CINTRASEUPOVO

sexta-feira, 24 de junho de 2011

POPULAR OU FOLCLÓRICO ?


POPULAR  OU  FOLCLÓRICO ?
O folclore é popular, mas segundo grandes estudiosos do assunto como Luís da Câmara Cascudo, Leite Vasconcelos e entre outros, nem tudo que é popular é folclórico.
Para um costume ser considerado folclore é preciso ter origem anónima, ou seja, não se saber ao certo quem o criou . Deve ser aceite e praticado por um grande nùmero de indivíduos, também precisa resistir ao tempo e ser passado de geração em geração. A transmissão ? De boca em boca enfim, no dia a dia .
A palavra folclore é aceite internacionalmente desde 1878 . A expressão apareceu pela primeira vez na imprensa publicada na revista The Athenaeum, há cerca de 150 anos. O texto, do arqueólogo inglês William John Thoms, propunha o estudo de culturas diversas. O autor sugeria a junção das palavras  folk (povo ) e lore ( sabedoria ) para designar tal ocupação.
O folclore é o conjunto das criações de uma comunidade cultural, baseadas nas tradições de um grupo ou indivíduos, que expressam sua identidade cultural e social, além das normas e valores que se transmitem .
Ficou como referência às tradições , costumes e superstições das classes populares de um povo.
Hoje em dia  a palavra folclore é tratado como gozo ( sim goso ) ora vejamos, os políticos qualquer coisa dizem isto é folclore, muitas pessoas ignorantes na matéria, veem qualquer roupa nas montras, ou outro objecto que não gostam dizem isto é folclórico, dizem sem saber a tamanha asneira que estão a dizem, sem saber
o que a palavra folclore quer dizer, estes portugueses que dizem isso são os ignorantes da sociedade moderna, mas o grande problema são os nossos políticos até mesmo os que estão á frente dos pelouros da cultura. É realmente muito preocupante ouvir essa gentinha dizer a palavra folclore sem saberem o que ela significa. Seus bois ( á perdão ) queria dizer tratem os bois pelos nomes.
Meus amigos folcloristas temos que ter cuidado pois se quem está á frente da cultura não sabe o significado da palavra folclore, o melhor é sair desse cargo, porque aí não faz falta nenhuma.

 Não gostam de folclore ? pelo menos respeitem-no

O folclore é uma tradição de um povo,  que é o vosso .  

SÓ  ENFIA  O BARRETE  QUEM  QUER.

1 comentário:

  1. Não deve ser confundido o popular com folclórico, nem tão pouco com popularizado. se me é permitido um exemplo, as musicas do Quim Barreiros não são folclore, no entanto são populares. Se umas nasceram da capacidade criativa de uma pessoa com objectivos bastante claros e sem que para isso tenha que respeitar a tradição do povo que o rodeia, a região onde se encontra, já o folclore reflecte a vivência de uma comunidade, e é reflexo de uma identidade. São normalmente temas musicas aliados a coreografias com momentos ou objectivos relacionados com períodos do ano, fossem eles agrícolas, lazer, religiosos, morte ou casamento, entre outros.
    Por outro lado podemos encontrar temas de cariz totalmente folclórico e que por "habilidade2 de alguns artistas está hoje registado com autor, registado logo conhecido, no entanto continua a ser folclore.
    Quanto à ignorância daqueles que maltratam o folclore, muito me parece que se por um lado os políticos pecam em demasia, também muitos daqueles que tem como função a defesa da tradição popular, arrastam na lama o prestigio do folclore de forma continua e totalmente inconsciente. Enfim temos muito que educar.

    Virgilio Reis

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.