CINTRASEUPOVO

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

ENSINAR A NOSSA CULTURA


 ENSINAR A NOSSA CULTURA

Folclore é a ciência das tradições e usos populares, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

"Folclore não é apenas romarias e festas. É a história construída pelos anseios, aspirações e esperanças de um povo, é uma linguagem na qual se manifesta a unidade que mobiliza multidões, que busca a sua verdade na identificação da cidadania, preservando seu valores e mantendo vivas suas raízes através das gerações"

O termo folk-lore foi criado pelo antiquário inglês, William John Thoms, que nasceu em 1803 e morreu em 1885. em 22 de agosto de 1846, William, usando o pseudônimo de Ambrose Merton, publica um artigo com o título Folk-lore, na revista The Athenaeum, de Londres. Propunha o termo, como expressão técnica apropriada ao estudo das lendas, tradições e da literatura popular, tendo essa definição o significado de "a sabedoria do povo"
William John Thoms, como era antiquário, associou o folclore às antiguidades populares, e essa associação permaneceu, sob muitas formas, em diversos conceitos do folclore.
Folk quer dizer povo, nação família; Lore significa instrução, conhecimento, saber, portanto, Folk-lore ou Folclore quer dizer a ciência ou sabedoria popular.

A Cultura Popular é um magnífico tesouro que enobrece a alma do nosso país, encantando e dando lenitivo aos nossos corações. Ela abrange um elenco de manifestações que fazem parte do cotidiano do povo; um relicário de valores expressivos que vão se perpetuando através das gerações, e alimentando a memória viva da nação.

 O folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes , seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura . Não é apenas o passado, a tradição, ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte, por isso , é muito importante conhecê-lo.

O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo , por meio do convívio social, por via oral ou por imitação, ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como consequências dos acréscimos da colectividade.

O  despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valoriza as manifestações folclóricas , valorizando a diversidade cultural das várias regiões de Portugal.

O que se deveria fazer:

...resgatar, valorizar as manifestações da cultura popular Portuguesa.

...conhecer a importância do folclore para o paìs

...estimular as brincadeiras lúdicas com as crianças

...ampliar a linguagem oral

...favorecer a escrita

...desenvolver o gosto pela música, pela dança e por ouvir histórias.

...promover o interesse artístico

...desenvolver a coordenação motora e o equilibrio

...desenvolver o interesse pela pronuncia correcta e a compreensão das frases

...usar a expressão verbal, a memória e a criação de um personagem com uma tecnica teórica

...despertar a curiosidade e o interesse pela pesquisa, perceber o sentido e o significado das frases

...trabalhar com o folclore, ampliando o repertório sobre as lendas

...formação pessoal e social: socialização, respeito,valorização do outro, autonomia, iniciativa.

...ensinar cantigas, lendas, textos informativos,diferentes formas de cantar, contar histórias, arte, dramatização, etc.

Os desafios que apresento poderá ser um bom começo para não se perder a nossa cultura.

Temos que ensinar :

Atividades, Exercícios , Músicas,Vídeo Sobre o Folclore.

Divulgar o folclore nas escolas. O folclore não é uma coisa desvinculada do dia a dia do aluno desde que o professor esteja atento para o facto de que o folclore é origem de tudo que a cultura humana vem construindo e sofisticando através dos séculos.


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