CINTRASEUPOVO

terça-feira, 12 de abril de 2011

ROUPAS DA REGIÃO SALOIA

  
AS RECOLHAS DESTES TRAJOS SALOIOS, MOSTRA QUE OS RANCHOS QUE UTILIZAM, FARDAS E ROUPAS APALHAÇADAS TODOS DE IGUAL , PODEM AINDA FAZER RECOLHAS E PESQUIZAS  PARA TRAJAR OS SEUS RANCHOS OU GRUPOS E AI SIM PODEM LHES CHAMAR DE FOLCLORE E DE ETNOGRAFICOS. PORQUE O FOLCLORE E A ETNOGRAFIA NÃO É NENHUMA BRINCADEIRA. INFLIZMENTE AS PESSOAS GOSTAM DE VER AS PERNAS ÁS RAPARIGAS E DIZEM QUE É UM BOM FOLCLORE ISSO É PURA IGNORANCIA NESTA MATÉRIA CABE AOS RANCHOS COM A SUA VONTADE  MOSTRAR O QUE REALMENTE OS NOSSOS AVÓS FAZIAM NO TRABALHO, NAS FESTAS , ROMARIAS E TODA A SUA VIVÊNCIA , PORQUE QUALQUER DIA TEMOS AS RAPARIGAS A MOSTRAR  O SEU FIO DENTAL E AI SIM VÃO GOSTAR MAIS DO FOLCLORE. ahahahahahah!                                                                                                                                        VALHA-ME DEUS QUANDO É QUE AS PESSOAS ABREM OS OLHOS

TODOS OS TRAJOS QUE SE SEGUEM, SÃO FOTOS DE ROUPAS ORIGINAIS, ESTAS ROUPAS FORAM RECOLHIDAS POR MIM E ONDE FIZ UM MUSEU DE TRAJOS EM MAGOITO .

 
TRAJO DE SENHORA  DE FESTA
CASAQUINHA E SAIA AZUL ESCURO, CASAQUINHA TODA RENDADA EM BRANCO SAIA COMPRIDA COM SEIS PREGAS ATRÁS ( DE CADA LADO ) DUAS BARRAS Á VOLTA DA SAIA EM BAIXO COM O MESMO TECIDO, PARTE DE DENTRO DA SAIA É FORRADA CERCA DE TRINTA cm , O INTERIOR DA CASAQUINHA É TODA FORRADA E TEM TRES BARBAS ONDE FAZIA A CASAQUINHA MOLDAR-SE AO CORPO DA MULHER                                                                                                


 
AS ROUPAS ERAM DE DIVERSAS CORES E FEITIOS , TEMOS ESTE VERMELHO COM  AS FOTOS DE FRENTE E TRAZEIRA  DA CASAQUINHA  E A SAIA .
TAMBEM HAVIA  EM VERDE-ESCURO, CASTANHO, PRETO, OS TECIDOS ERA DE FAZENDA, ALGODÃO, RISCADO, FLANELA TAMBÉM A CHITA , QUE SERVIA PARA AS BLUZAS E AVENTAIS

ESTE TRAJO CINZENTO FOI DE NOIVA EM 1912
CASAQUINHA E SAIA CINZENTA, A CASAQUINHA TEM UM DRAPEADO EM CETIM, NA GOLA E NOS PUNHOS TAMBÉM É CETIM, TEM BOTÕES FORRADOS COM CETIM, A SAIA TEM SEIS PREGAS DE CADA LADO A TRÁS , TEM DUAS BARRAS EM CETIM COM UM BOTÃO EM CADA PONTA EM CETIM Á FRENTE DA SAIA. A SAIA POR DENTRO É FORRADA CERCA DE TRINTA cm . A CASAQUINHA É TODA FORRADA,  CONFORME FOI RELATADO A SENHORA DEPOIS DO CASAMENTO UTILIZAVA ESTE TRAJO NAS FESTAS  E ROMARIAS DE SUA TERRA.  
   

FRENTE E TRAZEIRA DA CASAQUINHA
EM BAIXO  ESTÁ O INTERIOR DA  CASAQUINHA



O AVENTAL DE IR AO BAILHO Á 4ª FEIRA ERA MUITO UTILIZADO NA FREGUESIA DE SÃO JOÃO DAS LAMPAS AS RAPARIGAS USAVAM ESTES AVENTAIS PARA ESTAREM O MAIS BONITAS POSSIVEIS 
BORDAVAM OS AVENTAIS CONFORME O GOSTO DE CADA UMA


HÁ VÁRIOS MODELOS E FEITIOS DE CASAQUINHAS ONDE DEIXO AQUI ALGUMAS FOTOS
PARA QUE SE VEJA AS ROUPAS QUE ERAM UTILIZADAS PELOS NOSSOS ANTEPASSADOS , MOSTRA QUE NÃO ANDAVAM TODOS DE IGUAL NEM DE MINI SAIA


