CINTRASEUPOVO

sábado, 14 de agosto de 2010

"JOGO" DO PAU


Poderei falar um pouco do jogo do pau :
Não se trata de um jogo nem de uma arte marcial, mas sim de uma " briga ".
Trata-se apenas de uma demonstração que normalmente em todos os bailes na região saloia acontecia, por causa das raparigas e dos namoricos, e depois de um copo a mais lá acontecia porrada e paulada até alguém mais afoito para apartar a dita zaragata, seguindo novamente o bailarico até ás tantas. no dia seguinte tudo o que se passou no bailarico era tema de conversa nas tabernas e nos rios onde as mulheres lavavam a roupa.
Os ranchos de folclore fazem demonstrações de modas antigas , tanto bailadas e cantadas e outras também sao inventadas por eles ( o que é pena isso acontecer ) pois deveriam ter mais cuidado nas suas pesquizas.
Mas os ranchos deveriam fazer outras demonstrações etnográficas em palco , assim como : Maneiras de comportamento dos saloios para com as raparigas , zaragatas , desfolhadas na eira, canto ao gado, cantos na sementeira, vindimas entre outras demonstrações que o poderiam fazer , mas os ranchos vão pelo mais fácil é dançar no palco e mal , o que nada abona o nome do nosso folclore.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.