CINTRASEUPOVO

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ORIGENS DAS DANÇAS


                                          LAZER  DO  SALOIO



FALAR-SE  DO  LAZER DO  HOMEM SALOIO  É FALAR  SOBRETUDO  DE  UM TEMPO  POUCO ENTRE  O  TRABALHO  TRADICIONAL  DA TERRA  E  DAS  FÁFRICAS.

ENTRE  UMA  NOVA  ENXADADA,  A  DESCANSAR, SOBRE  O  CABO, LÁ  SE  DESENROLAVA  UM  CIGARRO, DE  TABACO  DUQUE,  ZIG-ZAG, DEFINITIVO PROVISÓRIOS COM PAPEL  GALO.

Á NOITE , NA  TABERNA , HAVIA  AS  CARTAS, O DOMINÓ,  A  LARANJINHA OU O CHINQUILHO  NUM  PALHEIRO OU TELHEIRO  OU  MAIS RECENTE, NAS  COLECTIVIDADES.

MAS  SE  OS  BAILES ERAM  OBRIGATÓRIOS  PARA  OS  SALOIOS  OUTRO  ELEMENTO  CERTO  ERA  A GAITA DE BEIÇOS  OU  HARMÓNICA  QUE  DE  VEZ  EM  QUANDO LÁ  SALTAVA  PARA  AS  MÃOS  E COM  COMPASSO  MARCADO  PELO PÉ  SE  ABRIA  A  FUNÇÃO  Á  QUAL  TODOS  ADERIAM  .
BICO  E  TACÃO


                                                 PASSECATE                                    

                                             ( PASSO DE QUATRO )                                                

 MODA  DO TEMPO DAS IVASÕES  FRANCEZAS, É UMA MÚSICA DE ORIGEM PALACIANA E FOI ( ADOPTADA ) PELOS SERVIÇAIS DA ZONA SALOIA, COMO ACONTECE EM MUITAS OUTRAS MODAS.

CHAMAM-LHE    ( PASSO DE QUATRO )  ( PASSO CATO ) ( PACE CATE ) OU PACE  DE  CATRE .   PODE SER  TOCADA  ORIGINALMENTE POR UM CRAVO OU INSTRUMENTO DE DEDILHAÇÃO  ( PIZZICATO ),  PALHETA OU PLECTRO, DOS  VÁRIOS EXISTENTES NA ÉPOCA ANTES DAS  CONCERTINAS.

A DANÇA APRESENTA FORTÍSSIMOS VESTÍGIOS DA MESURA SOLENE CORTESÃ, PRÓPRIA DE SALÃO NOBRE.



                                              Ó  AI  Ó  LINDA

 OS  SALOIOS  DE  OUTROS  TEMPOS   (  ATÉ CERCA DE 1957 ) ERAM  USEIROS NAS  BOCAS  DE    LÍNGUA  CRÍTICAS,  SOBRETUDO  NAS  OCASIÕES DAS  ( PULHAS )    -- DICHOTES ATREVIDOS E ORDINÁRIOS, AMPLIADOS POR UM FUNIL, POR VEZES OFENSIVOS DA HONRA  ALHEIA, COMEÇANDO PELAS RAPARIGAS.

UMA VERSÃO OUVIDA A UM GRUPO DE VELHOTES,  PARA OS LADOS DA MALVEIRA, ESTAS PULHAS DEMONSTRAM INDELICADEZA E DESPREZO DOS PEDANTES LISBOETAS PELO SALOIO.

E ASSIM É  PRÓPRIO DE UMA DESGARRADA.




                                                       GROGÊ

 DE  VÁRIAS  RECOLHAS  E  CONSULTAS  EM LIVROS  Á  DUAS  VERSÕES PARA ESTA MODA  APARENTEMENTE DE NOME  FRANCÊS.

1º-- OS RAPAZES ESTAVAM ENCARREGADOS DE  FALAR ( CONTRATAR )  O TOCADOR .  AS  RAPARIGAS FAZIAM UMA PEDIDA ( COLECTA ) “ PRÓS TREMOÇOS DO TOCADOR “ E TREMOÇOS TAMBÉM SÃO  SINÓNIMO DE BEBIDA … EM FRANCÊS, GORJETA É      POURBOIRE,  O QUE , COMO AGORA, ASSOCIA UMA BEBIDA, E NÃO SÓ DINHEIRO, AO ACTO DE GRATIFICAR UM SERVIÇO . E , SE É VERDADE QUE TOCAR BAILAR E CANTAR SECA A GARGANTA ( A GORGE …)  A MODA  GROGÊ  ESTARÁ LIGADA  A UM INTERVALO NO  BAILARICO , TALVEZ  ATÉ COMO UM SINAL OU CÓDIGO USADO PARA FAZER UM INTERVALO E MOLHAR A GARGANTA .

