CINTRASEUPOVO

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ETNOLOGIA E HUMANISMO

ETNOLOGIA E HUMANISMO A ETNOLOGIA É MAIS DO QUE UMA CIÊNCIA, É TAMBÉM UMA DISCIPLINA LITERÁRIA, E FOI POR ISSO QUE A UNIVERSIDADE DE PARIS FEZ DO DIPLOMA DE ETNOLOGIA, QUE COMPARAVA OS TRABALHOS ACADÉMICOS DE UM ESTUDANTE UM CERTIFICADO VÁLIDO PARA A PROMOÇÃO, TANTO PARA UMA LICENCIATURA EM LETRAS COMO EM CIÊNCIAS.


OS ETNÓLOGOS VÃO MESMO MAIS LONGE:
PARA LÉVI-STRUSS A ETNOLOGIA É UM HUMANISMO; "depois do humanismo aristocrático do renascimento e do humanismo burguês do séc: XIX, a Etnologia marca, para o Mundo finito em que se transformou o nosso planeta, o aparecimento de um humanismo duplamente universal.
Ao procurar a sua inspiração no seio das sociedades mais humildes e desprezadas, a Etnologia proclama que nada de humano pode ser estranho ao Homem e funda assim um humanismo democrático que se opõe aos que se precederam criando para previligiados apartir de civilizações também previligiadas.
Mobilizados métodos e técnicas extraídos de todas as ciências para os tornar úteis ao conhecimento do Homem, anuncia a reconciliação do Homem e da natureza num humanismo generalizado".



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.