ROCOCÓ , SITUADO NO MEIO DA LINDA CIDADE DE QUELUZ , CONCELHO DE SINTRA, A BELEZA DESTE MONUMENTO OBSERVA-SE DESDE AS SUAS FACHADAS COM TRAÇOS NEOCLÁSSICOS A FONTES DE ESTILO ROCOCÓ. APESAR DE MUITO MENOR DESPERTA A CURIOSIDADE DOS DEMAIS POR SER APELIDADO DE "O VERSALHES PORTUGUÊS".

PARA ALÉM DO SEU VALÔR ARQUITECTÓNICO E PATRIMONIAL, ALONGA-SE PARTICULARMENTE A SUA BELEZA AOS SEUS JARDINS E MATA QUE CERCAM ESTA PEQUENA MARAVILHA ARQUITETÓNICA. A BELEZA DETE PALÁCIO PERDE-SE ENTRE OS JARDINS E O PARQUE DESNIVELADAMENTE NUMA SEQUÊNCIA DE TERRAÇOS E GALERIAS PORTICADAS ENVOLTAS DE COLUNAS TOSCANAS EM PARES FINALIZANDO ESTA MIRAGEM COM UMA ESCADARIA MAGNIFICAMENTE MONUMENTAL QUE DÁ ACESSO A JARDINS LINDISSIMOS COMO O "JARDIM DE NEPTUNO" E O NÃO MENOS BELO , O "JARDIM DOS AZEREIROS" QUE SÃO ORNAMENTADOS COM LINDAS ESTÁTUAS E FONTES DE ESTILO ROCOCÓ. NO SEU INTERIOR PODE-SE APRECIAR A BELEZA DE SALAS COM DECORAÇÕES REALÇADAS POR PINTURAS A FRESCO COMO A "SALA DAS AÇAFATAS", OUTRAS REVESTIDAS A ESPELHOS,ESTUQUE E TALHA DOURADA, COMO A "SALA DO TRONO" E O "TOUCADOR DA RAINHA", SALAS EM PARQUET E MADEIRAS EXÓTICAS COMO A SALA "D. QUIXOTE" E AINDA LINDOS PAINÉIS DE AZULEJO POLICRÓMO, COMO O "CORREDOR DAS MANGAS".

ESTE MONUMENTO HOJE É PATRIMÓNIO ESTADUAL E ESTÁ ABERTO AO PÚBLICO DE 4ª A 2ª FEIRA DAS 1OH ÁS 17H E É UMA DAS GRANDES ATRACÇÕES TURÍSTICAS A NÍVEL MUNDIAL.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.