CINTRASEUPOVO

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

MÉTODOS DE ESTUDO DAS SOCIEDADES

MÉTODOS DE ESTUDO DAS SOCIEDADES



Estudar uma sociedade é um trabalho lento e minucioso.
Um Etnólogo deve considerar que o tempo não conta e que a obra empreendida não será concluída por ele mas por outros investigadores.
Portanto, no momento da partida não poderá haver egoísmo, nenhum despique, pelo contrário, deverá existir humildade em todos os momentos e sobretudo, o etnólogo deve estar impregnado destes dados primordiais:

"Não julgar que se sabe porque se viu, não formular nenhum juízo moral, não se espantar, não viver como "branco", com ideias de "branco", mas na sociedade indígena e sobretudo escolher bem o seu terreno".


Poucos etnólogos haverá que sejam competentes para estudar em qualquer parte do Mundo. Quem faz bons estudos numa região do Globo atrapalhar-se-á ao trabalhar noutra.
Poucas disciplinas haverá em que a especialização, pelo menos no início, desempenhe um tão grande papel.
Logo na altura da sua formação teórica no instituto de etnologia, o etnólogo escolhe um entre os cinco continentes: Africanista, Americanista, Oceanista, especialista sobre a àsia ou sobre as populações do Norte da Europa.

Quando se apaixona pela cultura material não liga importância à organização social ou religiosa e vice-versa. Torna-se necessário no início do estudo estabelecer o plano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.