CINTRASEUPOVO

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SANTO ANTONIO DE TERCENA


IGREJA SANTO ANTÓNIO DE TERCENA
TEMPLO DO SÉCULO XVIII DEDICADO A SANTO ANTÓNIO. NA FACHADA PRINCIPAL, JUNTO   À PORTA ENCONTRA-SE A DATA ALUSIVA À SUA CONSTRUÇÃO  --- 1742. O INTERIOR, DE UMA SÓ NAVE, TEM NA CAPELA-MOR UM GRACIOSO ROCOCÓ.  UMA DAS PAREDES ESTÁ REVESTIDA A AZULEJOS DO SÉCULO XVIII QUE REPRESENTAM QUATRO CENAS DOS MILAGRES DE SANTO ANTÓNIO, DE SALIENTAR, TAMBÉM AS PIAS DE ÁGUA BENTA EM FORMA DE CONCHA, TALHADAS EM MÁRMORE ROSADO.

SANTO ANTÓNIO DE TERCENA
JÁ FORAM FEITAS OBRAS NO INTERIOR DA IGREJA E INTRODUZIDOS MATERIAIS NOVOS E INCARACTERÍSTICOS. PERTENCE Á PARÓQUIA DE BARCARENA.
APRESENTO  OUTROS SANTOS  DE PARÓQUIAS EM BARCARENA
SENHORA DA PIEDADE EM LECEIA
SÃO BENTO  EM VALEJAS
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA  EM QUELUZ DE BAIXO
PADROEIRO S. PEDRO  DA PAROQUIA  DE  BARCARENA
 

IGREJA SÃO SEBASTIÃO EM BARCARENA
A igreja está edificada como um pequeno templo de planta circular, dedicado a São Sebastião, protector das pestes e dos artilheiros.
Provavelmente foi construída a partir de um antigo moinho ao qual foi acrescentado uma pequena nave, mais tarde convertida em altar.
No século XVIII este templo foi remodelado, tendo sido recentemente submetido a grandes obras de recuperação e restauração.
De salientar os silhares de azulejos (início do século XIX), o púlpito e uma pia baptismal de pedra (século XVII) e o excelente trabalho de escultura com decoração de folhagem e de flores variadas em acentuado relevo.

SENHORA DA PIEDADE
A igreja de Nossa Senhora da Piedade é um pequeno templo de uma só nave, revestida com um silhar de azulejos do início do século XIX.
A capela-mor tem também dois painéis de azulejo do último quartel do século XVIII, representando Cristo a caminho do Calvário e a descida da cruz.
Na porta principal da capela existe uma inscrição com a data da sua construção - 1761 – e a invocação do templo ao Senhor Jesus da Pobreza e a Nossa Senhora da Piedade.

IGREJA  EM VALEJAS

Pequeno e modesto templo de características rurais. Na fachada principal tem uma sineira com pormenores neoclássicos e um frontão triangular rematado com uma cruz e a data de 1763. O acesso ao templo é feito por uma escadaria ladeada de pequenos bancos. A igreja é dedicada a S. Bento. Pertence á paróquia de Barcarena.

IGREJA SÃO PEDRO DE BARCARENA

Considera-se como certa a sua existência já no reinado de D.Dinis. Mas da então paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Oeiras até à actual igreja matriz bastantes séculos decorreram. A igreja matriz dedicada a Nossa Senhora da Purificação, começou a ser construída em 1702, tendo sido inaugurada em 1744

 








Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.