CINTRASEUPOVO

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

FOLCLORE


Folclore

Folclore é a ciência das tradições e usos populares, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.
Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet. Parte do trabalho cultural da UNESCO é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre.

O folclore na sociedade contemporânea
Actualmente o folclorismo está bem estabelecido e é reconhecido como uma ciência, a ponto de tornar seu objeto, a cultura popular ou folclore,deveria ser, instrumento de educação nas escolas e um bem protegido genericamente pela UNESCO e especificamente por muitos países, que inseriram muitos de seus elementos constituintes em seus elencos de bens de patrimônio histórico e artístico a serem protegidos e fomentados.
Considera-se hoje o folclorismo um ramo das Ciências Sociais e Humanas, e seu estudo deve ser feito de acordo com a metodologia própria dessas ciências. Como parte da cultura de uma nação, o folclore deve ter o mesmo direito de acesso aos incentivos públicos e privados concedidos às outras manifestações culturais e científicas.
O folclore não é, como se pensa, uma simples coleção de fatos disparatados e mais ou menos curiosos e divertidos; é uma ciência sintética que se ocupa especialmente dos camponeses e da vida rural e daquilo que ainda subsiste de tradicional nos meios industriais e urbanos. O folclore liga-se, assim, à economia política, à história das instituições, à do direito, à da arte, à tecnologia, etc, sem entretanto confundir-se com estas disciplinas que estudam os fatos em si mesmos de preferência à sua reação sobre os meios nos quais evoluem.
Um outro processo a merecer atenção é o da espetaculização das manifestações folclóricas pela pressão dos meios de comunicação de massa e do turismo. Algumas das manifestações tradicionais guardam a natureza de espetáculos, que têm sido levados à exacerbação, convertendo-se em produto da cultura de massas.
Diante desse quadro, torna-se necessária uma nova postura liberada dos preconceitos etnocêntricos, a reciclagem das técnicas de pesquisa em trabalho interdisciplinar com a incorporação das contribuições renovadas das ciências humanas e das ciências da linguagem, o uso de novas tecnologias e equipamentos disponíveis".

Todo e qualquer ser humano tem cultura."
Esta é uma das poucas "verdades absolutas"da Antropologia. Apesar desta afirmação parecer óbvia, não é, pois há muita gente ainda que pensa que alguns seres humanos não têm cultura. Por isso, é importante ressaltar esta 'obviedade'. Outra verdade antropológica é que em praticamente toda e qualquer comunidade humana existem e interagem diversos componentes substantivos - indicadores sociais - que definem, identificam e constroem a cultura do grupo humano que aí vive.
Folclore é, portanto, a ciência humana e social que estuda os fatos e as relações,os processos e as realizações de um grupo social - materiais, sociais e espirituais, objetivase subjetivas, orais e escritas - tradicionais, funcionais e de aceitação coletiva , integradas àvivência popular e à dinâmica do cotidiano, resultantes da difusão no tempo e noespaço. Estas manifestações, também chamadas de cultura popular , coexistem com asformas de cultura erudita (ou acadêmica) e de massa (ou de consumo), conservandosuas funções histórico-sociais. O artesanato e a medicina caseira, as crenças esuperstições, as gírias e provérbios, as danças e festas populares tradicionais são algunsentre os incontáveis exemplos, objetos da ciência folclórica. Para que o (a) leitor (a) não fique em dúvida,o Folclore estuda o folclore (A ciência, com F maiúsculo, estuda o fato,com f minúsculo), razão pela qual muitas vezes a mesma palavra aparece com grafiadiferenciada.Para se chegar ao conhecimento sobre o que é ou não é fato folclórico, devemos analisar alguns aspectos que constituem suas características primordiais.
O Folclore não é símbolo de pobreza, nem propriedade particular de uma camada fixa ou predeterminada da população, ainda que seja entre a parcela da população com menores oportunidades de acesso ao conhecimento erudito e às informações veiculadas e/ou adquiridas através das instituições escolares, religiosas epolíticas que o encontramos. Este segmento é que cultiva, mais intensamente, a maioriados fatos e dos bens folclóricos, não porque quer, mas de maneira natural e com a mesma razão pela qual os pássaros cantam.

Como tenho dito, A tradição é o conjunto de fatos e elementos (materiais, sociais e espirituais) que uma época ou uma geração doa ou entrega a que lhe sucede para que esta, por sua vez, o retransmita, com seus fatos ou elementos incorporados, à sua imediata sucessora.Tradição equivale a actualidade de fatos ou fenômenos no tempo e no espaço,porque ela é o factor de identidade - união, caráter, coerência e coesão - de um povo através dos tempos.

Um fato folclórico é essencialmente um fato tradicional, isto quer dizer, um fato entregue ou doado de uma geração à outra. O jogo da "amarelinha" ou"maré" ou "maê" é folclórico não porque nossos avós e pais brincaram, mas porque nós e nossos filhos brincamos e brincam. Ele é tradicional porque, vindo do passado, é atual e presente, além de ter uma função social e ser de domínio público.

