Muitas vezes os ranchos apresentam, em grande erro, as crianças de pouca idade trajadas como adultos( esse facto dá uma perspectiva errada, ficando parecendo anões) em vez de as trajarem de crianças que é o que são.
existem vários estudos sobre os trajos antigos, e quase nada sobre os trajos de criança, porquê?
então decidi abodar este assunto e estudar este tema: O TRAJAR DAS CRIANÇASDevo recordar que a população portuguesa, até meados do sec:XX, vivia da agricultura e da pesca, população essa com poucos recursos, e os filhos significavam riqueza,era a mentalidade nessa época, eram mais braços para trabalhar e criar rendimento familiar.
Ás raparigas, logo desde tenra idade, 6,7e 8 anos era-lhes dada a tarefa de cuidarem dos irmãos mais novos com a tarefa acrescida da lida da casa. Poucas eram as que íam á escola, já que a sua formação era basiada nas tarefas domésticas, com o objectivo de se prepararem para casarem e terem filhos.
Aos rapazes era-lhes dado um destino diferente, mas não menos penoso para a idade, ajudavam os pais na lavoura ou na pesca, normalmente íam á escola e continuavam a trabalhar na actividade da familia. Outros eram entregues a mestres para poderem aprender um oficio, e por vezes tinham mesmo de pagar para aprender e terem uma profissão.
Os fracos recursos promoviam a reciclagem das roupas e muitas vezes possuiam apenas uma muda de roupa, que era lavada á noite e vestiam no outro dia de manhã, a roupa melhor era guardada para dias de festas e romarias.
A maioria das crianças andavam descalças, outros tinham um par de sapatosque lhes era dado quando entravam para a escola ou ainda mais tarde.
A maioria das roupas que as crianças usavam eram herdadas dos adultos da sua familia e arranjadas para os mais pequenos, das calças e camisas da mãe e do pai eram feitas roupas novas para os mais pequenos e assim andavam sempre bem arranjados, do pouco faziam muito.O que por vezes nos faz deparar com imagens antigas e fotografias de crianças vestidas como adultos, principalmente aos domingos e dias de festas.
Á que realçar o esquecimento de muitos ranchos no que diz respeito a este tema e os leva a esquecer que as crianças de outrora também brincavam e tinham os seus brinquedos feitos por eles ou pelos seus pais, na escola tinham os seus jogos e as suas brincadeiras de roda.
O erro de muitos ranchos é em vez de apresentarem as crianças como tal apresentarem-nas com brincadeiras de roda e com os seus próprios brinquedos como era antigamente, teimam em vestirem-nas como anões e põem-nas a dançar modas que nunca tiveram.
Porque será que os ranchos infantis aparecem quase todos com roupas ricas ? será que eram todos ricos ? a história não conta isso, a vida era bem dificil para o povo.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.