AS RECOLHAS DESTES TRAJOS SALOIOS, MOSTRA QUE OS RANCHOS QUE UTILIZAM, FARDAS E ROUPAS APALHAÇADAS TODOS DE IGUAL , PODEM AINDA FAZER RECOLHAS E PESQUIZAS PARA TRAJAR OS SEUS RANCHOS OU GRUPOS E AI SIM PODEM LHES CHAMAR DE FOLCLORE E DE ETNOGRAFICOS. PORQUE O FOLCLORE E A ETNOGRAFIA NÃO É NENHUMA BRINCADEIRA. INFLIZMENTE AS PESSOAS GOSTAM DE VER AS PERNAS ÁS RAPARIGAS E DIZEM QUE É UM BOM FOLCLORE ISSO É PURA IGNORANCIA NESTA MATÉRIA CABE AOS RANCHOS COM A SUA VONTADE MOSTRAR O QUE REALMENTE OS NOSSOS AVÓS FAZIAM NO TRABALHO, NAS FESTAS , ROMARIAS E TODA A SUA VIVÊNCIA , PORQUE QUALQUER DIA TEMOS AS RAPARIGAS A MOSTRAR O SEU FIO DENTAL E AI SIM VÃO GOSTAR MAIS DO FOLCLORE. ahahahahahah! VALHA-ME DEUS QUANDO É QUE AS PESSOAS ABREM OS OLHOS
TODOS OS TRAJOS QUE SE SEGUEM, SÃO FOTOS DE ROUPAS ORIGINAIS, ESTAS ROUPAS FORAM RECOLHIDAS POR MIM E ONDE FIZ UM MUSEU DE TRAJOS EM MAGOITO .
TRAJO DE SENHORA DE FESTA
CASAQUINHA E SAIA AZUL ESCURO, CASAQUINHA TODA RENDADA EM BRANCO SAIA COMPRIDA COM SEIS PREGAS ATRÁS ( DE CADA LADO ) DUAS BARRAS Á VOLTA DA SAIA EM BAIXO COM O MESMO TECIDO, PARTE DE DENTRO DA SAIA É FORRADA CERCA DE TRINTA cm , O INTERIOR DA CASAQUINHA É TODA FORRADA E TEM TRES BARBAS ONDE FAZIA A CASAQUINHA MOLDAR-SE AO CORPO DA MULHER
AS ROUPAS ERAM DE DIVERSAS CORES E FEITIOS , TEMOS ESTE VERMELHO COM AS FOTOS DE FRENTE E TRAZEIRA DA CASAQUINHA E A SAIA .
TAMBEM HAVIA EM VERDE-ESCURO, CASTANHO, PRETO, OS TECIDOS ERA DE FAZENDA, ALGODÃO, RISCADO, FLANELA TAMBÉM A CHITA , QUE SERVIA PARA AS BLUZAS E AVENTAIS
ESTE TRAJO CINZENTO FOI DE NOIVA EM 1912
CASAQUINHA E SAIA CINZENTA, A CASAQUINHA TEM UM DRAPEADO EM CETIM, NA GOLA E NOS PUNHOS TAMBÉM É CETIM, TEM BOTÕES FORRADOS COM CETIM, A SAIA TEM SEIS PREGAS DE CADA LADO A TRÁS , TEM DUAS BARRAS EM CETIM COM UM BOTÃO EM CADA PONTA EM CETIM Á FRENTE DA SAIA. A SAIA POR DENTRO É FORRADA CERCA DE TRINTA cm . A CASAQUINHA É TODA FORRADA, CONFORME FOI RELATADO A SENHORA DEPOIS DO CASAMENTO UTILIZAVA ESTE TRAJO NAS FESTAS E ROMARIAS DE SUA TERRA.
CASAQUINHA E SAIA CINZENTA, A CASAQUINHA TEM UM DRAPEADO EM CETIM, NA GOLA E NOS PUNHOS TAMBÉM É CETIM, TEM BOTÕES FORRADOS COM CETIM, A SAIA TEM SEIS PREGAS DE CADA LADO A TRÁS , TEM DUAS BARRAS EM CETIM COM UM BOTÃO EM CADA PONTA EM CETIM Á FRENTE DA SAIA. A SAIA POR DENTRO É FORRADA CERCA DE TRINTA cm . A CASAQUINHA É TODA FORRADA, CONFORME FOI RELATADO A SENHORA DEPOIS DO CASAMENTO UTILIZAVA ESTE TRAJO NAS FESTAS E ROMARIAS DE SUA TERRA.