Ao contrário da História que é a ciência dos fatos humanos do passado, o Folclore estuda os fatos tradicionais no presente .

Não existe povo que seja tão miserável que não tenha tradição, pois é ela que cria, fertiliza, alinhava, reproduz e incorpora os valores e realizações humanas de uma época. Ritos e costumes, técnicas e hábitos de trabalho, cantos e lendas, músicas esuperstições, danças e jogos, enfim, todas as áreas da ação humana vivem, se recompõem, se cristalizam, se transformam, se criam, se difundem, se expandem, no tempo, no espaço e através da tradição.Os povos que não se conhecem a si mesmos, porque não se estudam, não se pesquisam, ou não se descobrem, por ignorância, por desinteresse, por vergonha de suas origens ou por excesso de valorização de valores culturais importados, nunca terão sua identidade e auto-estima formadas, nunca terão definida e conhecida sua personalidade e, portanto, jamais serão coerentes, autênticos e harmônicos.

A criação no folclore
O individual e o coletivo, o anonimato e o popular estão sempre presentes num fato folclórico. Todos sabemos que toda e qualquer obra tem um criador, seja ele um cidadão comum, um poeta, um músico, um artesão, etc. Uma criação (material, social ou espiritual) passando do indivíduo-criador à sua coletividade, tornar-se-á popular se houver identificação (de função e aceitação) entre ambos, autor e comunidade.
O valor funcional do folclore

Não se pode entender o Folclore como um conjunto de fatos gratuitos ou sem função. Tudo que o povo faz, pensa, sente e expressa está intimamente relacionado e integrado ao seu mundo e ao seu dia-a-dia social, material e espiritual. Os provérbios e asdanças, e as anedotas, o artesanato e as superstições, os brinquedos e os remédios caseiros, entre outros tantos fatos, existem, não por existir, por geração espontânea, mas para atender e responder às necessidades ( intelectual, de lazer,religiosa, mágica, material, saúde, lúdica, existencial, etc.) de um grupo social local,regional ou nacional.Ninguém faz uma colher de pau à toa. Todos nós sabemos como fazê-la e para que serve: mexer doce , além de servir para bater (levemente) na cabeça de alguem; a gagueira passa com o susto .Assim como a colher de pau, todos os fatos folclóricos existem para atender a uma função cultural - social, econômica ou espiritual - de um grupo ou de um povo.

Não existem fórmulas ou sistemas exatos e rígidos para a pesquisa folclórica.

Observação cuidadosa e registro fidedigno são, entretanto, premissas fundamentais parase obter uma consistente pesquisa .

 É preciso lembrar que o tom dominante de qualquer trabalho deve ser o presente,seja pela acção, seja pela função. Tudo o que a pessoa descrever deverá estar acontecendo ou ser usual na época em que o trabalho foi realizado.As coisas e os fatos passados interessam como elementos de ligação e reconstrução dos caminhos percorridos pelo tema do passado - de onde e como veio -ao presente, como está e como se vive hoje. O fato folclórico não é o ocorrido, mas sempre o que está ocorrendo.Volto a insistir que se dê especial atenção aos trabalhos sobre Folclore a partir de temas que possam envolver as pessoas, suas famílias e a comunidade onde vivem e funciona a escola, pois só assim, praticando, poderemos desmistificar o conceito de Folclore como algo estranho e distante do universo . Mesmo nas ocasiões em que haja interesse específico por um folguedo,uma dança ou uma festa, é importante estudá-la e verificá-la a partir da perspectiva do ambiente familiar e comunitário das pessoas.

Como tudo na vida, o interesse depende do valor que a pessoa dá a determinada coisa.Muitas pessoas que estão á frente de um rancho, inventa porque não fez recolhas ou pesquisas e é mais fácil inventar, depois diz-se ensaiador e o que ele impôe no rancho é que vale e verdadeiro, uma pessoa para ensinar o folclore e etnografia terá que passar pelo processo que falei neste texto, ( o que não acontece em muitos ranchos ) . Eu tambem sei que hoje em dia as pessoas não teem tempo (ou não querem ter ) e essas pesquisas ficam para trás,  mas eu  peço ,por favor não enganem as pessoas com as suas invenções com as sua ignorância sobre o tema e não se engane a si próprio .

Se realmente quer ensinar ( ensaiador como se costuma dizer ) tente aprender primeiro perca um pouco de tempo nas pesquisas , recolhas fale com que lhes pode ensinar sobre essa matéria pergunte , comente mesmo que pense que vai fazer asneira , comente , aprenda e um dia vai poder ensinar com mais tranqualidade e sabedoria.

Enfim, a preguiça interrompe a caminhada em busca do conhecimento, mas não se dê por vencido – seja curioso, comece a recolher as respostas dentro de você, nos livros, enfim, no mundo do saber.

 Jose vidal costa












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