 ETIMOLOGIAS RELACIONADAS COM GORGE:  GURGA ( LATIM = GARGANTA; GORGE ( FRANCÊS )= PESCOÇO; GORJO ( PORTUGUÊS) = GARGANTA, GOELA, BOCA.



2º-- A NÃO SER QUE GROGÉ  ESTEJA ETIMOLOGICAMENTE CRUZADO COM GROG ( INGLÊS ),   EM PORTUGUÊS   GROGUE  ,  BEBIDA FEITA COM  AGUARDENTE, ÁGUA TÉPIDA,  AÇÚCAR, CASCA DE LIMÃO. O DENOMINADO CHAMPANHE SALOIO  É UM  POUCO ISSO . ESTAR GROGUE ( PORT.)  É ESTAR UM  POUCO  ÉBRIO,  COM UM GRÃO  NA ASA ,  GROGÊ  PODE SER MUITO  BEM UMA FORMA  FAMILIAR  DE  ( GROGUE ) USADA POR  RAPAZES E RAPARIGAS EM ALGUM EXCESSO  FESTIVO.

MAS GROGÊ PODE MUITO BEM SER UM MEIO DE TRANSPORTE DE ANTIGAMENTE  ( QUANDO ? ) BONITO, POTENTE E LIGEIRO DE QUE RAPARIGAS GOSTASSEM.

NESTA MODA, PARECE DE TENTAR A SEGUNDA HIPÓTESE, DAS QUE APRESENTO CONFORME DIZ A LETRA.

ELA VAI DE RODA, UM POUCO GROGUE, ISTO É , COM UM GRÃO NA ASA , AMPARADA OU ATÉ EM CADEIRINHA, POR AMIGOS OU NAMORADO, ABRAÇANDO-O MUITO PUBLICAMENTE, E QUERENDO ENTRAR PARA CASA DELE, SEM MEDIR AS CONSEQUÊNCIAS…





                                         CHOTICE  VALSEADA  

 TEM VÁRIOS NOMES , NA REGIÃO SALOIA:   XOTIÇA,  CHOUTICE,  CHECOTE E,  ATÉ  CHACOTA (  QUE ERA  UMA  DANÇA  MEDIEVAL ) VEM  DE  FAZER  CHACOTA  DE ALGUEM  ,   COMO DIZIA O SALOIO  (  ÁI  A CHOUTICE ESTÁS ME  A CHATIAR COM ISSO ).


  

                                           FADO  ESPINHO

É  POETICAMENTE  MUITO  BELO  -- NA  SUA  APARENTE  SIMPLICIDADE O COMTEÚDO  DESTE  POEMA.  É  UMA  MENSAGEM  DE  FRUSTAÇÃO  E  DESILUSÃO, POIS  O ESPINHO  RESULTA  DE SE GORAREM TODAS AS ESPERANÇAS DE ENCONTRAR A  AMADA NA FESTA DA SERRA DE SINTRA. MENSAGEM GUARDADA NA METÁFORA DO ESPINHO, QUE ( ESTÁ NO CORAÇÃO ) …  A FORMA DE FADO É ADEQUADO A ESSE  DESALENTO  INTIMISTA E FATALISTA.



                                     VALSA A DOIS TEMPOS

BELÍSSIMA  VALSA  EM  TOM  MENOR, MUITO TOCADA  NA  REGIÃO  SALOIA .   COM  MUITAS  VARIANTES  NA  SUA  DANÇA  NA PROPRIA REGIÃO ,  TALVEZ  DERIVADO  DE ALTERAÇÕES  QUE OS GRUPOS DE FOLCLORE  TEEM FEITO .



ONDE   SE  NOTA   TAMBEM   NA  VALSA  A DOIS PASSOS .



                                           GINGA – GINGA

GINGA / GINGAR  PROVÉM  DO  ALEMÃO  GIGEN = BALANÇAR. CREIO QUE ESTÁ ESTABELECIDO A ASCENDÊNCIA PALACIANA DESTA DANÇA, SOBRETUDO SE FOR DANÇADA SEGUNDO A SUA ORIGEM E SIGNIFICADO: MENEAR AFECTADAMENTE O CORPO.

ESTE SIGNIFICADO SITUA-SE NO CAMPO SEMÂNTICO DE ( BALOIÇAR ), ( INCLINAR-SE ORA PARA UM LADO ORA PARA O OUTRO ). MAS ATENÇÃO: A FALA  REGIONAL  TAMBÉM  ASSOCIAR  GINGAR  A  ( CHALACEAR ), ( CAÇOAR).