UM MANTÉU SALOIO

LENÇOS DE CABEÇA:
AS SENHORAS ORNAMENTAVAM A CABEÇA DE VÁRIAS MANEIRAS DESDE O LENÇO AO CARRAPITO OU BARRETINA, O ARRANJO DA CABEÇA É UM COMPLEMENTO IMPORTANTE NO TRAJO FEMENINO, O QUE A MULHER PREPARA PARA A CABEÇA TEM VÁRIOS OBJECTIVOS, ORNAMENTAR, RESGUARDAR OU DEFESA. TANTO A DECORAÇÃO  COMO O RESGUARDO A TOMARMOS POR BEM, DA NECESSIDADE MÁGICA DE PROTEGER DOS ESPÍRITOS MAUS . SE OBSERVARMOS O CORPO HUMANO MORFOLÓGICAMENTE NAS TRES PARTES COMO O ZOÓLOGO ESTUDA O ANIMAL E O CLASSIFICA EM GRUPO.
   
TAMBÉM , PARA A CRÍTICA ETNOGRAFICA DO TRAJO, HAVEMOS DE CONSIDERAR O QUE SE REFERE À CABEÇA, AO TRONCO E AOS MEMBROS . E VALE ASSIM O CRITÉRIO PARA O ESTUDO ESPECIAL DA ARTE OU CIÊNCIA DE VESTIR O CORPO INTEIRO. POR ISSO CONSIDERO COMPLEMENTOS DO TRAJO NÃO SÓ O QUE PROLONGA O RESGUARDO CENTRAL OU TRONCO, FORMANDO COM ESTE ASSOCRIAÇÃO OU CONTRASTE DE EFEITOS, ORA ESTÉTICOS, ORA ECONÓMICOS. 
CASAQUINHA VERDE-ESCURO PEITILHO EM RENDA PRETA EM VERDE CLARO Á VOLTA DO COTOVELO, PUNHOS, FRENTE E PEITO ESTE VERDE CLARO É DE CETIM

ALGUMAS DESTAS ROUPAS JÁ MUITO DEGRADADAS POR CAUSA DO TEMPO

O RESGUARDO FEMENINO A " CABEÇA "  COM FACILIDADE SE COMPREENDE O USO DO MANTO, QUER NA FORMA PRIMITIVA ENTÃO MAIS OU MENOS RUDE E OCASIONAL, REBUÇO E RESGUARDO O MANTO SUBIA A ENVOLVER A CABEÇA, MAIS NAS MULHERES DO QUE NOS HOMENS POR INTENÇÃO E POR DISTINÇÃO, ENCONTRAMOS NA ECONOGRAFIA GREGO-ROMANA O MANTO LEVANTADO SOBRE A CABEÇA E A COBRI-LA. NAS CERIMÓNIAS RELIGIOSAS E FÚNEBRES, NOS MOMENTOS DE TRAGÉDIA A MULHER EMBIOCAVA-SE, FOSSE  A VARIEDADE E FORMA DO MANTO. ESSE COSTUME ATREVESSOU COMO TRADIÇÃO A IDADE-MÉDIA E VAMOS ENCONTRÁ-LO NA ICONOGRAFIA MEDIEVAL, TANTO A DO MUNDO LEIGO COMO A DAS ORDENS RELIGIOSAS, ESPECIALMENTE NOS HÁBITOS DOS MONJAS.


NO LENÇO DOBRA-SE COM TRES PONTAS , QUANDO COLOCADO NA CABEÇA, A POSIÇÃO DAS PONTAS E O SEU AMANHO DEPENDE DO USO OU DO GOSTO DA MULHER, AS DUAS PONTAS LATERAIS OBEDECEM Á IMAGINAÇÃO E AO SENTIDO ESTÉTICO DA PORTADORA DO LENÇO, A LINGUAGEM E A ARTE DO LENÇO ESTÃO NA RELAÇÃO DESTAS DUAS RIMAS. A PONTA POSTERIOR  É FIEL DA BALANÇA ENTRE AQUELAS É O FIO DE PRUMO DO LENÇO, CAIDO PELAS COSTAS EM PROCURA DA VERTICAL DO LUGAR, NÓ Á FRENTE , NÓ ATRÁS, NÓ EM CIMA, NÓ EM BAIXO, DO QUEIXO CORRE Á NUCA, DA TESTA VAI Á " COVA LADRÃO ", NÓ PEQUENO DE ORELHAS CAÍDAS, NÓ MAIOR DE ORELHAS DE COELHO Á ESPREITA, NÓ PENDENTE, NÓ ASCENDENTE, NÓ POUSADO NO COCURUTO DA CABEÇA, COMO GAIVOTA DE ASAS ABERTAS, SEM NÓ , CAÍDAS E SOLTAS AS TRES, NÓ MUITO LASSO . NOS MESES MAIS QUENTES OU NOS MOMENTOS DE MAIOR ACTIVIDADE PROCURA-SE AFASTAR O LENÇO DO PESCOÇO, ATANDO-O DE DIVERSAS FORMAS.
ANTES DE UTILIZAREM ESTE TIPO DE COLOTES AS PESSOAS MAIS VELHAS TINHAM CUECAS QUE ERAM ABERTAS AO MEIO  QUE LHES DAVA MUITO JEITO QUANDO ANDAVAM A TRABALHAR ERA SÓ ABRIR AS PERNAS E ASSIM FAZIAM A SUA MIJINHA
  

