PALÁCIO NACIONAL DE QUELUZ
DATA DO SEC. XVIII, ANO DE 1755. FOI MANDADO CONSTRUIR POR D.PEDRO III, AOS ARQUITECTOS PORTUGUESES, MATEUS VICENTE DE OLIVEIRA E MANUEL CAETANO DE SOUSA E UM ARQUITECTO-ESCULTOR FRANCÊS, JOÃO BAPTISTA ROBILLON.
É UMA OBRA DE ESTILO ROCOCÓ , SITUADO NO MEIO DA LINDA CIDADE DE QUELUZ , CONCELHO DE SINTRA, A BELEZA DESTE MONUMENTO OBSERVA-SE DESDE AS SUAS FACHADAS COM TRAÇOS NEOCLÁSSICOS A FONTES DE ESTILO ROCOCÓ. APESAR DE MUITO MENOR DESPERTA A CURIOSIDADE DOS DEMAIS POR SER APELIDADO DE "O VERSALHES PORTUGUÊS".
PARA ALÉM DO SEU VALÔR ARQUITECTÓNICO E PATRIMONIAL, ALONGA-SE PARTICULARMENTE A SUA BELEZA AOS SEUS JARDINS E MATA QUE CERCAM ESTA PEQUENA MARAVILHA ARQUITETÓNICA. A BELEZA DETE PALÁCIO PERDE-SE ENTRE OS JARDINS E O PARQUE DESNIVELADAMENTE NUMA SEQUÊNCIA DE TERRAÇOS E GALERIAS PORTICADAS ENVOLTAS DE COLUNAS TOSCANAS EM PARES FINALIZANDO ESTA MIRAGEM COM UMA ESCADARIA MAGNIFICAMENTE MONUMENTAL QUE DÁ ACESSO A JARDINS LINDISSIMOS COMO O "JARDIM DE NEPTUNO" E O NÃO MENOS BELO , O "JARDIM DOS AZEREIROS" QUE SÃO ORNAMENTADOS COM LINDAS ESTÁTUAS E FONTES DE ESTILO ROCOCÓ. NO SEU INTERIOR PODE-SE APRECIAR A BELEZA DE SALAS COM DECORAÇÕES REALÇADAS POR PINTURAS A FRESCO COMO A "SALA DAS AÇAFATAS", OUTRAS REVESTIDAS A ESPELHOS,ESTUQUE E TALHA DOURADA, COMO A "SALA DO TRONO" E O "TOUCADOR DA RAINHA", SALAS EM PARQUET E MADEIRAS EXÓTICAS COMO A SALA "D. QUIXOTE" E AINDA LINDOS PAINÉIS DE AZULEJO POLICRÓMO, COMO O "CORREDOR DAS MANGAS".
ESTE MONUMENTO HOJE É PATRIMÓNIO ESTADUAL E ESTÁ ABERTO AO PÚBLICO DE 4ª A 2ª FEIRA DAS 1OH ÁS 17H E É UMA DAS GRANDES ATRACÇÕES TURÍSTICAS A NÍVEL MUNDIAL.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.