CINTRASEUPOVO

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O MEU TRABALHO



                                  SINTRA 

                    E    SUAS    QUATRO    ALDEIAS

                   MAGOITO – TOJEIRA ---  BOLEMBRE – ARNEIRO DOS MARINHEIROS


                                                                    ESCRITO  POR

                                                  JOSE  MANUEL  VIDAL COSTA


            RANCHO FOLCLÓRICO ETNOGRÁFICO SALOIO  M.T.B.A

FUNDADO EM 10 DE JULHO DE 1983 

A SUA FORMAÇÃO SAIU DE UMA BRINCADEIRA. ALGUMAS PESSOAS PENSARAM EM FAZER UM RANCHO DE FOLCLORE E VESTIRAM OS ELEMENTOS TODOS DE IGUAL COM AS CORES DO CLUBE, COR DE LARANJA E PRETO COM AS INICIAIS NOS AVENTAIS DAS QUATRO ALDEIAS : MAGOITO, TOJEIRA, BOLEMBRE, ARNEIRO DOS MARINHEIROS.
RANCHO DO M.T.B.A  1988

AS MÚSICAS ERAM UMA MISTURA DE SALOIO COM MINHO, MAIS TARDE COMEÇARAM POR TROCAR AS FARDAS POR ALGUNS TRAJOS ORIGINAIS E OUTROS MAL FEITOS.

 EM 1990 HOUVE UMA MUDANÇA RADICAL COM A MINHA CHEGADA , COM PESQUIZAS QUE FIZ E RECOLHAS E OUTROS ESTUDOS, JÁ TINHA BASTANTE CONHECIMENTO EM FOLCLORE E ETNOGRAFIA,  TAMBÉM FIZ UM ESTUDO DA VIVÊNCIA DO POVO DAS ALDEIAS, ONDE DEPOIS INTRODUZI AS MODAS, PREGÕES, CANTARES, CONTOS, PROVÉRBIOS E ROMARIAS TUDO DE RECOLHAS FEITAS DENTRO DA FREGUESIA E DO CONCELHO ( SINTRA ) E ASSIM HOUVE A MUDANÇA RADICAL DENTRO DO RANCHO.  MAS HOUVERAM ALGUNS ELEMENTOS QUE NÃO QUERIAM A MUDANÇA  E SAIRAM , AINDA HOJE NÃO COMPREENDEM A DIFERENÇA ENTRE O FOLCLORE REVISTEIRO E A VERDADEIRA ETNOGRAFIA SALOIA. ( BURROS  QUE NEM UMA PORTA ).
MUSEU DO RANCHO

A MUDANÇA NÃO FOI SÓ ESSA MAS TAMBÉM O NOME :
 RANCHO FOLCLÓRICO OS SALOIOS DO M.T.B.A. 
 FOI PARA :
RANCHO FOLCLÓRICO ETNOGRAFICO SALOIO M.T.B.A.

TRAJES  DE 1912

RANCHO: CONJUNTO DE PESSOAS

FOLCLÓRICO: PELAS MODAS QUE BAILHÃO

ETNOGRÁFICO: DIVULGAÇÃO DE USOS E COSTUMES DO NOSSO POVO

SALOIO: SÍMBOLO DA REGIÃO ( NÓS PRÓPRIOS )

M.T.B.A : NOME DAS QUATRO ALDEIAS

A PARTIR DESTA DATA COMEÇOU UM CICLO NOVO DENTRO DO RANCHO COM A DIVULGAÇÃO DO NOSSO POVO.

RANCHO ADULTO 2000
O RANCHO FOLCLÓRICO ETNOGRÁFICO SALOIO M.T.B.A, AGORA SIM (1990) COMEÇA A TRABALHAR EM PROL DA ETNOGRAFIA DO POVO SALOIO. E COM O SEU TRABALHO APRESENTADO FOI ACEITE NA FEDERAÇÃO DO FOLCLORE PORTUGUÊS.
RANCHO INFANTIL ANO 2000
EU SEI QUE  O DIFICIL NÃO É FAZER, O DIFICIL É MANTER SEMPRE COM QUALIDADE E ATÉ  AO ANO DE 2006  MANTEVE-SE SEMPRE A QUALIDADE INVEJADA POR TODOS QUE  NOS CONHECIAM COMO GRUPO.