EM BAIXO ESTÁ O INTERIOR DA CASAQUINHA
O AVENTAL DE IR AO BAILHO Á 4ª FEIRA ERA MUITO UTILIZADO NA FREGUESIA DE SÃO JOÃO DAS LAMPAS AS RAPARIGAS USAVAM ESTES AVENTAIS PARA ESTAREM O MAIS BONITAS POSSIVEIS
BORDAVAM OS AVENTAIS CONFORME O GOSTO DE CADA UMA
HÁ VÁRIOS MODELOS E FEITIOS DE CASAQUINHAS ONDE DEIXO AQUI ALGUMAS FOTOS
PARA QUE SE VEJA AS ROUPAS QUE ERAM UTILIZADAS PELOS NOSSOS ANTEPASSADOS , MOSTRA QUE NÃO ANDAVAM TODOS DE IGUAL NEM DE MINI SAIA
AS SENHORAS ORNAMENTAVAM A CABEÇA DE VÁRIAS MANEIRAS DESDE O LENÇO AO CARRAPITO OU BARRETINA, O ARRANJO DA CABEÇA É UM COMPLEMENTO IMPORTANTE NO TRAJO FEMENINO, O QUE A MULHER PREPARA PARA A CABEÇA TEM VÁRIOS OBJECTIVOS, ORNAMENTAR, RESGUARDAR OU DEFESA. TANTO A DECORAÇÃO COMO O RESGUARDO A TOMARMOS POR BEM, DA NECESSIDADE MÁGICA DE PROTEGER DOS ESPÍRITOS MAUS . SE OBSERVARMOS O CORPO HUMANO MORFOLÓGICAMENTE NAS TRES PARTES COMO O ZOÓLOGO ESTUDA O ANIMAL E O CLASSIFICA EM GRUPO.
TAMBÉM , PARA A CRÍTICA ETNOGRAFICA DO TRAJO, HAVEMOS DE CONSIDERAR O QUE SE REFERE À CABEÇA, AO TRONCO E AOS MEMBROS . E VALE ASSIM O CRITÉRIO PARA O ESTUDO ESPECIAL DA ARTE OU CIÊNCIA DE VESTIR O CORPO INTEIRO. POR ISSO CONSIDERO COMPLEMENTOS DO TRAJO NÃO SÓ O QUE PROLONGA O RESGUARDO CENTRAL OU TRONCO, FORMANDO COM ESTE ASSOCRIAÇÃO OU CONTRASTE DE EFEITOS, ORA ESTÉTICOS, ORA ECONÓMICOS.
CASAQUINHA VERDE-ESCURO PEITILHO EM RENDA PRETA EM VERDE CLARO Á VOLTA DO COTOVELO, PUNHOS, FRENTE E PEITO ESTE VERDE CLARO É DE CETIM
ALGUMAS DESTAS ROUPAS JÁ MUITO DEGRADADAS POR CAUSA DO TEMPO
O RESGUARDO FEMENINO A " CABEÇA " COM FACILIDADE SE COMPREENDE O USO DO MANTO, QUER NA FORMA PRIMITIVA ENTÃO MAIS OU MENOS RUDE E OCASIONAL, REBUÇO E RESGUARDO O MANTO SUBIA A ENVOLVER A CABEÇA, MAIS NAS MULHERES DO QUE NOS HOMENS POR INTENÇÃO E POR DISTINÇÃO, ENCONTRAMOS NA ECONOGRAFIA GREGO-ROMANA O MANTO LEVANTADO SOBRE A CABEÇA E A COBRI-LA. NAS CERIMÓNIAS RELIGIOSAS E FÚNEBRES, NOS MOMENTOS DE TRAGÉDIA A MULHER EMBIOCAVA-SE, FOSSE A VARIEDADE E FORMA DO MANTO. ESSE COSTUME ATREVESSOU COMO TRADIÇÃO A IDADE-MÉDIA E VAMOS ENCONTRÁ-LO NA ICONOGRAFIA MEDIEVAL, TANTO A DO MUNDO LEIGO COMO A DAS ORDENS RELIGIOSAS, ESPECIALMENTE NOS HÁBITOS DOS MONJAS.
