
A CULTURA DE UM POVO ESTE BLOG VAI SERVIR PARA DIVULGAR RECOLHAS FEITAS POR MIM DESDE 1978. TODAS AS RECOLHAS E PESQUISAS FORAM FEITAS NA REGIÃO SALOIA. FICO CONTENTE POR PESSOAS QUE SÃO LICENCIADAS EM HISTÓRIA ESTÃO A COPIAR E TIRAR IDEIAS DO MEU BLOG PARA DEPOIS ESCREVEREM SOBRE A REGIÃO SALOIA , É PORQUE O MEU TRABALHO É SÉRIO E RECOLHO NO TERRENO O MAIS VERDADEIRO POSSIVEL ESPERO TAMBÉM QUE AS ESCOLAS VEJAM O MEU TRABALHO PARA APRENDEREM UM POUCO COMO FOI O NOSSO POVO.
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
IGREJA de S. MAMEDE de JANAS
ERMIDA da PENINHA

A ERMIDA de SÃO SATURNINO
Sita num dos locais mais aprazíveis da Serra de Sintra, junto ás ruínas profanadas de um templo mais antigo.

CONVENTO de SANTA CRUZ dos CAPUCHOS

A igreijinha, o refeitório, os corpos de habitação rasgam-se por entre as fragas, com dimensões quase trogloditas, acentuando as intenções de meditação inerentes ao projecto.
IGREJA de S. PEDRO de PENAFERRIM

IGREJA DE S. PEDRO DE PENAFERRIM


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
CULTURA E SOCIEDADE



ETNOLOGIA E HUMANISMO



MÉTODOS DE ESTUDO DAS SOCIEDADES

Portanto, no momento da partida não poderá haver egoísmo, nenhum despique, pelo contrário, deverá existir humildade em todos os momentos e sobretudo, o etnólogo deve estar impregnado destes dados primordiais:

"Não julgar que se sabe porque se viu, não formular nenhum juízo moral, não se espantar, não viver como "branco", com ideias de "branco", mas na sociedade indígena e sobretudo escolher bem o seu terreno".
Poucos etnólogos haverá que sejam competentes para estudar em qualquer parte do Mundo. Quem faz bons estudos numa região do Globo atrapalhar-se-á ao trabalhar noutra.

Quando se apaixona pela cultura material não liga importância à organização social ou religiosa e vice-versa. Torna-se necessário no início do estudo estabelecer o plano.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
LINGUAGEM DO SALOIO
ASSIM DEIXO-VOS ALGUMAS DAS PALAVRAS QUE O SALOIO TROCA ALGUMAS LETRAS DA PALAVRA ORIGINAL.
ÁGUA = "ÁUGA"
MANHÃ = "MANHÃE"
PÚCARO = "PÚCRO"
EIRAS = "ÊRAS"
COM A = "C'A"

O SALOIO NÃO UTILIZA PALAVRAS QUE EMBORA SE DIGAM DE MANEIRA DIFERENTE TEM O MESMO SIGNIFICADO, OU SEJA, EM ALGUMAS ZONAS DO PAÍS "ESTRUGIDO" SIGNIFICA REFUGADO, ESCREVE-SE DE MANEIRA DIFERENTE MAS O SENTIDO É IGUAL.
POVO TRABALHADOR, ANTIGAMENTE NÃO TINHA TEMPO NEM OPORTUNIDADE DE IR Á ESCOLA. POR ISSO O PRÓPRIO SALOIO SE DESIGNAVA DE RUDE, MAS ATENÇÃO , RUDE NÃO SIGNIFICA QUE O SALOIO NÃO SEJA EDUCADO.
O SALOIO APESAR DE HUMILDE TEM UM CARACTÉR FORTE E ORGULHOSO NA SUA MANEIRA MUITO PRÓPRIA DE SER.
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
TROPOS POPULARES

VER-SE EM CAMISAS DE ONZE VARAS
É COMO CÃO E O GATO
CONTENTE COM AS PÁSCOAS
ENFEITAR-SE COM AS PENAS DO PAVÃO
LEVAR A CRUZ AO CALVÁRIO
PREGAR AOS PEIXINHOS
JOGAR COM PAU DE DOIS BICOS
DAR-LHE ÁGUA PELA BARBA
PESCAR NAS ÁGUAS TURVAS
REMAR CONTRA A MARÉ
IR POR ÁGUA ABAIXO
MALHAR EM FERRO FRIO
NÃO VER TOCA A ONDE SAIR COELHO
LEVAR A ÁGUA AO SEU MOINHO
PUXAR A BRASA Á SUA SARDINHA
TIRAR NABOS DO PÚCARO SEM SE ESCALDAR
LEVAR COM PRATOS NA CARA

POR O SAL NA MOLEIRA
UNHA NA PALMA
CORRE COMO UMA LEBRE



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
ENTRETENIMENTO




ENTENDO QUE OS RANCHOS DIGNOS DESSE NOME, PODEM E DEVEM INSTRUIR EM LOCAIS APROPRIADOS, O VERDADEIRO MOTIVO E RAZÃO DE EXISTÊNCIA DESSES MESMOS RANCHOS, QUE SÃO AFINAL A BASE DO FOLCLORE QUE AINDA NÃO FOI ADULTERADO.
SEI AINDA QUE MUITAS VEZES SE DÁ MAIS VALÔR AO QUE NÃO PRESTA. DÁ MAIS NAS VISTAS, DO QUE AQUELES QUE DEFENDEM VINCADAMENTE OS MOTIVOS DE OUTRORA DENTRO DO PADRÃO POSSÍVEL, QUE DE HONESTO VALORIZAM O FOLCLORE E A ETNOGRAFIA. LEVA-ME PORTANTO A DIZER QUE ACTUALMENTE O NOSSO PAÍS É RICO EM FOLCLORE E ETNOGRAFIA DISSO NÃO TENHAMOS DÚVIDAS. NO ENTANTO,ANDAR SÓ A DIZÊ-LO NÃO BASTA É PRECISO LEVARMOS A SÉRIO O PAPEL QUE NOS FOI LEGADO RESPEITARMOS E DEFENDER O QUE NOS RESTA.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
MÉZINHAS



EMBORA HOJE NÃO SEJA TÃO COMUM, AS POPULAÇÕES HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS, POSSUÍAM RECEITAS DE MEDICAMENTOS NATURAIS DESTINADOS A CURAR AS MAIS VARIADAS DOENÇAS E FERIDAS.

BÁLSAMO: SERVIA PARA CURAR FERIDAS E OSSOS PARTIDOS.
TREVISCO: O LEITE DESTA PLANTA SERVIA PARA CURAR OS CRAVOS(verrugas)

O saloio tinha ainda outras crenças, como por exemplo: "tirar" o Sol da cabeça, virando um copo de água sobre uma toalha em cima da cabeça da pessoa em causa. este processo usava-se em dias de muito Sol por volta do meio-dia durante nove dias consecutivos.