CINTRASEUPOVO

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ÉPOCA MEDIEVAL

FEIRA MEDIEVAL   EM  SINTRA
DURANTE A ÉPOCA MEDIEVAL SURGIRAM, NOS ESPAÇOS ANTERIORMENTE OCUPADOS PELO IMPÉRIO ROMANO, TRÊS GRANDES CONJUNTOS CIVILIZACIONAIS,  QUE RODEAVAM  AS MARGENS DO MEDITERRÂNEO NO SÉCULO XIII. UMA  ERA  A CRISTANDADE LATINA, NO OCIDENTE DA EUROPA, ORIUNDA DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE E DOS REINOS   " BÁRBAROS " QUE LHE SUCEDERAM, OS OUTROS DOIS CONJUNTOS ERAM CONSTITUÍDOS PELO IMPÉRIO BIZANTINO, A ORIENTE, PROVENIENTE DO IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE.

CADA UMA DESTAS CIVILIZAÇÕES ADQUIRIU UMA IDENTIDADE PRÓPRIA NO DECORRER DA SUA HISTÓRIA.
NA EUROPA OCIDENTAL, A FIXAÇÃO DOS DIVERSOS POVOS NAS ANTIGAS PROVINCIAS ROMANAS FEZ COM QUE SE ASSISTISSE A UMA NOVA ORDEM POLITICA E CULTURAL. DEVIDO À ACÇÃO EVANGELIZADORA DE BISPOS E MONGES, O CRISTIANISMO INVADIU OS REINOS  " BÁRBAROS " EMERGINDO UMA CIVILIZAÇÃO EUROPEIA CRISTÃ.
NO MEDITERRÂNEO ORIENTAL  ( IMPÉRIO BIZANTINO ) PERMANECEU UMA IMPORTANTE REFERÊNCIA POLITICA  E CULTURAL.

NESTA ÉPOCA , O PODER SOBRE AS POPULAÇÕES, A NÍVEL LOCAL, ERA EXERCIDO POR GRANDES SENHORES NOBRES OU ECLESIÁSTICOS - OS SENHORIOS, A QUEM O REI TINHA CEDIDO PARTES DO TERRITÓRIO A FIM DE OS ADMINISTRAREM E DE TEREM EXÉRCITOS PRONTOS A COMBATER. OS SENHORIOS TINHAM PODER MILITAR E DE JULGAR E PUNIR NÃO SÓ OS CAMPONESES  MAS TAMBÉM OS PEQUENOS NOBRES.

REGISTOU-SE, AINDA NESTA ÉPOCA, UM CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO QUE CAUSOU O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DO MUNDO RURAL, FAVORECIDO PELO PROGRESSO DOS UTENSÍLIOS E DAS TÉCNICAS DE EXPLORAÇÃO DA TERRA.
NAS CIDADES , DESENVOLVERAM-SE OS VELHOS CENTROS OU BURGOS DEVIDO À CRESCENTE PROCURA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA POR PARTE DOS QUE VINHAM DOS CAMPOS.

DESENVOLVERAM-SE OS MERCADOS E AS FEIRAS. A EUROPA REGISTAVA, ASSIM, UM GRANDE DESENVOLVIMENTO APENAS TRAVADO PELAS PESTES E EPIDEMIAS QUE ALASTRARAM ÁS CIDADES NOS SÉCULOS XII  E XIII. OS MAUS ANOS AGRÍCOLAS, DEVIDO AO AGRAVAMENTO DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E TAMBÉM A GUERRA DOS CEM ANOS NO SÉCULO XIV , CAUSARAM AINDA INÚMERAS MORTES.
A MODA NA ÉPOCA MEDIEVAL

AS CARACTERÍSTICAS DAS VESTIMENTAS DA ÉPOCA MEDIEVAL SURGIRAM GRAÇAS  À INFLUÊNCIA DAS CRUZADAS.  POUCAS PESSOAS PODIAM-SE DAR AO LUXO DE SE VESTIREM COM ELEGÂNCIA, JÁ QUE A SOCIEDADE ESTAVA ESTRATIFICADA EM ORDENS ONDE O QUE CONTAVA ERA O PODER ECONÓMICO. AS FORMAS RECTANGULARES DOS PERÍODOS ANTERIORES EVOLUÍRAM, TORNANDO-SE MAIS MODELADAS AO CORPO.

