CINTRASEUPOVO

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

DEFENDER O QUE É NOSSO


DEFENDER O QUE É NOSSO
A música portuguesa tem sofrido várias influências ao longo dos tempos, umas naturais outras voluntárias.
A música portuguesa deriva, como a nossa cultura da tradição musica que veio de roma para a península ibérica pelos romanos e também mais tarde pelos árabes e outros povos africanos, também a partir da época dos descobrimentos sofreu influencias sul americanas e de algumas regiões da ásia. ( não podemos esquecer os povos que por cá passaram ).
A história da música em portugal pode ser dividida em diferentes épocas, Idade Média, Renascimento, Barroco, Clássico,  Romântico e era Moderna.
vou falar  desta última. Tinha que falar no fado, " a canção nacional ", que em conjunto com alguma variante que foram sendo introduzidas no panoroma musical da actualidade vive de uma grande riqueza e diversidade que poderá ser bastante enriquecedora. Excluindo as opiniões mais conservadoras, que devem respeitar e ser respeitadas.

Talvez possa ser teimosia ou visão curta mas aqui só falo essencialmente para quem canta em português. Sobre o fado ( que poderá querer dizer sorte, saudade, sina, destino ) muito há para dizer. Diz-se que nasceu em Lisboa a música dos pobres da cidade, eram canções tipicamente interpretadas por cantores e cantoras, resignadas com a tristeza, solidão e pobreza, mas que mantinha a sua dignidade, muitos afirmam que o fado tem origens muito mais antigas, por volta do século xv, quando as mulheres choravam por seus maridos e familia que iam para o mar arranjar sustento, outros afirmam também que a influência árabe está visivel, principalmente em instrumentos e melodias por eles obtidas.

Independentemente das suas origens , só me importa aqui revelar valores representativos dos tempos mais modernos, com facilidade encontra-se muitos e bons intérpretes do nosso fado.
A importância do nosso folclore também não é menos importante e não podia esquecer a importancia dos grupos de folclore, grupos musica tradicional e outros que praticam fusões baseadas nas nossas raízes  identificando-se mais ou menos com a região onde estão inseridos. Abençoados os que ajudam a manter vivas as tradições dos nossos antepassados. Portugal rural deita sonoridades típicas muito ricas e palavras que os nossos filhos têm o direito e o dever de conhecer e preservar.

NINGUÉM É OBRIGADO A OUVIR OU DIVULGAR AQUILO QUE NÃO QUER ,  MAS    GAITA ... SOMOS  PORTUGUESES E TEMOS QUE DEFENDER O QUE É NOSSO.

ACEITO SEMPRE CRITICAS DESDE QUE SEJAM CONSTRUTIVAS E PODEM COMENTAR OS MEUS TEXTOS .    OBRIGADO   

JOSE VIDAL COSTA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.