CINTRASEUPOVO

terça-feira, 6 de setembro de 2011

ASSIM ME CONTARAM A HISTÓRIA

A NOSSA REGIÃO
SINTRA  VILA

ISTO QUE VOU RELATAR FOI DITO POR DOIS HOMENS QUE TANTO APRECIO:

LEAL DA CAMARA E CHABY PINHEIRO.

A POVOAÇÃO, QUE DAQUI DOS ALTOS DA RINCHÔA SE VÊ, NA PLANICIE NA DIRECÇÃO DA SERRA DE SINTRA, É MEM-MARTINS E O BAIRRO NOVO DO ALGUEIRÃO.
É UMA ALDEIA FLORESCENTE, UMA DAS QUE NOS ULTIMOS ANOS MAIS SE TEM DESENVOLVIDO DENTRO DO CONCELHO. UM INTENSO URBANISMO VAI AVASSALANDO TERRAS QUE  HÁ POUCO DE MEIA DÚZIA DE ANOS  ERAM MATOS IMPRODUTIVOS OU LEIRAS DE PÃO. NÃO SABEMOS QUANDO PARARÁ, NO SEU CRESCIMENTO QUE CAUSA SURPRESA MESMO A QUEM COMO NÓS, PROCUROU AMPARAR-LHE OS PRIMEIROS PASSOS, NO CAMINHO QUE TEM PERCORRIDO, COM TANTA FELICIDADE, QUE SEJA POR BEM.

ALGUEIRÃO   1969

DIZ CHABY PINHEIRO, PEDIU-ME UMA VEZ MESTRE LEAL DA CAMARA QUE CONTASSE UM POUCO DA HISTORIA DAQUELA POVOAÇÃO E DOS VELHOS HÁBITOS DOS SEUS SALOIOS. EIS OS ASPECTOS, QUE ESTE QUERIDO AMIGO DESEJOU, QUE TRATASSE NUMA PALESTRA, COMO SE QUALIDADES POSSUÍSSE, PARA ME DESEMPENHAR DE MISSÃO TÃO COMPLEXA.
CHABY PINHEIRO
MAS BONS VIZINHOS IMPÔEM OBRIGAÇÕES E POR ISSO AQUI ME ENCONTRO.
PEÇO A V.EXC. DESCULPA POR NÃO PODER CORRESPONDER GABALMENTE AO TITULO DA DISCURSATA POIS NÃO SOU HISTORIADOR NEM ETNÓGRAFO MAS VAMOS AO ASSUNTO.
O BAIRRO NOVO DO ALGUEIRÃO, AQUELE AGLOMERADO DE CASAS QUE É COMO QUE O PROLONGAMENTO DE MEM-MARTINS PARA O NORTE DA VIA FÉRREA COM POUCA HISTÓRIA, QUANDO NASCEU COM ESTE NOME. JÁ EU VINHA, NO VERÃO PARA MEM-MARTINS E, APESAR DOS CABELOS NÃO ME SEREM RAROS, TAMBEM NÃO ACREDITO QUE AS MENINAS CASADOURAS, QUE ME DÃO A HONRA DE OUVIR ESTE ARRAZOADO, ME JULGEM AVÔ TRÔPEGO PRECISANDO BARRETINHO EM DIAS DE TEMPERATURAS MENOS ELEVADAS. NÃO SEI MESMO PORQUE TOMOU AQUELE NOME ALGUEIRÃO, O VELHO FICA MUITO MAIS PARA O NORTE, A UMA BOA MEIA HORA DO APEADEIRO POR DETRÁS DO VELHO MOINHO, QUE LÁ NO ALTO, SERVE DE PONTO TRIGONOMÉTRICO.


FOI UMA QUESTÃO DE BAIRRISMO COMO PODERIA O ALGUEIRÃO VELHO VER A OUTRA NÃO MENOS VELHINHA POVOAÇÃO DESENVOLVER-SE SEM UMA CERTA CIUMEIRA ? PORQUE SE TIVESSE QUERIDO SER JUSTO , O BAIRRO NOVO CHAMAR-SE-IA FANARES PREFERIU-SE PORÉM AQUELA DENOMINAÇÃO. ASSIM SE DEIXOU NO ESQUECIMENTO UM LINDO NOME CUJA TERMINAÇÃO TEM SIMILARES NAS REDONDEZAS.
UMA NOTA QUE POSSUO, DIZ-SE QUE JÁ EM 1758 HAVIA EM FANARES DE BAIXO TRES FOGOS E DOIS EM FANARES DE CIMA, QUE DISTAVA DO PRIMEIRO DUAS ESCASSAS CENTENAS DE METROS.


MERCADO DE SÃO PEDRO DE SINTRA

O PRÓPRIO VISCONDE DE JUROMENHA, NO CONHECIDO LIVRO SOBRE SINTRA, AFIRMA QUE A FREGUESIA DE S. PEDRO DE PENAFERRIM TINHA 16 LUGARES E ENTRE ELES, LÁ EM FANARES COM OS SEUS 5 FOGOS, ATÉ UM VELHO MOINHO, HOJE DESAPARECIDO, ATESTAVA INDÚSTRIA LOCAL. COMO VEEM FANARES A SUA HISTÓRIA HÁ QUASE DOIS SÉCULOS O LUGAR NÃO ERA UM ERMO.

