CINTRASEUPOVO

terça-feira, 6 de setembro de 2011

COMBOIO SINTRA -- LISBOA

COMBOIO EM SINTRA
PRIMEIRO COMBOIO EM SINTRA

O Larmanjat ,monocarril que levou o nome do seu inventor,o engenheiro francês J.Larmanjat,teve o seu percurso inaugural entre Raincy e Monfermeil,em França,em 1868,e assentava numa via constituída por um carril apenas, ladeado por duas passadeiras de madeira distanciadas de 20 centímetros do carril central. Para tornar o conjunto estável, tanto o carril como as passadeiras, estavam pregados a travessas, por meio de cavilhas de ferro.As locomotivas bem como as carruagens e os vagões estavam munidos de rodas centrais e laterais, rodando umas sobre o carril e outras sobre as passadeiras.
O Marechal Duque de Saldanha assistiu à primeira demonstração do Larmanjat em França, e como em Portugal se vivia numa febre de progresso,viu nesse comboio a possibilidade de desenvolver a viação acelerada no país.Daí que no ano de 1869 tenham sido concedidas licenças para estabelecer um caminho de ferro sistema Larmanjat nos percursos:Carregado - Alenquer,Cascais - Pêro Pinheiro,e Lisboa - Leiria.
Em 1870, no dia 31 de Janeiro, realizaram-se entre Lisboa e Lumiar as primeiras experiências oficiais.E a 11 de Julho de 1871, obteve-se a licença para estabelecer um caminho de ferro Larmanjat entre Lisboa e Sintra com uma extensão de 26 quilómetros.
A estação de origem ficava no local onde estão as Portas do Rego em São Sebastião da Pedreira,sendo a viagem inaugural da linha de Sintra na manhã do dia 2 de Julho de 1873, pelas nove horas. Nas quatro carruagens rebocadas pela locomotiva Lumiar viajaram, entre outros convidados, o Director Geral das Obras públicas e os construtores ingleses William Major e Trevithick,que realizaram o percurso em 1 hora e 55 minutos,tendo a viagem 3 paragens, duas delas para se abastecer de água ( de lembrar que a locomotiva era a vapor). A abertura ao público foi feita 3 dias depois,tendo a linha de Sintra como estações: Sete Rios, Benfica, Porcalhota (Amadora), Ponte de Carenque, Queluz, Cacém, Rio de Mouro, Ranholas e Sintra,com carruagens de 1ª e 3ª classe a preços de 550 e 400 reis respectivamente.
Mais tarde,em 1887, veio o bicarril de Stephenson que bateu o monocarril,e acabou a experiência do Larmanjat.Teve contudo um efeito:com a edificação de casas destinadas aos engenheiros durante a sua construção,e a movimentação gerada com as obras,permitiu a expansão da Vila para a zona hoje conhecida como a Correnteza e a Estefânea,e Sintra saía aos poucos do velho burgo e para lá da Vila Velha.O comboio,esse, veio para ficar, em 1888.


ESTAÇÃO DE SINTRA
Foi autor do projecto o arquitecto
José Luís Monteiro, por encomenda da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses. A obra teve início, em 1886, tendo sido adjudicada a uma empresa belga, e incluiu, além da construção da estação, a escavação do túnel ferroviário, a ligação rodoviária à Calçada do Carmo e a construção do Hotel Palace.
Foi inaugurada em
23 de Novembro de 1890, com o nome de Estação da Avenida. Em 1902, estava prevista a instalação de novos relógios, de grandes dimensões, da casa Garnier, na gare e nos vestíbulos superior e inferior.

Durante muitos anos o Rossio foi a estação central de Lisboa, estação terminal de comboios nacionais e internacionais, que a ela chegavam pelas

Com o aumento de tráfego da linha de Sintra, a estação do Rossio passou a estar apenas destinada ao tráfego suburbano de passageiros, sendo os restantes comboios transferidos novamente para a
estação de Santa Apolónia (com a excepção, durante alguns anos, dos comboios da linha do Oeste).

TUNEL  DE  SINTRA
A linha de acesso à estação foi electrificada em
1956, pondo fim aos problemas ligados ao fumo dentro do túnel. Em 1993, estavam previstas, no âmbito de um projecto de modernização do material circulante e infra-estruturas ferroviárias da operadora Caminhos de Ferro Portugueses, obras de remodelação, que incluíam a supressão de 5 vias no interior, e a construção de uma ligação ao Metropolitano de Lisboa.
INTERIOR DA ESTAÇÃO DE SINTRA
1890 - Inauguração da Estação do Rossio


Inauguração da Estação do Rossio, projecto do Arq. José Luís Monteiro inserido na corrente artística do "neomanuelino".

A construção foi da responsabilidade dos empreiteiros Duparchy & Bartissol.

O conjunto da Estação circunscreve-se ao edifício de passageiros, túnel, cobertura metálica, plataformas desniveladas com a ligação ao Largo do Carmo para a praceta 1º Dezembro.
ESTAÇÃO DO ROSSIO -- LISBOA
26 de Julho de 1855 – Projecto para construção de linha de Lisboa a Sintra


Aprovado o projecto apresentado pelo conde Claranges Lucotte para a construção de um caminho de ferro de Lisboa a Sintra, cujo traçado se iniciava na zona do Aterro, em S. Paulo, corria ao longo da margem até Caxias, flectindo para o interior até Agualva–Cacém e terminando em Sintra.

Foram feitos os primeiros aterros na zona de Belém-Pedrouços e construídas algumas obras de arte, nomeadamente a ponte de alvenaria à entrada da Cruz Quebrada e a primitiva muralha, para o traçado da Linha entre a Cruz Quebrada e Caxias.

Acordo de Fontes Pereira de Melo com a Shaw & Waring Brothers, pelo qual é rescindido o contrato da empreitada com a Companhia Central Peninsular CFP.
ESTAÇÃO DO ROSSIO 1886
ESTAÇÃO DO ROSSIO
A Câmara Municipal de Sintra desafia a população a recuar 50 anos na História e reviver a viagem inaugural do primeiro comboio eléctrico da linha de Sintra. Os interessados deverão comparecer no dia 19, às 16h, na estação de comboios de Sintra e dar as boas-vindas ao comboio histórico que parte nesse dia, às 15h, de Alcântara Terra rumo a Sintra.A bordo do comboio histórico vão estar diversas individualidades e, a partir do Cacém . Na chegada a Sintra, para a qual é feito um convite aberto à população e prevista para as 16h, irá actuar a Banda filarmónica de Pêro Pinheiro.
TUNEL DE  CAMPOLIDE
A ideia é comemorar os 50 anos da electrificação da Linha de Sintra. Recorde-se que a construção da linha de caminho-de-ferro de Sintra foi decidida em 1882 e oficialmente inaugurada em 1887. Integrada na linha do Oeste, com desvio para Sintra desde o Cacém, a Linha de Sintra começou a ser construída em 1883. Em 1957, procedeu-se à electrificação da linha, inaugurada em 28 de Abril do mesmo ano.








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