CINTRASEUPOVO

quinta-feira, 24 de junho de 2010

A CARRIS



Em 1912 a Companhia Carris inaugurou uma carreira de autocarros de Sete Rios para Carnide , respondendo assim ao apelo de transporte das cercanias de Lisboa sem o oneroso prolongamento das linhas dos carros eléctricos. A Leyland forneceu os autocarros segundo as normas impostas pelo Governo Civil de Lisboa: deviam possuir tejadilho, cortinas laterais por causa do Sol, bancos estofados com palha no assento e encostos de material imitando couro; tinham rodas de borracha e motores de 55 CV.
Até 1915 houve mais carreiras: para Algés, Carnaxide, Caneças, Montachique , Bucelas, Mafra e Ericeira e, efemeramente, também Sintra. Por isso, por percorrerem os arredores saloios, chamou-se-lhes carros saloios. No fim daquele ano de 15, por causa da Grande Guerra, os carros saloios acabaram.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.