O BAIRRO NOVO DO ALGUEIRÃO É QUE É RECEM-VADO NO ENTANTO SE AINDA CHEIRA A CUEIROS, POSSO APONTAR A V. EXC. FACTO QUE MUITO O HONRA, AQUI FICOU RESIDÊNCIA O GRANDE ACTOR QUE FOI CHABY PINHEIRO, PARA ONDE VEIO CANVALESCER DUMA DOENÇA GRAVE E AQUI MORREU; E NA SUA CASINHA UMA LÁPIDE COMEMORA A SUA PASSAGEM NESTE LOCAL.A POVOAÇÃO DE MEM-MARTINS É MAIS VELHA, MAS DA SUA HISTÓRIA POUCO SEI, OU LHE FALTARAM CRONISTAS POR OS NÃO MERECER, OU VELHOS MANUSCRITOS JAZEM AÍ EM QUALQUER ARQUIVO, ESPERANDO ESTUDIOSOS QUE OS LIVRE, DA POEIRA DOS TEMPOS. ( NEJA EU ) COMO DIZ O SALOIO.
ESTAÇÃO DE ALGUEIRÃO
MEM-MARTINS O NOME É LINDO, DE BOM RESSAIBO MEDIENAL AFIRMA-NOS ALTA ANTIGUIDADE. QUEM SERIA PORÉM ESTE CAVALHEIRO QUE DEIXOU POR AQUI A SUA MEMÓRIA ?
AQUI VIVEU DURANTE MUITOS ANOS O ESCULTOR ANJOS TEIXEIRA E, NÃO HÁ MUITO, OUTRO GRANDE ACTOR, ALVES DA CUNHA, REPRESENTOU POR AMABILIDADE, NO NOSSO CLUBE.



MAS DIZIA EU, QUE MEM-MARTINS É MUITO VELHO TEM MESMO UMA VELHISSIMA HISTÓRIA, QUE VOU CONTAR: AINDA O TAL DE MEM-MARTINS ESTAVA NA ( MASSA DOS IMPOSSIVEIS ) COMO DIZ O SALOIO E, JÁ POR CÁ HAVIA HOMENS. COMO VEEM MEM-MARTINS TEM UMA HISTÓRIA, TÃO ANTIGA COMO A HUMANIDADE.

VOLTEMOS ESTA PÁGINA DA REGIÃO, DEIXEMOS CORRER MAIS SÉCULOS, DE QUE NADA SEI É POREM POSSIVEL QUE O TAL MEM-MARTINS POR AQUI TENHA APARECIDO NA IDADE MÉDIA, PODERIA TER SIDO ESFORÇADO CAVALEIRO QUE BATESSE A MOURA – AMA, MAS PODE TAMBEM TER SIDO PACIFICO AGRICULTOR, NÃO SE ESQUEÇAM QUE, BEM PRÓXIMO, TEMOS CASCAIS, COMO QUE A QUEREREM QUEBRAR A LENDA HERÓICA, POR O TAL HOMENZINHO Á RABIÇA DO ARADO, SEJA COMO FOR; OS SÁBIOS DIRÃO DA SUA JUSTIÇA,.AGORA O QUE LHES GARANTO É QUE JÁ ALGUEM ME PROPÔS MANDAR FAZER UM MONUMENTO AO CAVALEIRO MEM-MARTINS NO ROSSIO DA FONTE ! COMO SE EU FOSSE DOIDO.

QUEREM MAIS HISTÓRIAS DESTA TERRA ? POIS AÍ VAI OUTRA INFORMAÇÃO. NA TRADIÇÃO LOCAL DIZ-SE QUE O TERRAMOTO DE 1755 FOI PARTICULARMENTE VIOLENTO. AFIRMA-SE MESMO, SEM DADOS SATISFATÓRIOS QUE ALGUMAS DAS CASAS VELHAS DAQUELA POVOAÇÃO, QUE TEEM UNS CONTRAFORTES EXTERIORES, PARA AMPARO DAS PAREDES MESTRAS, DATAM DESSA ÉPOCA DIZ-SE QUE SE PUSERAM ESSES REFORÇOS PARA CONSOLIDAÇÃO DAS QUE MENOS SOFRERAM COM O CISMO. É CERTO POREM QUE UMA VELHA, QUE CONSULTEI SOBRE O ASSUNTO, ME DISSE QUE AQUELES REFORÇOS SE FAZIAM PORQUE AS PAREDES ERAM DE PEDRA SÊCA, ISTO É SEM ARGA MASSA, PARECE-ME QUE A VELHA TINHA RAZÃO, QUE ALGUMAS DESSAS CASAS POSSAM TER SIDO CONSTRUIDAS ANTES DO TERRAMOTO É BEM POSSIVEL, A SUA ARQUITECTURA É ANTIGA; NÃO FALTAM PELO CONCELHO CASAS SEMELHANTES, DEVIDAMENTE DATADAS. MAS NÃO TEMOS GARANTIA DE QUE AQUELAS TENHAM QUEBRADO POR CAUSA DO SISMO DE 1755. A ÚNICA HABITAÇÃO, DE QUE TENHO CERTIDÃO DE IDADE, É BEM POSTERIOR, É DE 1810 CONFORME O ATESTA A ( ERA ) NA VÊRGA DA PORTA.