                                     VIRA  DE  TRES  PULOS

MODA    TOCADA E MUITO  ANTIGA, O ESTILO  VIOLENTO DE BATER OS  PÉS .  DIZEM  OS  MAIS  VELHOS  QUE ERA UMA MODA  ONDE  O HOMEM  MANDAVA  NA  MULHER  E  QUANDO IA  AO  MEIO  GRITAVA  PARA  ALEVIAR  O  CANSAÇO  E  PARA  FAZER  A SUA  MARCAÇÃO.  O  VIRA  É  TODAVIA  TAMBÉM  BAILADO  EM  MUITAS  OUTRAS  PROVÍNCIAS , ONDE  SE    DIVERSOS  NOMES  AOS  VIRAS.



                                        BAILARICO  SALOIO

O  BAILARICO  OU  BAILARITO   SALOIO  É  DAS  MODAS  QUE  (   EMBORA NÃO  SE  CONHEÇA  BEM  A  SUA  ORIGEM  )  SE  CONSERVARAM  MAIS  GENUINAMENTE  POPULARES,  AUTÓCTONES  E  CARACTERÍSTICAS  DA  REGIÃO  SALOIA,  QUE  MAL  SOFREU  AS  INFLUÊNCIAS DE  OUTRAS  VEICULADAS  PELA  IRRADIAÇÃO  CULTURAL  PALACIANA  DE  QUELUZ, OEIRAS, SINTRA  E  MAFRA.  O  SEU  CANTO  TAL COMO SEJA  UMA  DESGARRADA   TAL COMO A PRÓPRIA  DANÇA  MUITO  VIRIL  E  MARCADA.



                                         DESFOLHADAS

 A  DESFOLHADA  DO  MILHO  REALIZAVA-SE  NOS  TELHEIROS  OU NAS EIRAS  E  NOS  CELEIROS  AOS  SERÕES  E  QUEM ENCONTRASSE  MILHO PRETO (  O MILHO—REI ) PODIA BEIJAR AQUELA OU AQUELE QUE ESCOLHESSE.

PARA   TORNAR  A  SENSAÇÃO  DO  ENCONTRO E DA BRINCADEIRA AINDA MAIS AGRADAVEL O TRABALHO ERA ACONPANHADO COM CANTIGAS, COM RELEVO PARA AS DESGARRADAS (  DIÁLOGOS ,  DESPIQUES AO  DESAFIO ), ENTRE  RAPAZES  E RAPARIGAS.




                                                    DANÇA  DE  RODA

A  DANÇA  DE RODA  É  SEGURAMENTE  O TIPO  COREOGRÁFICO  MAIS  DIFUNDIDO  NA  EUROPA  E  EM  TODO  O  MUNDO.  A  SUA  SIMPLICIDADE  CONTRIBUIU  DE CERTO  PARA  ISSO.  OS  DANÇADORES  FORMAM  UMA  RODA ,  INTERCALANDO  OS  DO  SEXO  MASCULINO  COM  OS  DO  FEMININO .  NA  FÓRMULA  MAIS  DIFUNDIDA,  DÃO  AS  MÃOS  UNS  AOS  OUTROS  VIRADOS  PARA  O  CENTRO  DO  CÍRCULO,  EVULUINDO  A  RODA  NO  SENTIDO  CONTRÁRIO  AO  DOS  PONTEIROS  DO  RELÓGIO.  E  ASSIM  SE  FIZERAM  AS  DANÇAS .   HOJE  (   FOLCLÓRICAS  ) . 




                                                O   FANDANGO

SERÁ  CERTAMENTE  IMPOSSIVEL  GARANTIR  QUAL  A  DANÇA  MAIS  DIVULGADA  EM  TERRAS  DA  ESTREMADURA,  O  QUE  SE  PODE  DIZER  É  QUE  O  FANDANGO  É  A  DANÇA  QUE  SE  ENCONTRA  COM  MAIS  FREQUÊNCIA , ONDE  ESTÁ  EM  GRAVAÇÕES  DE  TRINTA  E CINCO  EXEMPLARES .   NOS  CONCELHOS  DE :  MAFRA ,  SINTRA ,  TORRES  VEDRAS ,  CADAVAL , LOURINHÃ ,  PENICHE , CALDAS DA RAINHA , PORTO DE MÓS , ALCOBAÇA , SESIMBRA , LOURES  E  LEIRIA.  NÃO SIGNIFICA  QUE  OS  OUTROS  CONCELHOS  NÃO  O TOQUEM  MAS  NESTES  CONCELHOS  DE CERTO  SEMPRE  O  TOCARAM. 