NO SÉCULO XI AS CLASSES BAIXAS USAVAM GREGUESCOS ( CALÇÕES LARGOS ) , SAIOS ( ESPÉCIE DE VESTIDO SEM BOTÕES QUE CHEGAVA AO JOELHO ) E CAPAS COM CAPUZ. AS CLASSES ALTAS USAVAM TÚNICAS ATÉ AO PESCOÇO E APERTADAS NA CINTURA, GLONELES ( ESPÉCIE DE VESTIDO COM MANGAS LARGAS ) E XAILES QUE COBRIAM E PROTEGIAM AS COSTAS. CALÇAVAM BOZERGUINS ( ESPÉCIE DE BOTAS ), SAPATOS FECHADOS BICUDOS E POLAINAS, NOME QUE SE DAVA ÀS MEIAS DA ÉPOCA, POR NORMA OS HOMENS UTILIZAVAM O CABELO ENCARACOLADO E A BARBA CURTA.

AS MULHERES USAVAM VESTIDOS JUSTOS AO CORPO, COM PEQUENOS DECOTES E ORNAMENTADOS COM JÓIAS EM OURO NA CINTURA. OS PENTEADOS ERAM FEITOS GERALMENTE DE RISCO AO MEIO E ALGUMAS MULHERES UTILIZAVAM TRANÇAS. TODAS AS ROUPAS ERAM FEITAS À MÃO, COM ALGODÃO, PELES OU COURO, POR ARTRESÃOS.
NO SÉCULO XII OS ARTESÃOS ORGANIZARAM-SE EM CORPORAÇÕES DE NOME GUILDAS.  AS TÚNICAS UTILIZADAS NO SÉCULO ANTERIOR TORNARAM-SE MAIS PEQUENAS, CHEGANDO AGORA ATÉ AO JOELHO E COM MANGAS LARGAS E AS CAPAS PASSARAM A SER FECHADAS APENAS COM ABERTURAS PARA OS BRAÇOS. POR BAIXO DAS TÚNICAS OS HOMENS VESTIAM CALÇÕES SOLTOS E VÁRIOS TIPOS DE COBERTURAS PARA AS PERNAS COMO OS PELOTES QUE ERAM FORRADOS DE PELES OU SEDA. OS PENTEADOS ERAM POUCO VARIADOS, LEVANDO OS HOMENS A USAR SOBRETUDO O CABELO CURTO E CHAPÉUS PARA DISTINGUIR A ORDEM SOCIAL.

AS MULHERES UTILIZAVAM TÚNICAS DE TECIDO FINO, COM MANGAS AFUNILADAS QUE ESTREITAVAM PERTO DO PULSO E ERAM ACOMPANHADAS POR MANTOS OU VÉUS QUE COBRIAM A CABEÇA. O PENTEADO FEMININO ERA SEMELHANTE AO DO SÉCULO ANTERIOR.

NO SÉCULO XIII OS HOMENS USAVAM VESTIDOS LISOS COM FORMAS IRREGULARES E AS TÚNICAS PASSARAM A SER COBERTAS NAS COSTAS E CONTINHAM MANGAS JUSTAS. DEBAIXO DAS TÚNICAS VESTIAM O BRIAL ( ANTIGA ROUPA INTERIOR QUE CHEGAVA ATÉ AOS JOELHOS, SEGURA POR ALFINETES ). AS CALÇAS ERAM NORMALMENTE ELABORADAS COM TECIDOS ÀS RISCAS E COM CORES FORTES. UTILIZAVAM CABELOS ENCARACOLADOS CAÍDOS SOBRE AS ORELHAS. CALÇAVAM SAPATOS OU BOTAS DE PONTAS PONTIAGUDAS.