SEJA COMO FOR O QUE SE VÊ É QUE O GRANDE TREMOR DE TERRA DEIXOU AQUI LEMBRANÇA QUE PERDURA, DIZ-SE QUE MORREU AQUI MUITA GENTE, TANTA GENTE MESMO QUE HOUVE NECESSIDADE DE FAZER UM CEMITERIO PARA ENTERRAR AS VITIMAS DA GRANDE CATÁSTROFE, LOCALIZAM-NO NA CHARNECA, ENTRE O ALTO DO CURRAL DO CHÃO E A ESTRADA DE SINTRA É O CEMITERIO VELHO, COMO AQUI LHE CHAMAM. TRATA-SE NA VERDADE, DE UMA VASTA QUADRA MURADA, AONDE HOUVE UMA CAPELA, MAS PARECE-ME GRANDE DE MAIS PARA POVOAÇÃO TÃO PEQUENA, MESMO QUE A SUA POPULAÇÃO QUE NÃO SEI QUAL ERA TIVESSE SIDO DIZIMADA MAS NÃO SE VEEM POR ALI RUINAS A TORTO E A DIREITO PARA QUE SE POSSA PENSAR EM GRANDE MASSA POPULACIONAL.


O QUE LHES POSSO DIZER É QUE TRES ANOS DEPOIS DO TERRAMOTO HAVIA SÓ 14 FOGOS EM MEM-MARTINS E 5 EM FANARES E 3 NO ALGUEIRÃO VELHO COMO JÁ DISSE. ASSIM O PRIOR ANTONIO DE SOUSA SEXAS, ENTÃO COLUCADO NA FREGUESIA DE S. PEDRO DE PENAFERRIM, AO CONTRÁRIO DOS SEUS COLEGAS DE S. MARTINHO E SANTA MARIA NADA NOS DIZ SOBRE O NUMERO DE MORTOS, QUE O GRANDE SISMO CAUSOU ENTRE AS SUAS OVELHAS. MAS A AVALIAR PELAS INFORMAÇÕES DO DE SANTA MARIA, QUE SE CHAMAVA SEBASTIÃO NUNES BORGES, A MORTALIDADE LOCAL FOI INSIGNIFICANTE SÓ LHE MORREU UM PAROQUIANO, O PADRE LUIS FRANCISCO SIMÕES DA FREGUESIA DE RIO DE MOURO, DIZ QUE TODOS OS SEUS FREGUESES FICARAM DE PERFEITA SAÚDE. POR ISSO CONCLUO QUE O TAL CEMITERIO VELHO TEVE OUTRO DESTINO, FOI PARA UMA EPEDEMIA DE ( CORRELA ) COMO ME DIZ A SR. MARIA BRUNA, DOCEIRA CONHECIDA.

OUTRAS HISTÓRIAS DE ALGUEIRÃO MEM-MARTINS
 
O NOSSO ESCULTOR, PEDRO AUGUSTO FRANCO DOS ANJOS TEIXEIRA COM 81 ANOS FEITOS EM 11 DE MAIO DE 1989, CONTOU-ME ( JOSE VIDAL COSTA ) VÁRIAS HISTORIAS DA NOSSA REGIÃO : POR VOLTA DE 1922, HAVIA UM FERREIRO QUE ERA DA FAMILIA DOS CAPITÃES POR ALCUNHA, PORQUE UM DELES TINHA SIDO CAPITÃO E ENTÃO TODA A GENTE OS CONHECIA PELOS CAPITÃES, ERA O ANTONIO CAPITÃO, O ZÉ CAPITÃO,O ALFREDO CAPITÃO,O JOAQUIM CAPITÃO. O ZÉ ERA FERREIRO, O ALFREDO ERA DONO DE UMA FORGA, O JOAQUIM NO NOS CAMINHOS DE FERRO O RESTO DOS IRMÃOS TRABALHAVAM NO CAMPO AINDA HAVIA MAIS TRES IRMÃOS ALGUNS TRABALHAVAM NA PROPRIA TERRA OUTROS Á JORNA, UM DELES ERA CARPINTEIRO QUE ERA UM DESGRAÇADO ANDAVA SEMPRE COM UMA MALA , QUANDO FAZIA QUALAUER TRABALHO SOAVA POR TODO O LADO E SAÍA-LHE TODO MAL, ERA A FAMILIA MAIS NOMEROSA.