NOME: RANCHO FOLCLÓRICO ETNOGRÁFICO SALOIO M.T.B.A

FUNDADO: 10 DE JULHO DE 1983

FILIADO NA FEDERAÇÃO DE FOLCLORE PORTUGUÊS: 10 DE ABRIL DE 1993

MUSEU ETNOGRÁFICO INAUGURADO: 27 DE JUNHO DE 1998

COMPOSTO POR: 42 ELEMENTOS NO GRUPO ADULTO E 20 ELEMENTOS NO GRUPO INFANTIL
ALGUMAS RECOLHAS DE TRAJES

TRAJOS QUE REPRESENTA: TRAJOS DE TRABALHO, TRAJOS DE FESTA, TRAJOS DOMINGUEIROS E TRAJOS DE VENDEDEIRAS.

MODAS  QUE REPRESENTA: MODAS DE RODA, DESGARRADAS, BAILARICOS, VALSAS E CORRIDINHOS

REPRESENTA VÁRIOS PREGÕES DA REGIÃO SALOIA

NO MUSEU ETNOGRÁFICO ESTÃO TODOS OS TRAJOS ORIGINAIS DOS FATOS QUE REPRESENTA-MOS TRAJOS DO SÉCULO XIX E PRICÍPIO DO SÉCULO XX.

A CULTURA É AQUILO QUE PERMANECE NO HOMEM, QUANDO ELE ESQUECEU TUDO.

ENSAIADOR: JOSE MANUEL VIDAL COSTA ,   DESDE  1990 ATÉ  2006

DURANTE ESTES ANOS DE VIVÊNCIA O  RANCHO PERCORREU O PAÍS DE NORTE A SUL, PERCORRENDO VÁRIAS TERRAS DE ESPANHA ASSIM COMO: VIGO, LUGO, CORUNHA, XOVE, ZAFRA ( ENCONTRO SETE POVOS DO MUNDO )  FRANÇA ( CLEMONT-FERRAND )  ORGANIZÁMOS 17 ( DEZASETE )FESTIVAIS NACIONAIS ENTRE OS QUAIS 5 ( CINCO ) INTERNACIONAIS, ORGANIZÁMOS UM COLÓQUIO DE FOLCLORE EM SÃO JOÃO DAS LAMPAS.

OUTRAS ACTIVIDADES:
1991 – GRAVÁMOS UM PEQUENO FILME EM VÍDEO

1993 – FILIAMO-NOS NA FEDERAÇÃO DO FOLCLORE PORTUGUÊS

1994 E 1995 – GRAVÁMOS PARA A TVI

1996 DE 14 DE FEVEREIRO A 27 DE MARÇO, OS TRAJOS ORIGINAIS ESTIVERAM EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU REGIONAL DE SINTRA.

1997-01-18 GRAVÁMOS NA DISCOGRÁFICA HMC –PRODUÇÕES EDIÇÃO DE SOM E IMAGEM,LDA DIVERSAS MODAS DE RECOLHAS.

1998 INAUGURÁMOS O MUSEU ETNOGRÁFICO COM TODAS AS RECOLHAS FEITAS AO LONGO DESTES ANOS, A FITA DA INAUGURAÇÃO FOI CORTADA PELA DRª EDITE ESTRELA, PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE SINTRA
RANCHO M.T.B.A  EM 2004
O MUSEU SITUA.SE NUMA CASA ANTIGA EM MAGOITO, CEDIDA PELO SR. FRANCISCO TEMÓTEO E SUA ESPOSA D. FERNANDA TEMÓTEO.