NO LENÇO DOBRA-SE COM TRES PONTAS , QUANDO COLOCADO NA CABEÇA, A POSIÇÃO DAS PONTAS E O SEU AMANHO DEPENDE DO USO OU DO GOSTO DA MULHER, AS DUAS PONTAS LATERAIS OBEDECEM Á IMAGINAÇÃO E AO SENTIDO ESTÉTICO DA PORTADORA DO LENÇO, A LINGUAGEM E A ARTE DO LENÇO ESTÃO NA RELAÇÃO DESTAS DUAS RIMAS. A PONTA POSTERIOR É FIEL DA BALANÇA ENTRE AQUELAS É O FIO DE PRUMO DO LENÇO, CAIDO PELAS COSTAS EM PROCURA DA VERTICAL DO LUGAR, NÓ Á FRENTE , NÓ ATRÁS, NÓ EM CIMA, NÓ EM BAIXO, DO QUEIXO CORRE Á NUCA, DA TESTA VAI Á " COVA LADRÃO ", NÓ PEQUENO DE ORELHAS CAÍDAS, NÓ MAIOR DE ORELHAS DE COELHO Á ESPREITA, NÓ PENDENTE, NÓ ASCENDENTE, NÓ POUSADO NO COCURUTO DA CABEÇA, COMO GAIVOTA DE ASAS ABERTAS, SEM NÓ , CAÍDAS E SOLTAS AS TRES, NÓ MUITO LASSO . NOS MESES MAIS QUENTES OU NOS MOMENTOS DE MAIOR ACTIVIDADE PROCURA-SE AFASTAR O LENÇO DO PESCOÇO, ATANDO-O DE DIVERSAS FORMAS.
ANTES DE UTILIZAREM ESTE TIPO DE COLOTES AS PESSOAS MAIS VELHAS TINHAM CUECAS QUE ERAM ABERTAS AO MEIO QUE LHES DAVA MUITO JEITO QUANDO ANDAVAM A TRABALHAR ERA SÓ ABRIR AS PERNAS E ASSIM FAZIAM A SUA MIJINHA
TAMBÉM TINHA O SEU FATO DOMINGUEIRO E FESTA QUE SERVIA PARA IR ÁS FESTAS E ROMARIAS , HAVIAM PESSOAS COM MAIS OU MENOS POSSES MAS O SALOIO GOSTAVA DE PARCER BEM.
COMO APARECE NESTAS FOTOS HAVIA VÁRIOS MODELOS FEITIOS E CORES DE DIVERSAS JAQUETAS
FRENTE E TRAZEIRA DA JAQUETA CASTANHA
INTERIOR DE UMA JAQUETA DE ESTRAKAN
HAVIA MUITAS QUALIDADES E FEITIOS DE CHAPÉUS : RECARTILHADOS, COPA REDONDA, COPA ALTA, DE TRES SOCOS, DE ABAS ESTREITAS, ABAS LARGAS, CASTANHOS OU PRETOS, OS BARRETES HAVIA VERDE COM ORLA E CINTA VERMELHA,
CHAMADO BARRETE DE CARROCEIRO , MAS O BARRETE PRETO ERA MAIS USADO NESTA REGIÃO , O BARRETE SERVIA PARA RESGUARDE DO FRIO E CALOR, SERVIA PARA GUARDAR OS CIGARROS E DINHEIRO , A POSIÇÃO DO BARRETE ERA CONFORME O TRABALHO QUE REALIZAVA E CONFORME O SOL POIS SERVIA DE PALA O PONTA DO BARRETE E ASSIM NÃO SE ENCADEAVA COM O SOL. COMO TANBEM SERVIA COMO GALANTEIO ÁS MOÇAS O HOMEM ENFEITAVA-SE PARA OS NAMORICOS MAIS TARDE NO SÉCULO XX VEIO OS BONÉS E BOINAS Á ESPANHOL. COLETE EM ESTRAKAN
INTERIOR DE UM COLETE
JAQUETA COM ALAMARES EM FERRADURA E BOLSOS DE MEIA LUA
A ALÁLISE DAS MANEIRAS DE VESTIR IMPLICA SEMPRE O SEU ENQUADRAMENTO NAS OPÇÕES CULTURAIS DE UM GRUPO SOCIAL.
PARA QUEM BRINCA COM O NOME DE FOLCLORE AQUI FICA UM POUCO DA HISTÓRIA -- A PALAVRA FOLCLORE É A FORMA APORTUGUESADA DA PALAVRA INGLESA FOLKLORE , PALAVRA, ALIÁS COMPOSTA POR DUAS PALAVRAS DE ORIGEM SAXÓNICA : FOLK ( povo ) + LORE ( tradição ). TRATA-SE DE UMA PALAVRA QUE FOI USADA PELA PRIMEIRA VEZ EM 1846 PELO ARQUEÓLOGO INGLÊS WILLIAM JOHN THOMS, NUM ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA LONDRINA ATHENAEUM E EM SUBSTITUIÇÃO DA EXPRESSÃO POPULAR ANTIQUITIES ( antiguidades populares ) USADA ATÉ HOJE.
POR ISSO É PRECISO TER CUIDADO QUANDO FALAM EM FOLCLORE AS PESSOAS TEEM QUE SABER O QUE QUER DIZER . FOLC. ( POVO ) LORE ( TRADIÇÃO ) .
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