ANJOS TEIXEIRA

HAVIA UMA SENHORA QUE ERA A TIA MATILOCAS, QUE VIVIA EM VAL DE PORCAS, MAS A TIMATILOCAS IA TODOS OS DIAS A MEM-MARTINS ELA ERA MUITO PEQUENINA ANDAVA SEMPRE COM UM CHAILE E UM SACO DE PANO NO BRAÇO, UM DIA ACONTECEU UMA COISA MUITO ENGRAÇADA, O MANUEL MIRANDA, ( DA FAMÍLIA DOS CAPITÃES ) QUE ERA UM HOMEM MUITO GRANDE E CASADO COM UMA MULHER MUITO TERRÍVEL ERA UM FEITIO DESGRAÇADO ROGAVA PRAGAS A TODA A GENTE, UM DIA ELE QUE ERA UM HOMEM QUE NÃO ERA BEBADO, MAS BEBEU UNS COPOS E CAÍU PARTIU A CABEÇA E ESTAVA A DEITAR SANGUE DA CABEÇA A TIA MATILOCAS ESTAVA AO PÉ, ELA TINHA UNS OLHOS MUITO PEQUENINOS, MUITO VERMELHOS E MUITO RAMELOSOS E, CHEGA A MULHER E COMEÇOU A RALHAR E A ROGAR PRAGAS E A DIZER AO HOMEM POIS ÉS UM DESGRAÇADO PARTISTE A CABEÇA , ENTÃO A TIMATIMOCAS DISSE: Á MULHER DEIXA ISSO E VAI BUSCAR UMA TEIA DE ARANHA PARA POR NA CABEÇA DO HOME ! ( ERA ASSIM QUE DIZIA ), PORQUE O MELHOR QUE HAVIA PARA ESTANCAR O SANGUE ERA UMA TEIA DE ARANHA. E O MANUEL MIRANDA DISSE ASSIM: Á MATILOCAS TU TENS UNS OLHOS TÃO PEQUENINOS MAS SEMPRE SÃO MAIS BONITOS, ESTE HOMEM SOBIA UMA ESCADA PARA O PALHEIRO COM DOIS FARDOS DE PALHA ÁS COSTAS E HAVIA OUTRO QUE ERA O ISIDORO, O MOLEIRO, A EIRA ERA UNS 30 OU 40 METROS DO MOINHO E ELE LEVAVA UM SACO DE TRIGO EM CADA BRAÇO UM SACO DE TRIGO SÃO 6 ALQUEIROS PESA Á VOLTA DE 60 KG, PORTANTO LEVAVA 120 KG , TINHA UMA COISA ENGRAÇADA O MOINHO ERA FORA DE MEM-MARTINS, O MOINHO NÃO TENHO A CERTEZA A ONDE ERA, ELE TINHA UM BURRO QUE CADA VEZ QUE ENTRAVA EM MEM-MARTINS O BURRO COMEÇAVA A ZURRAR, OS FILHOS HOUVIAM E DIZIAM UM PARA O OUTRO Ó MATEUS LÁ VEM O PAI.
CICLO  DO  PÃO

TENHO UMA HISTORIA ENGRAÇADA QUANDO EU IA AOS BAILARICOS, IA SEMPRE COM UMA MOÇA QUE MORAVA AO PÉ DE MIM, E HAVIA BAILE NA CASA DA BRINCADEIRA ERA COMO A GENTE LHE CHAMAVA, A MINHA MÃE PUNHA-ME A PICAR HORTALIÇA PARA AS GALINHAS SÓ QUANDO A PICA-SE TODA É QUE PODIA IR, ASSIM QUE ACABAVA LÁ IA EU E ELA A CORRER DE MÃO DADA POR ALI A FORA PARA O BAILARICO, QUE ERA A ONDE HAVIA UM LARGO QUE TINHA 2 PLATANOS, NÃO SEI SE LÁ ESTÃO AINDA Ó NÃO, HAVIA ALI 2 LOJAS UMA DELAS ERA A CASA DO BAILHO E A OUTRA VENDIA DE TUDO ERA CHITAS, RISCADOS, CUTIM PARA AS CALÇAS, SABÃO AMARELO E TINHA TABERNA JUNTO, ISSO ERA ALI PERTO DO CRUZEIRO.

CRUZEIRO  EM  MEM MARTINS

NOS BAILARICOS ARRENJAVA-SE NAMORICOS E QUANDO AS PESSOAS SABIAM QUE ERA A SÉRIO AS MÃES DAVAM O LUGAR PARA ELES SE SENTAREM E ACABAVAM POR CASAR E AO PÉ DAS PORTAS HAVIA UMA PEDRA QUE DAVA PARA DOIS LUGARES E ALI SE SENTAVAM Á PORTA PORQUE ELES NÃO ENTRAVAM EM CASA.
ATLIER  ANJOS  TEIXEIRA

NOS BAILARICOS HAVIA SEMPRE ZARAGATA, ERA OS DO ALGUEIRÃO E OS DE MEM-MARTINS, OLHA OS DE MEM-MARTINS CHAMAVAM-LHE OS RABOS BRANCOS ( ERA A ALCUNHA ), QUE TINHAM A PONTA DO RABO BRANCO, OS DA ABRUNHEIRA ERAM OS BRASILEIROS E OS DO ALGUEIRÃO TINHAM UMA MUITO ENGRAÇADA MAS NÃO SOU CAPAZ DE ME LEMBRAR.
EU TAMBEM SEI TOCAR, TOCAVA UMA MODAS ANTIGAS OUTRAS QUE SE OUVIA NA TELEFONIA, HAVIA MODAS DE RODA, CRUZADO E O VIRA TAMBEM CONHECI O FANECA ELE TOCAVA NUM ARMÓNIO, TOCAVA MODAS ANTIGAS E DA ÉPOCA ELE É QUE FAZIA OS BAILARICOS TODOS DA ZONA E ELE TINHA UMA MODA QUE SE BAILHAVA EM RODA QUE ERA ASSIM:

OCARINAS

EXISTIA UM MOLEIRO QUE ERA O ARTUR MOLEIRO, JÁ MORREU ESSE HOMEM, TEVE UMA FÁZE DE ALCOLISMO TERRÍVEL ELE CASOU COM UMAVIÚVA QUE JÁ TINHA UMA FILHA, DEPOIS DE CASAR TEVE ESSA FAZE TERRÍVEL, UM DIA RESOLVEU DEIXAR DE BEBER VINHO OLHE ENLOUQUECEU ELE FOI ALCOÓLICO DURANTE ANOS DE REPENTE PAROU FOI O FIM , O MÉDICO QUE ERA DR. JOAQUIM SANTOS QUANDO ELE FOI LÁ A PRIMEIRA VEZ A PRIMEIRA COISA QUE ELE FEZ FOI DÁR-LHE UM COPO DE VINHO PARA ELE ACALMAR, CHEGOU A ESTAR ENTERNADO MUITO TEMPO, O MATEUS AQUELE QUE DIZIA OLHA LÁ VEM O PAI, QUANDO O BURRO ZURRAVA, ERA IRMÃO DELE, O TIO ARTUR JÁ MORREU COM 85 ANOS E MORREU EM 1980 MAIS OU MENOS.
ESTAÇÃO DO COMBOIO

ELES ERAM MUITO RICOS EM TERRAS, A INFELICIDADE FOI COMEÇAR A VENDER TERRAS, A PRIMEIRA TERRA QUE ELES VENDERAM FOI UMA JUNTA AO APIADEIRO COM UMA CASA AQUILO ERA UMA TERRA GRANDE TINHA P,RÁ I 3.000 A 4.000 METROS DE TERRA E ELE PEDIO AO MEU PAI PARA AVALIAR O TERRENO FOI A 10 TOSTÕES O METRO QUADRADO E O MEU PAI DISSE-LHE QUE VALIA 3 OU 4 CONTOS, O HOMEM ESPANTADO DISSE: O QUÊ ? TANTO DINHEIRO? E VENDE-O , O DINHEIRO GASTOU-SE E EM VEZ DE TRABALHAR NAS TERRAS DELE COMEÇOU A TRABALHAR POR CONTA DOS OUTROS E FOI ASSIM A DESGRAÇA DAQUELA GENTE E A RIQUEZA DOS OUTROS, MAIS TARDE CONSTRUIRAM VIVENDAS E PRÉDIOS AGORA JÁ NÃO CONHEÇO MEM-MARTINS SE LÁ FOR PERCO-ME.

CAMPO DE FUTEBOL

O CAMPO DE FUTEBOL ANTIGO DE MEM-MARTINS, FOI FUNDADO POR MIM E POR O DR. SOARES RIBEIRO ESSE HOMEM MORREU Á POUCO TEMPO ELE FEZ MUITA COISA LÁ, POR EXEMPLO A CAPELA.
FIZEMOS UM GRUPO DE FUTEBOL PARA ARRENJAR DINHEIRO PARA A ESCOLA IA LÁ O SINTRENSE, O BELAS E O DR. SOARES RIBEIRO E EU IAMOS DE MANHÃ DE DOMINGO POR OS VIDROS QUE TINHAM PARTIDO NA SEMANA ANTERIOR. AQUILO DAVA SEMPRE PANCADARIA E A COISA ERA DE TAL MANEIRA QUE O GUARDA REDES DO BELAS FOI BUSCAR UMA PEDRA E COM ELA NA MÃO ZÁS NA CABEÇA DO OUTRO QUE LHE TINHA MARCADO UM GOLO, AGORA ESTÁ TUDO MINADO DE CASAS, NO MEU TEMPO SÓ HAVIA UMA QUINTA QUE ERA A DE FANARES ERA UMA QUINTA ESTUPENDA, TINHA TUDO TINHA UMA AZENHA E MUITA CRIAÇÃO ERA ATÉ AO APIADEIRO DO COMBOIO.

CAPELA DE  MEM MARTINS

NO ALGUEIRÃO HAVIA 3 IRMÃOS QUE ERAM UMA PESTE, UM ERA CONHECIDO POR O INFERNO, OUTRO O DIABO E O OUTRO QUE ERA O MAIS NOVO O PORGATÓRIO, ERAM TERRÍVEIS E HAVIA UM MOLEIRO COITADO QUE TINHA O ALMOÇO NO MOINHO , QUANDO O HOMEM VEIO PARA ALMOÇAR NÃO TINHA NADA PORQUE O DIABO JÁ LHE TINHA TIRADO E COMEU TUDO, ERAM MESMO RÚIS , ESTAVAM SEMPRE A FAZER MAL NA EIRA DO ALGUEIRÃO EM FRENTE DA PADARIA, ERA UMA EIRA PUBLICA E FAZIA-SE LÁ BAILARICOS, ELE PUNHA UM RAMO ÁS COSTAS E COMEÇAVA A BAILHAR E PICAVA TODA A GENTE.
NA PAREDE DA CASA , TINHA UMA PEDRA QUE FAZIA DE DEGRAU SABE O QUE O TIPO FEZ ? DEPENOU UM PASSARINHO TODO E PÔS O PASSARINHO VIVO NA PEDRA, ELE SÓ PARA FAZER MAL IA FAZER CÁCA NO PASSADOIRO VOLTA E MEIA ESTAVA PRESO.

EM 1922 LOGO DEPOIS DA GUERRA, Á ENTRADA DO ALGUEIRÃO HAVIA UMA PADARIA COMO JÁ DISSE, NÃO HAVIA PÃO EM LADO NENHUM E EU IA DE MEM-MARTINS LÁ ACIMA Ó PÃO, AS MULHERES FAZIAM UM BARULHO DESGRAÇADO O PADEIRO SIMPATIZAVA COMIGO, PORQUE EU NÃO FAZIA BARULHO E ELE DISSE-ME PARA ME DEIXAR FICAR PARA O FIM E EU FIQUEI ALI QUIETINHO ENTÃO ELE DEU-ME UM SACO COM 15 KG DE PÃO TINHA ACABADO DE SAIR DO FORNO, ELE ENTÃO DISSE-ME: AGORA DEZATA A CORRER E COMECEI A CORRER SÓ PAREI NO FORNO DA CAL, O PÃO ERA BRANQUINHO MAS CHEIRAVA A BAFIO ERA POR CAUSA DA FARINHA MAS ERA O MELHOR E NÃO HAVIA OUTRO.

HOUVE UM TIPO EM LISBOA QUE CHEGAVA A MISTURAR PÓ DE PEDRA NO PÃO. O FORNO DA CAL ERA AO PÉ ONDE ESTÁ AGORA O CEMITERIO.


MORAVA EM MEM-MARTINS UM HOMEM DE NOME PALRRISTA, ERA A PESSOA QUE ESCREVIA CARTAS ÁS PESSOAS QUE LHE PEDIAM E AS PESSOAS DAVAM-LHE ROUPAS QUE JÁ NÃO USAVAM ELE VESTIA TUDO, ESSE HOMEM TINHA UMA CALIGRAFIA DE SONHO, ERA CONHECIDO POR PALRRISTA PORQUE ESTAVA SEMPRE A FALAR, NUNCA ESTAVA CALADO, UM DIA ACONTECEU UMA COISA ENGRAÇADA, HAVIA UM HOMEM QUE TINHA UMA FORTUNA FABULOSA MAIS DE 6.000 CONTOS EM 1922 JÁ PODEM VER, ELE CONSTRUIO O CASINO EM SINTRA E O BAIRRO DAS FLORES E EU MORAVA NA CORRENTEZA AO PÉ DELE, QUANDO ELE PASSAVA CHAMAVA-ME SEMPRE PARA EU IR COM ELE NO COMBOIO.

TODAS AS PESSOAS QUE LHE IAM FALAR CURVAVAM-SE E EU NUNCA ME CURVEI, ERA GUARDA LIVROS DA PRINCIPAL CASA DO PORTO ERA UM HOMEM MUITO INTELIGENTE, MAS TRATAVA-O COM TODO O RESPEITO, IAMOS PARA O COMBOIO E SE HAVIA DIAS QUE O PALRRISTA ESTAVA MAL VESTIDO AQUELE ERA UM DELES, TINHA OS DEDOS TODOS DE FORA A BOINA DE LADO O CASACO MUITO GRANDE E AS CALÇAS MUITO COMPRIDAS, EU PASSO POR ELE E DIGO Ó PALRRISTA ESTAS BONZINHO ? OLÁ E TU ESTAS BOM.
O HOMEM PAROU E DISSE-ME ENTÃO AQUELE TÃO MAL VESTIDO A TRATAR-TE POR TU ? EU DISSE É MEU AMIGO DE MEM-MARTINS SOMOS AMIGOS DESDE CRIANÇAS E NAQUELA ALTURA TINHA OS MEUS 20 ANOS E ELE CALOU-SE.
O PALRRISTA UM DIA CHEGOU AO PÉ DE MIM E DISSE-ME Ó PEDRO SABES QUAL É A MAIO PALAVRA PORTUGUESA ? NÃO QUAL É! ANTICONSTITUINALICIMAMENTEBEM, EU DISSE MAS ISSO SÃO DUAS PALAVRAS, SÃO ? DISSE ELE POIS SÃO ! ANTICONSTITUINALICIMEMENTE É UMA BEM É PUTRA, NÃO FAZ MAL MAS ESTÁ BEM DITO NÃO ESTÁ ? OLHA EU UM DIA GOSTAVA DE FALAR COM O PRESIDENTE.

GOSTO DE ME LEMBRAR DELE ESSE HOMEM MATOU-SE POR HONESTIDADE ATÉ AS PESSOAS DIZIAM: NÃO DIGAM QUE O PALRRISTA SE MATOU O PALRRISTA CASTIGOU-SE COM A MORTE.
MUSEU  LEAL DA CAMARA

O SALOIO ERA CONSIDERADO MUITO AVARENTO O QUE GANHAVAM GUARDAVAM TUDO PORQUE REPAREM : NÃO HAVIA REFORMAS NEM PENSÕES E ELES TINHAM QUE GANHAR PARA A VELHICE MAS ERAM BOAS PESSOAS ELES SABIAM QUE QUANDO CHEGA-SEM AO FIM DA VIDA DE TRABALHO E NÃO TIVESSEM NADA SÓ HAVIA UM RECURSO ERA PEDIR ESMOLA PORQUE EU VI MUITOS PEDIR ESMOLA, NÃO SE PODE CONSIDERAR ISSO AVAREZA ISSO É O MEDO NATURAL, ELE TINHA QUE TRABALHAR SE NÃO TRABALHA-SE NÃO COMIA, OS CÃES NÃO COMIÃO PORQUE NÃO TRABALHAVAM ELES ERAM MAGRISSIMOS, ATÉ HAVIA O DITADO ( EM CASA DESTE HOMEM QUEM NÃO TRABALHA NÃO COME ) O CÃO NÃO TRABALHAVA NÃO COMIA É CLARO ELE TRABALHAVA GUARDAVA A CASA MAS PARA ELES NÃO ERA TRABALHO DE MANEIRA NÃO SE DAVA DE COMER, QUEM COMIA ERA O PORCO PORQUE O TRABALHO DELE ERA SÓ COMER, PARA CHEGAR AO NATAL E MORRER, FAZIA-SE MUITAS MATANÇAS MAS ERAM QUAZE TODAS PELO NATAL, HAVIA AS SALGADEIRAS DE PEDRA E METIA-SE LÁ JUNTAVA-SE ALGUMAS PESSOAS, MAS AQUI NÃO ERA AQUELA FESTA DE PEGAR NO PORCO E COMELO EM FESTA, PELO MOTIVO QUE EU JÁ DISSE.

TIO JOAQUIM DA LOJA   --  HOMEM BONDOSO  EM ALGUEIRÃO
O SALOIO COMO SE JÁ DISSE ERA MUITO AVARENTO, MAS TAMBEM DESCONFIADO, COMO DEVEM SABER SINTRA FOI TOMADA POR VOLTA DO SÉCULO XII QUE ERAM UNS BARBAROS E NESSA ALTURA, PREFERIRAM ENTREGAR SINTRA QUE VELA DESTRUIDA E ENTÃO OS ÁRABES DERAM A MUITOS HOMENS PEDAÇOS DE TERRAS MAS ELES PASSARAM A VIDA DESCONFIADOS COM MEDO DOS MANDÕES, SOBRE AS PATAS DELES COMO DEVEM SABER O SALOIO É DESCENDENTE DOS ÁRABES E FICOU SEMPRE A DESCONFIANÇA QUER DIZER O MEDO DE SER ENTRUJADO, POR ISSO O SALOIO HOJE AINDA É ASSIM SEMPRE COM CUIDADO DAQUILO QUE DIZ E COM CUIDADO O QUE FAZ.

NO ALGUEIRÃO , CONHECI UM HOMEM QUE TINHA , MUITAS TERRAS , UMA MERCEARIA E UM ARMAZEM, AONDE TINHA VÁRIAS PESSOAS A TRABALHAR POR CONTA DELE Á JORNA, ESSE SR. ERA DE NOME JOSÉ POLES MIRANDA DEPOIS QUANDO MORREU FICOU TUDO PARA OS FILHOS QUE SEGURAM OS TRABALHOS, AQUI SEMEAVA-SE MUITO TRIGO. REPAREM SEMEIA-SE EM JANEIRO, MONDA-SE EM MARÇO DEPOIS CEIFA-SE E FAZ-SE A DEBULHA E SEGUE-SE MESES SEM TER QUE SE FAZER E QUANDO CHEGA A SETEMBRO ALQUEVA-SE ALQUEVAR A TERRA NÃO É PRECISO MUITA GENTE UMA JUNTA DE BOIS OU COM UM BURRO E LAVRA-SE COM UMA CHARRUA, NÃO ME LEMBRO ELES TEREM GADO DE TRABALHO DEVIA SER ALUGADO TINHA ERA OVELHAS, SE TINHAM FOI JÁ NO TEMPO DO FILHO SR. ANTÓNIO CRISPIM, TINHAM VINHAS NA BARROSA E MAIS PESSOAL A TRABALHAR NO TEMPO DO PAI NÃO ME LEMBRO.
CHARRUAS DE MADEIRA