O M.T.B.A É SÓCIO EFECTIVO E FUNDADOR DA ASSOCIAÇÃO DO DISTRITO DE LISBOA PARA  A DEFESA DA CULTURA TRADICIONAL PORTUGUESA.
O M.T.B.A. É  FILIADO NA INATEL.
ANO 2000  JOSE M. VIDAL COSTA (EU)    -- ESCREVE ESTE LIVRO ( SINTRA E SUAS QUATRO ALDEIAS )

TODO ESTE  TRABALHO FOI FEITO POR MIM TANTAS  RECOLHAS E PESQUIZAS, MUITAS HORAS  DE TRABALHO EU TIVE ,MUITO TEMPO PERDI OU NÃO...GASTEI  MUITO DINHEIRO, INVESTI  NESTAS ANDANÇAS DE RECOLHAS  E PESQUIZAS, SEMPRE POR MINHA CONTA NUNCA NINGÉM ME PAGOU NADA EU FIZ PORQUE GOSTO DE ESTUDAR E INVESTIGAR O POVO DA NOSSA REGIÃO.

QUANDO SAÍ DO GRUPO DEIXEI  UMA CÓPIA DE TODAS AS RECOLHAS E PESQUIZAS QUE REALIZEI DURANTE O PERIODO QUE ESTIVE NO GRUPO DESDE 1989 A 2006 , TAMBÉM DEIXEI O MUSEU COM TODAS AS RECOLHAS , DEIXEI FOTOS DE TUDO QUE ESTAVA NO MUSEU, DEIXEI TUDO CATALOGADO , ONDE A FEDERAÇÃO DO FOLCLORE TAMBÉM TINHA AS RECOLHAS DE TUDO ATÉ DE UM PEQUENO FILME EM DVD DE TODAS AS RECOLHAS .

É EVEDENTE QUE O TRABALHO FOI MEU , POR ISSO TENHO TODOS OS TEXTOS ORIGINAIS  DE RECOLHAS  E PESQUIZAS EM MEU PODER E VOU CONTINUAR A ENSINAR TUDO QUE APRENDI DESTA REGIÃO A TODOS OS RANCHOS QUE PRECISAREM , DESDE : MODAS CANTADAS E DANÇADAS, TRAJES  E SUAS MEMÓRIAS , POIS SÓ ASSIM A CULTURA VAI PERMANECER, É DIVULGAR TUDO QUE APRENDI . PENSO QUE UM ESCRITOR QUANDO SE ZANGA COM UMA EDITORA NÃO DEIXA DE ESCREVER OS SEUS LIVROS  E EU NÃO SENDO NENHUM ESCRITOR CONTINUEI COM AS MINHAS RECOLHAS E PESQUIZAS E VOU CONTINUAR ATÉ PODER.

É PENA QUE ESTE RANCHO TENHA MUDADO TRAJES , MODAS QUE OS VELHOTES ENSINARAM E MANEIRAS DE COMPORTAMENTO QUE NADA ABONAM O NOME DA SUA TERRA , MAS AS PESSOAS SÃO ASSIM COMO NÃO FORAM ELAS QUE RECOLHERAM MUDAM AS COISAS SÓ PARA DIZER QUE FORAM ELAS QUE FIZERAM ESQUECENDO-SE QUE ESTÃO A PRESTAR UM MAU SERVIÇO Á CULTURA SALOIA.



EU PERGUNTO COMO É QUE FIZERAM RECOLHAS DIFERENTES SE A TERRA É A MESMA ? COMO É QUE A FEDERAÇÃO DE FOLCLORE PODE CONCORDAR COM ISTO? O QUE FIZERAM ÁS RECOLHAS QUE DEIXEI NO RANCHO ?  ( TALVEZ COM A RAIVA DE EU TER SAIDO DESTRUIRAM TUDO ) POIS EU SAÍ PORQUE A DIRECÇÃO SÓ QUERIA SABER DO FUTEBOL E QUERIA DESTRUIR O FOLCLORE, TODO O DINHEIRO QUE O RANCHO GANHAVA DAVA AO FUTEBOL E O RANCHO FICAVA SEM ELE , UM DIA A JUNTA DE FREGUESIA QUERIA AJUDAR O RANCHO FAZER UM VIDEO DE TODO O TRABALHO REALIZADO E AJUDAVA NUM TELHADO NOVO PARA O MUSEU , MAS A DIRECÇÃO VEIO TER COMIGO E DISSE PARA PARAR PORQUE SE A JUNTA AJUDAVA O RANCHO JÁ NÃO DAVA NADA PARA AS OBRAS E PARA O FUTEBOL , VISTO ISSO EU JÁ NÃO TINHA NADA A FAZER NO RANCHO PORQUE DURANTE O TEMPO QUE EU ESTIVE LÁ O RANCHO MANTEVE SEMPRE UMA QUALIDADE MUITO ALTA  E O DIFICIL NUM RANCHO NÃO É FAZE-LO MAS SIM MANTE-LO SEMPRE COM QUALIDADE .