 
 

O HOMEM  TRAJAVA CONFORME A LIDA DO CAMPO OU COM TRATO DOS ANIMAIS
TAMBÉM TINHA O SEU FATO DOMINGUEIRO E FESTA QUE SERVIA PARA IR ÁS FESTAS E ROMARIAS , HAVIAM PESSOAS COM MAIS OU MENOS POSSES MAS O SALOIO GOSTAVA DE PARCER BEM.


ESTA FOTO É UM GUARDA PÓ UTILIZADO PELOS CARROCEIROS



  COMO APARECE NESTAS FOTOS  HAVIA VÁRIOS MODELOS FEITIOS E CORES DE DIVERSAS JAQUETAS
                                    FRENTE  E TRAZEIRA DA JAQUETA CASTANHA                     

INTERIOR DE UMA JAQUETA  DE ESTRAKAN

HAVIA MUITAS QUALIDADES E FEITIOS DE CHAPÉUS : RECARTILHADOS, COPA REDONDA, COPA ALTA, DE TRES SOCOS, DE ABAS ESTREITAS, ABAS LARGAS, CASTANHOS OU PRETOS, OS BARRETES HAVIA VERDE COM ORLA E CINTA VERMELHA,
CHAMADO BARRETE DE CARROCEIRO , MAS O BARRETE PRETO ERA MAIS USADO NESTA REGIÃO , O BARRETE SERVIA PARA RESGUARDE DO FRIO E CALOR, SERVIA PARA GUARDAR OS CIGARROS E DINHEIRO , A POSIÇÃO DO BARRETE ERA CONFORME O TRABALHO QUE REALIZAVA E CONFORME O SOL POIS SERVIA DE PALA O PONTA DO BARRETE E ASSIM NÃO SE ENCADEAVA COM O SOL. COMO TANBEM SERVIA COMO GALANTEIO ÁS MOÇAS O HOMEM ENFEITAVA-SE PARA OS NAMORICOS MAIS TARDE NO SÉCULO XX VEIO OS BONÉS  E BOINAS Á ESPANHOL.


COLETE EM ESTRAKAN

 INTERIOR DE UM COLETE
JAQUETA COM ALAMARES EM FERRADURA E BOLSOS DE MEIA LUA


AS CINTAS ERAM DE DIVERSAS CORES , CINTAS VERMELHAS , VERDES , E PRETAS QUE ERAM ENROLADAS Á VOLTA DOS RINS QUE SERVIA PARA PROTEÇÃO DOS MESMOS E TAMBÉM  CAIA UMA PONTA OU DUAS PEQUENAS ATRÁS E NÃO AQUELAS PONTAS COMPRIDAS PELA PERNA ABAIXO COMO MUITOS RANCHOS USAM , SERVIA TAMBÉM  PARA GUARDAR OBJECTOS E TABACO. AS CINTAS ERAM FEITAS DE MERINO OU FAZENDA TINHAM POR NORMA CERCA DE 5 A 6 METROS DE COMPRIMENTO POR 20 cm DE LARGURA. HOJE EM DIA UTILIZADA PELOS FORCADOS .

 
A ALÁLISE DAS MANEIRAS DE VESTIR IMPLICA SEMPRE  O SEU ENQUADRAMENTO NAS OPÇÕES CULTURAIS  DE UM GRUPO SOCIAL.

O CALÇADO TAMBÉM MUITO IMPORTANTE  DESDE AS BOTAS E SAPATOS DE ATANADO HÁ BOTAS DE BOTÃO.

PARA QUEM BRINCA COM O NOME DE FOLCLORE AQUI FICA  UM POUCO DA HISTÓRIA -- A PALAVRA FOLCLORE É A FORMA  APORTUGUESADA DA PALAVRA INGLESA   FOLKLORE , PALAVRA, ALIÁS COMPOSTA POR DUAS PALAVRAS DE ORIGEM SAXÓNICA :  FOLK ( povo ) +  LORE  ( tradição ). TRATA-SE DE UMA PALAVRA QUE FOI USADA PELA PRIMEIRA VEZ EM 1846 PELO ARQUEÓLOGO INGLÊS WILLIAM  JOHN THOMS, NUM ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA  LONDRINA ATHENAEUM E EM SUBSTITUIÇÃO DA EXPRESSÃO POPULAR ANTIQUITIES ( antiguidades populares ) USADA ATÉ HOJE. 
POR ISSO É PRECISO TER CUIDADO QUANDO FALAM EM FOLCLORE AS PESSOAS TEEM QUE SABER O QUE QUER DIZER .     FOLC.  ( POVO )  LORE    ( TRADIÇÃO ) .  


 

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