DITO E DESENHADO PELO MESTRE ANJOS TEIXEIRA: TODOS OS ANOS CHEGADA A ALTURA, ( FAZIA-SE ) A EIRA: PUNHAM UMA PIPA EM CIMA DE UM CARRO DE BOIS E IAM ENCHE-LA DE ÁGUA Á FONTE DE FANARES. O CARRO ENTRAVA NA EIRA E DESPEJAVA A ÁGUA ATÉ ELA FICAR EM LAMA. OS BOIS ANDAVAM Á RODA, PISAVAM E A TERRA FICAVA DURA, MAS QUEM ACABAVA AS OVELHAS, MAIS LEVES E COM AS UNHAS PEQUENINAS, FAZIAM O PISO MAIS LISO .

CHARRUA  EM  FERRO

JUNTO ÁS PEDRAS AO ALTO, PINTAVAM UMA FAIXA, SABEM COM QUÊ ? COM BOSTA DE VACA, DISSOLVIDA EM ÁGUA, POR CAUSA DAS FORMIGAS ! AS FORMIGAS GRANDES, CLARO, AQUELAS DE QUE PIERRE FALA NUM LIVRO DELE CHAMADO < A VIDA DOS GRILOS >.

FICAVA TUDO AO SOL , A SECAR, MAS NÃO POR MUITO TEMPO, A BOSTA FICAVA MUITO DURA E A TERRA, BEM PISADA TAMBÉM.

UMA HISTÓRIA: QUANDO ERA NO TEMPO DAS CEIFAS E DAS DEBULHAS DIZIAM: ESTE FOI UM BOM ANO, MAS QUASE SEMPRE, O DONO DIZIA : FOI UM ANO RUIM, NÃO POSSO PAGAR MAIS.

BEM, A RAPARIGA BONITA TINHA UM NAMORADO E FORAM OS DOIS APANHAR A ESPIGA SETE ESPIGAS E EU ESTAVA NUMA DELAS DEPOIS APANHARAM SETE PAPOILAS E UM RAMO DE UMA OLIVEIRA. AO CHEGARMOS TODOS A CASA NAS MÃOS DELA, ATOU AS ESPIGAS AS PAPOILAS E O RAMO DE OLIVEIRA COM UMA FITA E PENDUROU-NOS NUMA PAREDE. FICÁMOS LÁ TODO O ANO E, UM DIA, METEU-NOS NUMA GAVETA COM ROUPA DELA E UM RETRATO DO RAPAZ. FICÁMOS ALI UNS TRES ANOS, OUVI DIZER. SE ELA NÃO FOSSE FILHA DE UM CAMPONÊS, TINHA-NOS DEITADO FORA, MAS ESPEROU PELA DEBULHA E QUANDO O < CALCADOIRO > QUERO DIZER, QUANDO O TRIGO ESTAVA NA EIRA COM AS ESPIGAS TODAS VOLTADAS PARA CIMA, ELA TIROU SÓ AS ESPIGAS PARA A EIRA. EU ESTAVA LÁ, CLARO E MAIS UMA VEZ VIA A LUZ DO LINDO SOL.

PARA AS TERRAS DE TRIGO FICA SEMPRE UM CAMALHÃO DE CADA LADO DE TRES REGOS, A TERRA É ALQUEIVADA COM CHARRUA E, NA ALTURA DA SEMENTEIRA, É LAVRADA COM O CHAMADO ARADO DE < DERREGA > ISTO É UM ARADO QUE TEM Á FRENTE, ATADO, MEIO CESTO DE < CAMOIÇO > QUE É UM CESTO DE VINDIMA MAIS PEQUENO, OU SIMPLES TRONCOS DE VIME. ISTO É PARA A TERRA SER ATIRADA PARA CIMA DA LEIRA E ABRIR UM REGO LARGO.
MAS ANTES, A TERRA FOI GRADADA COM UMA GRADE PARA FICAR MAIS LISA.

HOJE NO ANO DE 1989 RARAMENTE SE VÊ ESTE TRABALHO, LAVRAR COM O BURRO OU COM BOIS, SÓ EM TERRAS QUE NÃO HAJA CAMINHO PARA OS TRACTORES, OU PESSOAS QUE NÃO TENHAM POSSES PARA O ALUGUER DE MÁQUINAS.
LAVRAR COM UM BURRO













Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.