



A CULTURA DE UM POVO ESTE BLOG VAI SERVIR PARA DIVULGAR RECOLHAS FEITAS POR MIM DESDE 1978. TODAS AS RECOLHAS E PESQUISAS FORAM FEITAS NA REGIÃO SALOIA. FICO CONTENTE POR PESSOAS QUE SÃO LICENCIADAS EM HISTÓRIA ESTÃO A COPIAR E TIRAR IDEIAS DO MEU BLOG PARA DEPOIS ESCREVEREM SOBRE A REGIÃO SALOIA , É PORQUE O MEU TRABALHO É SÉRIO E RECOLHO NO TERRENO O MAIS VERDADEIRO POSSIVEL ESPERO TAMBÉM QUE AS ESCOLAS VEJAM O MEU TRABALHO PARA APRENDEREM UM POUCO COMO FOI O NOSSO POVO.
RECOLHA DE CARGOS NO ALGUEIRÃO
DESDE DE 1930 QUE UMA COMISSÃO DO ALGUEIRÃO-VELHO ESTÁ COM A RESPONSABILIDADE DE FAZER A PROCISSÃO DA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS (comissão das festas de nossa senhora das mercês).
TODOS OS ANOS NO 4º DOMINGO DE OUTUBRO É REALIZADA A PROCISSÃO EM HONRA DA SENHORA DAS MERCÊS.
A COMISSÃO COM A BANDEIRA DA FESTA PERCORRE OS LUGARES DE SACOTES, BARROSA E ALGUEIRÃO A RECOLHER CARGOS PARA SE DESLOCAREM DO ALGUIRÃO ATÉ Á CAPELA DAS MERCÊS. ESTE PERCURSSO REALIZA-SE DE MANHÃ E DE TARDE VÃO INTEGRADOS NA PROCISSÃO ONDE DEPOIS SÃO BENZIDOS E LEILOADOS TODAS AS PESSOAS QUE FIZERAM PROMESSAS E LEVAM CARGOS, LEVAM UMA MEDALHA RELATIVA A ESSE FESTEJO.
O CARGO É LEVADO Á CABEÇA POR UMA MULHER E ACOMPANHADA POR UM HOMEM, ESTES PARES ENTRAM NA PROCISSÃO E TEM DIREITO ÁS MEDALHAS QUE SE USAM NAS ROMARIAS SALOIAS. AS FOGAÇAS É O NOME DADO ÁS PROMESSAS DE BOLOS FEITAS A UM SANTO VENERADO DA CAPELA CIRCUNVIZINHA Á LOCALIDADE EM QUE SE FESTEJA A ROMARIA. A TRADICIONAL FEIRA DAS MERCÊS, DE ORIGENS MUITO ANTIGAS, REALIZA-SE DURANTE A SEGUNDA QUINZENA DE OUTUBRO, NUMA QUINTA QUE OUTORA FORA PERTENÇA DE SEBASTIÃO JOSÉ DE CARVALHO E MELO, O MARQUÊS DE POMBAL, SITUADA ENTRE AS FREGUESIAS DE ALGUEIRÃO-MEMMARTINS E RIO DE MOURO, EM PLENA TAPADA DAS MERCÊS. TRATA-SE DE UMA FEIRA TIPICAMENTE SALOIA, POR LÁ SE VENDE DE TUDO UM POUCO, MAS PODEMOS ENCONTRAR COMO GRANDE REFERÊNCIA A TÃO TÍPICA "CARNE DE PORCO ÁS MERCÊS" E AS TÃO AFAMADAS "PÊRAS PARDAS" .
É POR ESSA RAZÃO QUE OS ASSUNTOS HABITUALMENTE ESTUDADOS PELO FOLCLORE SÃO: DANÇAS E CANÇÕES, TRAJOS POPULARES, INSTRUMENTOS MÚSICAIS, FESTAS,FEIRAS, MERCADOS E ROMARIAS, MEDICINA POPULAR E MAGIA, LENDAS, CONTOS E "ESTÓRIAS", POESIA POPULAR, PROVÉRBIOS E ADIVINHAS, JOGOS INFANTINS E BRINCADEIRAS POPULARES, USOS E COSTUMES REGIONAIS, ETC.
A ETNOGRAFIA E O FOLCLORE, DIVIDEM-SE EM DOIS TIPOS DE TRABALHO: O TRABALHO DE CAMPO E O TRABALHO DE GABINETE. TRABALHO DE CAMPO, TAMBÉM SE DÁ OS NOMES DE PESQUISA E RECOLHAS. ASSIM, TRABALHO DE CAMPO, PESQUISA OU RECOLHA, SÃO UMA SÓ E A MESMA COISA. O QUE É PORTANTO O TRABALHO DE CAMPO? É PRECISAMENTE O TRABALHO DE PESQUISA E RECOLHA DE ELEMENTOS QUE SE EFECTUA NO CAMPO DO ESTUDO. COMO É OBVIO, DE UMA MANEIRA GERAL, O CAMPO DE ESTUDO DE ETNOGRAFIA E DO FOLCLORE SITUA-SE NOS PEQUENOS AGLOMERADOS POPULACIONAIS RURAIS AFASTADOS DOS GRANDES CENTROS. O PRINCIPIO BÁSICO DO TRABALHO DE CAMPO É SABER VER, OUVIR E REPRODUZIR. QUER ISTO DIZER QUE O PESQUIZADOR, O INVESTIGADOR DE CAMPO, TEM DE SER O MAIS OBJECTIVO POSSÍVEL
EM QUE CONSISTE PORTANTO O TRABALHO DE CAMPO? CONSISTE NA PESQUISA E RECOLHA DE ELEMENTOS, DADOS, INFORMAÇÕES, OBJECTOS (documentos) DE CARÁCTER ETNOLÓGICO. COMO SE FAZ ESSA RECOLHA? ARAVÉS DE INQUÉRITOS, CONVERSAS, PEDIDOS DE INFORMAÇÕES, ETC... ESTAS RECOLHAS TERÃO QUE SER REGISTADAS. A FOTOGRAFIA É SEMPRE E EM TODOS OS CASOS, UTILISSIMA, HOJE EM DIA É MESMO IMPRESCINDIVEL.
O FILME É MUITO ÚTIL SOBRETUDO PELA NOÇÃO DE MOVIMENTO QUE NOS DÁ, POR ISSO É IMPRESCINDIVEL NO ESTUDO DE ASSUNTOS EM QUE O MOVIMENTO É O PRINCIPAL ELEMENTO: DANÇAS, PRÁTICAS SOCIAIS COLECTIVAS, PRÁTICAS DE TRABALHO PROFISSIONAL, ARTESANATO, ETC. A GRAVAÇÃO É HOJE MUITO IMPORTANTE NO ESTUDO DAS EXPRESSÕES MUSICAIS, ORAIS , DIALECTAIS, ETC. TRABALHO DE GABINETE É A NATURAL SEQUÊNCIA E CONSEQUÊNCIA DO TRABALHO DE CAMPO OU DA RECOLHA ETNOLÓGICA. É PORTANTO, O TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO, DOS ELEMENTOS E DOCUMENTOS, ISTO É: DO MATERIAL REUNIDO NA PESQUISA OU RECOLHA. PRÁTICAMENTE E EM ÚLTIMA ANÁLISE , É O TRABALHO DE ELABORAÇÃO DE FICHAS E ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS.