Cada terra tem seu uso, cada roca tem seu fuzo .
Quem estuda as tradições do nosso povo sabe que á muitos anos atrás , cada povo tinha maneiras diferentes de se trajar, maneiras de amanhar as suas terras, tinha a sua maneira de falar e de se pernunciar, enfim até por vezes na mesma região se nptava a diferença das nossas gentes.
Os bailhos nas eiras ou na casa da brincadêra , como também o cantar no trabalho , tudo isso era lindo essa tradição que hoje este povo esqueceu.
Hoje tudo está perdido, temos um povo sem tradições ou quaze sem tradições e daqui a pouco tempo , todas essas tradições estão acabadas.
Hoje em dia só alguns ranchos ou grupos de folclore mantem essas tradições tanto no cantar, trajar , bailar, fazer pregões ou outra etnografia para fazer lembrar os tempos dos nossos avós.
Mas :
Nem todos os ranchos ou grupos estão á altura para o fazer, porque não fazem recolhas ou pesquizas daquilo que foi o seu povo. E continuo a ver elementos de alguns ranchos ou grupos de folclore, comportarem-se de forma que nada abona o nome do folclore , continua-mos a ver elementos com apetrechos de brincar em vez de representar os verdadeiros e tamanhos originais , vendedeiras com frutas e legumes de plastico ou sem eles, trajos que mais parece trapos de esfregar o chão de uma taberna, trazem pulseiras da sorte , brincos de plastico, relógios de pulso , fios , aneis, pirsigs, até trazem telemóveis á e tambem se vê as meninas a fumar pois isto é demais para ser verdade eu pensava que os ranchos já tinham aprendido alguma coisa , mas vejo que me enganei.
Os ranchos ou grupos de folclore vão ficar de rastos se os próprios directores não tiverem a coragem de dizer basta e de impor regras dentro do próprio grupo. Mas também vejo que os directores e ensaiadores apresentam modas que foram feitas pelo rancho ou por algum abilidoso, deixam os elementos andarem com calçado que não é da época que estão a representar, enfim parece que o folclore está a ficar podre , só querem dar pulos no palco seja novo seja velho e por isso poucos o sabem fazer que é bailar bem e o saloio tinha vaidade em bailar bem . Mas vejo também que poucos teem pouca vontade de representar a etnografia em palco ou seja aquilo que era do nosso povo.
Eu pergunto que raio de gente é esta que nem respeita o nosso povo ?
O FOLCLORE E A ETNOGRAFIA É TÃO FÁCIL REPRESENTAR QUE OS RANCHOS COMPLICAM TUDO.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.