CINTRASEUPOVO

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ÁGUADEIRO



ÁGUADEIRO DE LISBOA
O Aguadeiro Profissões Antigas O Aguadeiro "Há água fresquinha! Quem quer, quem quer?"

O transporte da água

A água era captada em fontes públicas e depois transportada ao ombro em pequenos pipos pelos aguadeiros. 

Aguadeiros



(Grupo de aguadeiros, homens e mulheres)

Como se pode ver, o transporte da água era feito preferencialmente em pipos, embora também se utilizassem as bilhas.

A água era recolhida em fontes públicas e transportada porta – a – porta.

Os aguadeiros de Caneças

Desde tempos remotos, os habitantes da povoação de Caneças enchiam de água bilhas de barro que faziam transportar até à Capital.


Assim, sobre o dorso dos animais, em carroças, em galeras e, posteriormente, em camionetas cujo combustível era o gás, substituído mais tarde pelo combustível líquido, o comércio aguadeiro foi crescendo, tornando-se numa das actividades económicas mais importantes para os habitantes e também uma das fontes de receita da freguesia.
(Os carros de tracção animal eram utilizados para o transporte da água.)

Carro com cerca de 18 bilhas de água.    


Os últimos Aguadeiros

Fonte das Fontainhas

Esta fonte iniciou a sua actividade em 1910. Foi a primeira a ser explorada pelos aguadeiros, os quais estavam sujeitos ao pagamento de uma taxa. Esta taxa era paga sobre cada bilha de água.

Fonte da Pipa

Os aguadeiros que se abasteciam nesta fonte não pagavam contribuição ao Estado, sob condição de terem os barris cheiros de água para quando houvesse incêndio a despejarem nas caldeiras dos bombeiros.

A qualidade da água

O comércio da água era uma actividade certificada pelas autarquias. Para tal, os proprietários das fontes adquiriam selos metálicos na Junta de Freguesia. A certificação da água, através da colocação dos selos, assegurava aos consumidores a excelente qualidade da água.


As captações da água

Embora algumas fontes tivessem nascentes próprias, muitas havia que eram alimentadas a partir de aquedutos.

Na imagem observa-se o imponente Aqueduto das Águas Livres de Lisboa
AQUEDUTO DAS ÁGUAS LIVRES
Os aguadeiros de Lisboa

Segundo o recenseamento de 1763 - 1774 havia 188 aguadeiros em Lisboa e, em 1851, estavam registados 2871.

É necessário não esquecer que o Aqueduto das Águas Livres conduzia as águas aos chafarizes de Lisboa, que distavam bastante uns dos outros.

Com a cumulação de salitre e detritos, os chafarizes e bicas foram-se degradando.

O vasilhame para a água

CANTARO 
 O cântaro era indispensável para transportar e guardar a água em casa.

Ao lado, diversos tipos de cântaros, em barro, estanho, chapa e plástico.

O consumo de água pela população

Em meados do século XIX cada Lisboeta gastava menos de menos de quatro litros de água por dia.

ENFUSA
Nesta época, o acesso à água era difícil: não havia rede pública de distribuição de água, enquanto os hábitos de higiene eram muito poucos ou mesmo inexistentes.
No séc. XVII havia a crença de que a pele não deveria ser lavada frequentemente e que o suor impermeabilizava o organismo contra as mudanças bruscas das temperaturas e doenças variadas.

FONTE  DE  MASSAMÁ
A cidade era varrida com cheiros de suor, legumes e peixes apodrecendo nas ruas. A água suja de todo o tipo de lavagens atirada para a rua, mas não antes do aviso prévio água vai !

Os hábitos de higiene

A higiene, quer pessoal quer pública, era praticamente inexistente. Utilizava-se pouca água em casa e os despejos das águas sujas faziam-se para a ruas, daí resultando cheiros pestilentos e a propagação de doenças.


FONTE EM SINTRA
A Câmara de Lisboa publica a 1 de Abril de 1818 um edital sobre o asseio das ruas e as respectivas coimas:
– Lançar das janelas corpos sólidos de dia ou de noite – 12$00

– Águas imundas de dia – 8$00

– Lixos das casas, ou restos de frutas, ou hortaliças de dia – 4$00

– Água limpa das janelas ou de dentro das portas de dia, e sobre os passeios – 2$00

Curiosidades dos tempos antigos

Sabia que o sumptuoso palácio de Versalhes, em França, não dispunha de quartos de banho.

Na Idade média não havia banheiros, escovas de dentes, desodorizantes, papel higiénico …

Utensílios de higiene antigos

A ausência de água canalizada nas casas levava a que as famílias utilizassem apenas pequenos lavatórios, em louça ou esmaltados.