O  FANDANGO  ERA  MUITO  APRECIADO  DESDE  A  NOBREZA  AO  POVO , JÁ  VEM  DO  SÉCULO XVIII.  A  NÍVEL  DA  ALTA  SOCIEDADE , O  FANDANGO  SUBSTITUIU  COMPLETAMENTE  O  MINUETE,  QUE  GOZAVA  DE  GRANDE  ACEITAÇÃO  MAS  QUE  FOI  CAINDO  PROGRESSIVAMENTE  NO  ESQUECIMENTO  A  FAVOR  DAQUELE  ,  MAS  SEM  QUE  ANTES  HOUVESSEM  VINGADO   FORMAS HÍBRICAS  , COMO  O  MINUETE  AFANDAGADO.  NOS  MEADOS  DA CENTÚRIA,  O  GOSTO  DOS  SALOIOS  PELO  FANDANGO  É  TESTADO  PELO   MARQUÊS  DE  FRONTEIRA  NAS  SUAS  MEMÓRIAS.  E  CONCRETAMENTE  DA  ZONA DE  MAFRA  ,  AS  NOTÍCIAS ,    DO  FIM  DO  SÉCULO,  SÃO-NOS  DADAS  POR  JOÃO  FREIRE  QUE  COLOCA  ENTRE  AS  DANÇAS  PREFERIDAS  NA  REGIÃO  SALOIA.



ALGUNS  NOMES  DO  FANDANGO :  FANDANGO ,   FANDANGO  DA  RONDA ,  FANDANGO  CANTADO ,  PÁTIO DO FANDANGO ( EM MONTELAVAR ) , E  O  FANDANGO  DA  LEZIRIA .

  

                                  VALSA  A  DOIS  PASSOS

DE   ORIGEM  POLACA,  A  MAZURCA  DIFUNDIU-SE  ATÉ  PORTUGAL  DURANTE  O  SÉCULO  XIX,  TAL  COMO  ALIÁS  SUCEDEU  COM  OUTRAS  DANÇAS  EUROPEIAS.  A  NÍVEL  POPULAR  GANHOU  O  NOME  DE  (  VALSA  A  DOIS  PASSOS )  OU (  MODA  A  DOIS  PASSOS ) ,  E  TAMBEM (  MODA  A DOIS TEMPOS )  EM  VIRTUDE  DA  DANÇA  COMEÇAR  COM  DOIS  PASSOS  LATERAIS  PARA  A  ESQUERDA, SEGUIDOS  DE  OUTROS  PARA  A  DIREITA . NA  VERDADE  A  SUA  COREOGRAFIA  É  PRATICAMENTE  UNIFORME EM  TODA  A EUROPA : PARES  AGARRADOS , COLOCADOS  EM  RODA . COMEÇAM  POR  DAR  DOIS  PASSOS  LATERAIS  NO SENTIDO  DO  INTERIOR  DA RODA, REGRESSANDO  LOGO  Á  POSIÇÃO  INICIAL, DEPOIS  OS  PARES  AGARRADOS  VALSEIAM,  E VEEM  AO  INICIO. ATÉ  ATINGIR  O  FIM  DO  TRECHO  MUSICAL.


                                    

                                     CONTRADANÇA

A  CONTRADANÇA É,  DAS  DANÇAS  QUE  AINDA  HOJE  SUBSISTEM  ENTRE  O  NOSSO  POVO ,  UMA  DAS  MAIS  ANTIGAS .  O  SEU  NOME  ORIGINAL 

(  COUNTRY  DANCE )  DANÇA  CAMPESTRE REVELA  A  SUA  PROVENIÊNCIA  POPULAR  E  INGLESA .  AS  CLASSES  ALTAS  DA  VELHA  ALBION  DESDE  CEDO  ADOPTARAM  AS  DANÇAS  DOS  CAMPONESES .

ESTE  ÚLTIMO  TIPO  APRESENTAVA  ENORME  VARIEDADE  DE  FIGURAS  COMO  ARCOS , ESTRELAS , CADEIAS , PASSEIO , IDAS  AO  MEIO , ETC...

AINDA  NO  SÉCULO  XVII , A  CONTRADANÇA  ATRAVESSOU  O  CANAL  E  O  SEU  NOME  ORIGINAL,  COUNTRY DANCE , EVOLUIU  PARA  A  CORRUPTELA  CONTREDANSE  EM  FRANÇA  E  ENTRE NÓS  PARA  CONTRADANÇA .  EM  PORTUGAL , SABE-SE  QUE    NOS  PRINCÍPIOS  DO  SÉCULO  XVIII  SE  DANÇAVA  A  CONTRADANÇA .



