CINTRASEUPOVO

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O DRAMA DO FOLCLORE

MOVIMENTO  NOS  FESTIVAIS DE FOLCLORE

O DRAMA DO FOLCLORE

O folclore é uma actividade que movimenta milhares de pessoas, e faz milhares de eventos anuais, mais de dois mil grupos que cativam jovens para estas andanças, pena que tenho é que perde-se  o desrespeito pelo passado . A forma desvirtuada como a maioria dos grupos    (não )   representa os usos , costumes, trajes, danças e cantares, coloca mais um complexo sobre o folclore, já de si marcado por estigmas. o que marcou a actividade no estado novo, tendo servido de bandeira do  " Portugal bonito ",  ou o que deriva do olhar de quem vê de fora e o considera  " piroso ".
 O mundo do folclore é antigo e preconceituoso, visto dos dois lados, de fora, chega a ser  " piroso ou parolo ",  é desta forma que muita gente vê o folclore.

a federação do folclore, jornais de folclore, associações de folclore e muitos grupos de folclore, a esmagadora de ranchos folclóricos   " não é representativa " , ou seja não respeita as tradições e preferem o  " aplauzinho sobre os palcos "  mesmo que se exiba um relógio de pulso ou outro objecto que nada tem haver com uma  comunidade com cem anos, por isso eu digo, a maior parte dos grupos não têm preocupação com a representação, a maior parte não respeita as tradições, ou não percebem nada do assunto por dar muito trabalho fazer recolhas e pesquizas e então, vão pelo mais fácil, é inventar, mas o grande problema  é que essa gente diz que representam as suas terras, as suas gentes  e esse é o maior erro. Estes grupos não trabalham com as suas realidades tradicionais e culturas .
CHAMAM RANCHO FOLCLORICO  A  ISTO ?
apenas cerca de 500 ou  600 grupos de folclore têm bons projectos representativos, o resto dos grupos inspira-se no folclore para fazer espetáculos, é a simples procura do aplauso . No terreno , é  incontornável que este assunto venha sempre ao de cima e normalmente com o chavão,   " tanta aberração sobre estas questões, na televisão, tanto no concurso como agora dito programa de verão " se a f.f.p , não faz ou não tem poder para por fim a quem não representa bem o seu povo,  " acho que a federação, actualmente já não faz sentido, foi importante para os grupos indicar o caminho do rigor, mas agora está absoleta, como diz o povo , quem nasce torto tarde ou nunca se endireita ".

TODOS DE IGUAL  O POVO ANTIGO ANDAVA ASSIM ?
Era preciso uma estrutura nova que separasse o trigo do joio, os grupos que representam com rigor e os que preferem apenas o lado lúdico , ou seja, uma actividade que preserve a história do nosso povo. Mas para isso a f.f.p, terá que substituir os tais ditos delegados da federação, que estão nas diversas regiões, onde os próprios grupos deles estão muito mal,   (  como é que podem ensinar ou informar os outros se eles próprios o fazem mal ).

RANCHOS FEDERADOS  TODOS DE BANDEIRINHA NA MÃO
É incontornavel , a luta entre representação autêntica e recriação pura, ninguém no folclore, não tenho nada contra a recreação, só não admito e não aceito que usem o rótolo de folclore .
FATOS  DE  SENHORA  DATA  DE 1912 
Entrando no panorama português, e quantificando: Há cerca de 600 grupos que são fiéis na representação, e desses há três universos, cerca de 40 % cumprem os objectivos da f.f.p, a representação próxima da autenticidade, respeitando as tradições,  depois temos 30 % que estão a caminho e são bastante aceitáveis e que precisam ainda de algum trabalho  e depois outros 30 % que estão muito longe e precisam de muito trabalho, assume-o o presidente da f.f.p.
RANCHO NÃO FEDERADO

RANCHO NÃO FEDERADO MAS TODO TRAJADO E COM MODAS ANTIGAS DE RECOLHAS

Mas eu pergunto se encontra algum rancho dos tais delegados da f.f.p,? pois é muitos deles nem no terceiro grupo deviam de estar , mas ninguém os fiscaliza. Um dos grandes problemas é as pessoas terem medo de falar, ( mas eu não me calo mesmo que seja só eu a ouvir ) também é os grupos não realizarem , na sua formação trabalho de recolha e pesquiza, nas zonas  etnográficas onde se inserem,  optando por criar as coreografias das danças e poetizar umas alinhavadas quadras, que fazem acompanhar umas rabiscadas melodias.

RANCHO FEDERADO TODOS DE IGUAL E DE BANDEIRINHA
( não nos podemos esquecer que daqui a poucos anos não há velhotes a onde poçamos fazer recolhas ), os grupos que estão fora destes grupos que falei , estarão arredados da representação folclórica, são por isso grupos recreativos ou de revista. As pessoas ignoram a pesquiza histórica e antropológica quando se decide estar á frente de um rancho ou grupo de folclore, porque é preciso recuar, á essência do folclore, o folclore é um género de cultura de origem popular que remonta sempre a uma época especifica, na representação, que é o que fazem os grupos de folclore, remonta por norma a finais do século XIX , princípios do século XX , é ai, e a cada região
SIMBLO DA F.F.P
representada, é ai, que os ranchos têm de ir buscar os usos, costumes, cantos e danças, trajes etc., é o princípio sagrado de um rancho folclórico, mas há muitos ranchos que só querem o aplauso fácil, traindo o espirito nascido da criação do termo  folk + lore         
( povo + saber ) em 1846 pelo arqueólogo ambrose merton  ( pseudónimo de William John Thoms ) é importante saber os costumes e raizes do povo, para saber quem somos e como aqui chegámos .
RANCHO FEDERADO  SERÁ QUE É ASSIM QUE A F.F.P ACHA BEM ?
É preciso explicar aos mais novos o que é e como defende-lo  " o folclore e a etnografia " como por exemplo fazer  ( jornadas de folclore, exposições etc. , convidar antigos elementos do grupo e debater com eles esses assuntos, convidar amigos a vir aos ensaios, fazer ver aos jovens que o folclore é tudo menos um vazio sem sentido, é riquissimo cheio de sabedoria relacionada com as vivências das vilas e aldeias .





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.