FONTE  EM LISBOA
A banheira era um luxo, apenas acessível à nobreza.

Os banhos

Os banhos eram tomados numa única tina, enorme, cheia de água quente.

O chefe da família tinha o privilégio do primeiro banho na água limpa.

Depois, sem trocar a água, vinham os outros homens da casa, por ordem de idade, as mulheres, também por idade e, por fim, as crianças.

Os bebés eram os últimos a tomar banho, portanto!

Quando chegava a vez deles, a água da tina já estava tão suja que era possível perder um bebe lá dentro.

É por isso que existe a expressão em inglês "don't throw the baby out with the bath water" , ou seja, literalmente "não deite fora o bebé juntamente com a água do banho”.

A água em casa

Cantareira

Neste móvel (louceiro), colocavam-se, na parte superior os pratos e canecas e, na parte inferior, os cântaros, em barro, onde se guardava a água.

ANFURA
   A Lenda da Bilha de S. Jorge

No dia da Batalha de Aljubarrota, encontravam-se os exércitos frente a frente, sob um sol abrasador. Temendo mais a sede que o exército inimigo, Nuno Álvares Pereira incumbiu Antão Vasques de procurar água, uma tarefa difícil dada a secura dos regatos. Após algum tempo, já desesperado, Antão Vasques desceu do cavalo, ajoelhou-se na terra poeirenta e pediu a S. Jorge que o ajudasse. No mesmo instante, surgiu uma camponesa com uma bilha de água. Quanto mais dela se bebia mais de água se enchia. Uma água que saciava a sede e renovava as forças e o espírito. Os castelhanos atacaram, certos de encontrar os soldados enfraquecidos pela espera e pela sede. Mas os portugueses aguentaram firmes e, para grande surpresa dos castelhanos, ganharam a batalha.


COPO EM VIDRO
Com a inauguração do Aqueduto surgiram algumas das profissões mais típicas da cidade de Lisboa, como os famosos aguadeiros, na sua maioria, de origem galega, que, pelas ruas, carregavam barris de água que vendiam a quem passava. Abasteciam-se nos vários chafarizes de Lisboa, esperando a sua vez nas longas filas de espera e percorriam depois as ruas da cidade com os seus pregões.
Os aguadeiros vendiam água de porta em porta, com uma licença da Câmara. Aquele que fosse apanhado sem licença para exercer esta profissão teria que pagar 1$00 de multa. Tinham de anunciar a água em cada rua por meio de pregão ou corneta e traziam uma tabuleta que indicava qual a origem da água. Se, por acaso, vendessem água diferente da referida estavam também sujeitos a uma multa de $30 a $50.

COPO DE ALUMINIO

COPO DE MADEIRA
Os aguadeiros eram obrigados a vender água a todas as pessoas e ao mesmo preço. Era também exigido que os cântaros estivessem tapados e não podiam deixar as pessoas beber por eles ou pelas torneiras dos depósitos. Em caso de incêndio deviam apresentar–se imediatamente no local atingido, mal ouviam tocar a rebate.

Eis alguns dos seus pregões: 

“Há água fresquinha!Quem quer, quem quer?”

“Água fresquinha e pura

Olha o púcaro de água fresca”

“Água: Áá-Áá! – Áúúú! (1903); Á–ú! – Áááuga! (1903)”
A história dos copos

Taças, copos, flûte todos para o nosso conforto, mas como será que surgiram? Não é possível falar de copos sem falar do surgimento do vidro. Sabe-se que os primeiros vidros datam de 2.500 a.C, foram encontrados na Mesopotâmia e são de cor azul.

COPOS DE VIDRO
A partir daí o vidro começa sua epopéia pelo mundo. Acredita-se que o mais antigo objecto de vidro manufacturado descoberto pelo cientistas seja um amuleto encontrado no Egipto, com o nome de Antef II, faraó da 11ª Dinastia (2133 – 1991 a.C.).
LOUÇA EM ESMALTE

COPO EM ZINCO

Afinal, o que é o vidro?

A forma mais simples que temos de entender a composição do vidro é que ele nada mais é do que uma areia derretida a cerca de 1.500 graus. A areia que encontramos nas praias contém, todos os elementos necessários para a fabricação do vidro – Sílica, Carbonato de Cálcio e Sódio/ Potássio. As cores são obtidas através de óxidos de metais que se misturam à composição.

Ao contrário que muita gente pensa  os copos já existe antes de cristo   os copos de ferro ,de  madeira, de barro, de vidro, de aluminio, de zinco e de esmalte teem mais de cem anos por esse motivo não vejo mal nenhum os grupos de folclore utiliza-los nas suas bilhas de águadeiros ou águadeiras como por vezes representam.    

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.