                                                  CORRIDINHO

A  SUA  ORIGEM  É  RECENTE  , DEVENDO  ENCONTRAR-SE  NAS  DANÇAS  DE  IMPORTAÇÃO  EUROPEIA  QUE ,  NO  SÉCULO  PASSADO,  TANTA  CONHECERAM  ENTRE  NÓS,  SEJA  A  POLCA  COMO  SUGERE  TOMAZ  RIBAS ,  SEJA ,  QUAL  FOR  A  SUA  ORIGEM ,  O  NOME  CORRIDINHO ,  COM  O  SEU  RITMO  BINÁRIO ,  CONSAGROU-SE  PARA  UM  DETERMINADO  TIPO  DE  BAILE ,  QUE  O  POVO  CONHECE  E  DESTINGUE  DOS  OUTROS ,  TALVEZ  POR  APRESENTAR OU  DE  SER  APRESENTADO  UMA  FASE  QUE  CONSISTIA  NUMA  CORRIDINHA .  O  CORRIDINHO  É  DANÇADO  COM  OS  PARES  SEMPRE  AGARRADOS , FORMANDO  UMA  RODA , AO  GIRAR  DA  RODA ,  OS  PARES  EVOLUEM  ,  A  CERTA  ALTURA , QUANDO  A  MÚSICA  REPICA ,  O  BAILHO É  REBATIDO ,  ISTO  É  OS  PÉS  BATEM  NO  CHÃO  COM  MAIS  VIGOR .



VENHA  A  CHUSMA  REFINADA

COM  A  GAITA  TEMPERADA

A  SINFONIA  E  RABEL

VIOLINHAS  A  GRANEL

O  ADUFE  E  O  PANDEIRO

A  CHACOTA  E  A  FOLIA

HAJA  FESTA,  HAJA  ALEGRIA


ASSIM ,  ATÉ    POUCO  TEMPO ,  TODAS  AS  OCASIÕES  ERAM  APROVEITADAS  PELA  MOCIDADE   PARA   ARMAR  A  BAILAÇÃO  : FESTAS  E  OS  CÍRIOS ,  EM  PRIMEIRO  LUGAR ;  DEPOIS ,  OS  CASAMENTOS , AS  SORTES , AS  FEIRAS  E  MERCADOS , AS  DESCAMIZADAS   DO  MILHO , AS  ADIAFAS  DA  AZEITONA  OU  DA  VINDIMA ,  OS  SANTOS  POPULARES ,  O  ENTRUDO ;  POR  FIM  NO  FLUIR  CORRENTE  DA  VIDA  ,  OS  DOMINGOS  E  DIAS   SANTOS .    MAS   HOJE  OS  BAILES  TRADICIONAIS  POUCO  SE    OU  MESMO    NÃO  EXISTE .

OS  CONJUNTOS  MODERNOS ,  IVADIRAM  AS  ZONAS  RURAIS , COM  INSTRUMENTOS  ELECTRICOS  E  BARULHENTOS , COM  MUSICA  DE  ORIGEM  ANGLO—AMERICANA ,  ERA  NO  MEIO  RURAL  QUE  SE  ENCONTRAVA  TODA  A  MATÉRIA-PRIMA  PARA  OS  BAILHOS , DESDE  OS  TOCADORES  AOS  INSTRUMENTOS , PASSANDO  PELA  MÚSICA . HAVIA , POR  ESSA  ALTURA  OS  IMPULSOS  BAILATÓRIOS  DA  MOCIDADE :  A  TABERNA  DA  ALDEIA . AS  TABERNAS  TIVERAM ,  EFECTIVAMENTE ,  UM  PAPEL BEM  MAIS  IMPORTANTE  DO  QUE  SE  PODERÁ  PENSAR , NÃO    NO  ASPECTO  SOCIAL  E  ECONÓMICO  DA  ALDEIA ,  SENÃO  TAMBEM  NO  CAMPO  MUSICAL . 

EXISTIA  HABITUALMENTE , ANEXA  Á  TABERNA  DA  ALDEIA ,  UMA  CASA  AMPLA  PROVIDENCIADA  PELO  PRÓPRIO  TABERNEIRO ,  ONDE  SE  REALIZAVA  BAILE  TODOS  OS  DOMINGOS  Á  TARDE ,  CASA  ESSA  QUE ,  POR  ISSO  LEVAVA  O  NOME  DE  (  CASA  DO  BALHO  ).








ENTRE OUTRAS MODAS SALOIAS 






















































































































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