CINTRASEUPOVO

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ESPERTEZA SALOIA

SALOIOS NA FEIRA DAS MERCÊS

ESPERTEZA SALOIA



Origem:Esperteza” é um substantivo formado a partir do adjectivo expertus, que, em latim clássico, significa experimentado, que deu provas e, em latim medieval, era a forma contracta de expergitus “acordado”, particípio perfeito de expergere. Uma pessoa esperta é, por isso, aquela que, por não estar nem com sono, nem a dormir, se apercebe de tudo o que se passa à sua volta. A palavra acabou por adquirir, em português, o sentido figurado de inteligente, perspicaz, arguto e também o sentido pejorativo de ladino, finório.



Já para “saloio” são apontadas, duas hipóteses justificativas da sua origem: uns defendem que vem do nome do primeiro patriarca hebreu, Salé; outros dizem que a palavra surgiu após a conquista de Lisboa aos mouros, em 1147. Como estes fazem orações que denominam de çala ou salab, passaram a ser chamados saloios. Com o tempo, saloio tornou-se designação dos habitantes dos arredores de Lisboa, que, há muito tempo atrás, eram, exclusivamente, aldeões. O termo acabou por se tornar sinónimo de indivíduo rústico, isto é, que desconhece normas de comportamento e de etiqueta, que não tem bom gosto ou que age de forma manhosa e velhaca.



É este último sentido que está subjacente à expressão em análise. Os aldeões, sabendo que não tinham grande instrução, temiam ser enganados pelos da cidade, sobretudo pelos “alfacinhas”. Por isso, os saloios recorriam sempre a diversas artimanhas para ludibriar os seus parceiros de negócios (ou, pelo menos, para não se deixarem levar). Mas, estas manobras eram tão simples, tão ingénuas, por norma, logo acabavam desmascarados.



TANTOS SIGNIFICADOS DE ( SALOIO )

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.