 MAS ISSO FOI PASSADO PORQUE AO FIM DE POUCO TEMPO O TELHADO DO MUSEU CAÍU COM O TEMPORAL E TUDO QUE ESTAVA NO MUSEU FICOU DESTRUIDO É PENA , PORQUE LÁ ESTAVA TRAJES COM MAIS DE 100 ANOS E NÃO ERA 1 NEM 2 ERAM DIVERSAS JAQUETAS  DE HOMEM FATOS DE SENHORA, CASAQUINHAS DE SENHORA , LENÇOS DE CABEÇA, XAILES,CALÇADO,BARRETES , CHAPÉUS , LOIÇAS, MOBILIAS, PEÇAS DE LAVOURA , 1 RELÓGIO DE SOL ENFIM MUITA COISA QUE DEIXAVA MUITA VAIDADE TER AQUELE MUSEU E DEIXARAM MORRER TUDO NÃO TIVERAM CAPACIDADE DE MANTER TODO UM TRABALHO ARDUO DE MUITOS ANOS, MAS EU CONTINUO CÁ E UM DIA PODE SER QUE TENHAM A HUMILDADE E VENHAM PEDIR AJUDA SOBRE AS RECOLHAS , MAS HUMILDADE É UMA COISA MUITO CARA E POUCAS PESSOAS O TÊM PORQUE SABEM O MAL E O ERRO QUE FIZERAM. HAVERIA MUITO MAIS QUE CONTAR MAS FICO POR AQUI COM A MINHA INDIGNAÇÃO.

HOJE  EM DIA ESTOU NOUTRO RANCHO E VOU ENSINAR TUDO O QUE RECOLHI SEM MUDAR NADA PORQUE FOI ASSIM QUE OS VELHOTES ME ENSINARAM POR ESSE MOTIVO NÃO VOU MUDAR NADA  DO QUE APRENDI E A REGIÃO É A MESMA  A SALOIA.

UM DIA SERÁ TARDE PARA FAZER ESTAS RECOLHAS , PORQUE CADA VEZ QUE MORRE UM VELHOTE ARDE UMA BIBLIOTECA.


O FOLCLORE AO CONTRÁRIO DO QUE MUITA GENTE PENSA, OU JULGA SER, NÃO SE  TRATA APENAS DE UM GRUPO DE HOMENS E MULHERES BAILANDO E CANTANDO SOBRE UM PALCO, MAS , SIM DE UM CONJUNTO DE TRADIÇÕES COMPOSTO POR CRENÇAS POPULARES QUE ENGLOBAM NA SUA EXPRESSÃO: CONTOS, PROVÉRBIOS, CANTARES E MODOS DE TRAJAR DE UMA ÉPOCA OU REGIÃO.
 
AQUI DEIXO ALGUNS LIVROS QUE TENHO ESCRITOS SOBRE A REGIÃO SALOIA : SINTRA E SUAS QUATRO ALDEIAS ( JÁ EDITADO )  CINTRA SEU POVO , TRAJO SALOIO , A MINHA TERRA , INTRUMENTOS MUSICAIS , ENTRE OUTROS TEXTOS SOBRE A CULTURA DO SALOIO  E ONDE TENHO UM BLOG : http://cintraseupovo.blogspot.com QUE PODEM VISITAR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.