AS MULHERES VESTIAM TÚNICAS LARGAS DE LÃ, COM MANGAS CURTAS, LARGAS ATÉ AO COTOVELO E QUE IAM ESTREITANDO ATÉ ÀS MÃOS. AMARRAVAM O CABELO TAPANDO-O COM TECIDO BORDADO OU REDE LATERAL, FORMANDO CARACÓIS SOBRE AS ORELHAS.
NO SÉCULO XIV A ROUPA VERIFICOU ALGUMAS DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AO SÉCULO ANTERIOR. OS VESTIDOS MODIFICARAM-SE PASSANDO DE JUSTOS A MAIS PROPORCIONAIS E VOLUMOSOS, COMEÇARAM A UTILIZAR-SE CAMISAS QUE COBRIAM DESDE O OMBRO ATÉ À CINTURA E CEROLAS, AGORA MAIS COMPRIDAS E JUSTAS. OS PENTEADOS VOLTARAM A SER APARADOS E CURTOS E OS HOMENS UTILIZAVAM FREQUENTEMENTE BARBA E CAPIROTES ( BARRETE EM FORMA DE CRISTA ). O SAPATO ERA FEITO DE PELE DE BODE OU CABRA, OU ENTÃO SAPATO MARROQUINO QUE COBRIA A PERNA DESDE O PEITO DO PÉ ATÉ AO JOELHO.

PODEMOS CONCLUIR QUE A MODA DURANTE A ÉPOCA MEDIEVAL SE MANTEVE MUITO ESTÁVEL, APENAS COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES. 

TENHO GOSTO EM ESTUDAR E PESQUIZAR TUDO QUE SEJA  A CULTURA DO NOSSO POVO , E ADORO  AS FEIRAS MEDIEVAIS , MAS TENHO TAMBÉM REPAROS A FAZER , NO FOLCLORE  Á MUITOS RANCHO QUE NÃO TRABALHAM BEM E SÃO LOGO CRITICADOS POR ISSO TAMBÉM DEIXO AQUI ALGUMAS CRITICAS A VÁRIAS FEIRAS , OBJECTOS QUE NÃO ERAM USADOS NESTE TEMPO E ESTAS ORGANIZAÇÕES DEVERIAM   REVER .
ESTA FOTO ESTÁ COMPLETAMENTE FORA DA ÉPOCA EM TUDO

COPOS DE PLÁSTICO ESTÃO NA ÉPOCA ERRADA E CERVEJA

NESTE TEMPO NÃO HAVIA SACOS DE PLÁSTICO
AO FUNDO UMA BALANÇA ELECTRICA ?

TAMBORES DE ÁGUA DE PLASTICO ?

VENDA DE ESPADAS EM PLASTICO ?

GARRAFAS COM RÓTULOS ? E QUADROS DE FOTOS ? BANDEIRA  REPUBLICANA NESTE TEMPO ?

A SENHORA DO FUNDO PODIA TIRAR O RELÓGIO DE PULSO

GOSTO QUE OS RANCHOS E GRUPOS DE FOLCLORE  REPRESENTEM O MAIS SÉRIO POSSIVEL , TAMBÉM GOSTARIA QUE ESTES ERROS NÃO SE ENCONTRASEM NESTAS FEIRAS POIS ESTÃO A REPRESENTAR UMA ÉPOCA EM QUE ESTES OBJECTOS NADA ABONA  ESTE TEMPO MEDIEVAL. E TAL COMO NOS RANCHOS ESTES ERROS SÃO TÃO FACEIS DE TIRAR BASTA UM POUCO DE ATENÇÃO E QUERER.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.