CINTRASEUPOVO

quarta-feira, 16 de junho de 2010

TRADIÇÃO MUSICAL DA REGIÃO SALOIA


Tendo até há poucas décadas uma vida maioritariamente fundada na agricultura e na ruralidade, a região saloia não apresenta, sob o ponto de vista etnomusical, diferenças essenciais em relação à região estremenha que a envolve ao norte até à zona de Caldas da Rainha . decorrente do facto de a sua população ir em grande número vender produtos agrícolas à capital, apenas um tipo de canto possuirá que não partilhará com outra região : os pregões. Mas mesmo este tipo nos parece mais próprio de lisboa, aprendido no ambiente das ruas de Lisboa, do que das terras de origem dos vendedores.

O crescimento demográfico, a industrialização, a transformação de grande parte do seu território em cidades e aldeias dormitórias não trouxe à região saloia qualquer contributo ao substracto etnomusical existente. Apenas provocou a seu mais rápido isolamento e uma mais acelarada decadência dos usos e costumes rurais e, por conseguinte, da música de tradição oral. É , todavia, ainda é possivel encontrar aqui e ali, no campo da região saloia, alguns desses velhos costumes, algumas dessas antigas tradições musicais, o que tenho procurado registar através das pesquisas e trabalho de campo .

Dadas as limitações de tempo próprias de uma comunicação deste tipo, apenas é possível abordar perfunctoriamente a música tradicional da região saloia, dando três exemplos documentados em filme, um para cada um dos géneros musicais tradicionais: o trabalho, a religiosidade popular, o amor e o divertimento. Estes são os três grandes temas funcionais da música do nosso povo rural , decorrentes, qualquer deles dos três componentes e objectivos essenciais da vida rural de há alguns decénios : antes de mais, angariar o sustento, lavrando, semeando e cuidando a terra ; depois, agradecer à divindade as colheitas conseguidas e impetrar-lhe protecção para o futuro; por fim, namorar, amar, bailar e divertir-se . A cada um destes aspectos da vida rural cabe um tipo de música, pois o povo tudo serve para cantar e fazer música . E assim nasceu o aforismo, que resume a vivência musical do nosso povo :

A CANTAR SE TRABALHA

A CANTAR SE ORA

A CANTAR SE AMA

Ouvir cantos e esses toques leva-nos a mergulhar nas mais profundas raízes musicais do povo, a escutar ecos seculares da voz e da alma portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.