CINTRASEUPOVO

quinta-feira, 15 de julho de 2010

METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS ETNOLÓGICAS



A metodologia das ciências etnológicas --- portanto, neste caso, da etnografia e do folclore -- divide-se em dois tipos de trabalho : o trabalho de campo e o trabalho de gabinete.

Trabalho de campo :

Ao trabalho de campo também se dá os nomes de pesquisa e recolha . Assim, trabalho de campo, pesquisa ou recolha são uma só e a mesma coisa.

Que é , portanto, trabalho de campo ? É precisamente o trabalho de pesquisa e recolha de elementos que se efectua no campo de estudo.

Como é óbvio, de uma maneira geral, o campo de estudo de etnografia e do folclore situa-se nos pequenos aglomerados populacionais rurais afastados dos grandes centros. A população dos grandes centros vive, geralmente, dentro dos grandes padrões internacionais até porque a classe preponderante desses grandes centros é constituída pelas várias camadas da burguesia e sabe-se que, de certo modo, a mentalidade, os hábitos, gostos e maneiras de viver da burguesia seguem um padrão internacional. Em contrapartida, as populações dos pequenos aglomerados rurais mantêm mais arreigada a demoradamente os seus padrões de cultura.

Exemplifiquemos : a um estrangeiro que visite Portugal é muito mais fácil entender o Povo Portugês e os padrões de cultura nacional dos portugueses se observar, durante algum tempo, uma pequena vila ou aldeia, do que uma cidade como Lisboa ou o Porto. As capitais e as grandes cidades não são o único nem o melhor, documento humano e cultural de um paìs . Lisboa e outras grandes cidades portuguesas seguem, grosso modo, padrões de vida muito semelhantes aos das grandes cidades estrangeiras : as pessoas usam o mesmo tipo de vestuário, vivem no mesmo tipo de habitações, alimentam-se quase com o mesmo tipo de alimentos; usam o mesmo tipo de móveis, etc... Nas pequenas comunidades rurais tudo se passa de maneira diferente e as pessoas seguem mais de perto padrões tradicionais do país ou da região.

O princípio básico do trabalho de campo é saber ver, ouvir e reproduzir. Quer dizer que o pesquisador, o investigador de campo, tem de ser o mais objectivo possivel.

Em que consiste, pois , o trabalho de campo ? Consiste na pesquisa e recolha de elementos, dados, informações , objectos ( documentos ) de carácter etnológico.

Como se faz essa recolha ? através de inquéritos, conversas , pedidos de informações, etc... inquéritos, conversas, informações que terão de ser registados.

Outrora as informações e os elementos colhidos no trabalho de recolhas eram registados pela mera literária e pelo desenho do pesquisador. Hoje existem os métodos mecânicos, ou seja : a fotografia, o filme e a gravação. Contudo os métodos mecânicos não dispensaram o registo clássico : a descrição a até por vezes o desenho; não dispensaram, pelo menos, as notas pessoais e particulares do pesquisador. E não dispensam, sobretudo, a ficha que irá juntar-se nos elementos recolhidos.

Tomemos como exemplo o estudo de um traje regional: sem dúvida que obter uma ou várias fotografias a cores do traje é o ideal e é absolutamente necessário. Filmar o traje também é útil pois que o filme não só nos dá o aspecto do traje em andamento de quem o usa como também pode documentar pequenos pormenores: a saia, as calças, a blusa, a camisa, o chapéu, etc.... Estes pormenores também podem ser registados fotografando-os . Apesar disso, por vezes, nem a fotografia nem o filme reproduzem nos mais minuciosos aspectos, por exemplo, alguns bordados ou algumas aplicações dos trajes: o desenho, quando feito com habilidade, é muito mais esclarecedor. A fotografia é sempre , e em todos os casos, utilissima; hoje em dia é mesmo imprescindivel.

O filme é muito útil sobretudo pela noção de movimentos que nos dá. Por isso é imprescindivel no estudo de assuntos em que o movimento é o principal elemento: danças, práticas sociais colectivas, práticas de trabalho profissional, artesanato, etc...

A gravação é hoje imprescindivel no estudo das expressões musicais , orais , dialectais, etc... No entanto , todo o trabalho de registo mecânico, como disse, só é válido quando apoiado em notas que se vão colhendo e quando acompanhado da respectiva ficha descritiva... assunto sobre o qual tarde podemos falar.

Trabalho de gabinete --- o trabalho de gabinete é a natural sequência do trabalho de campo ou da recolha etnológica; é, portanto, o trabalho de organização, dos elementos e documentos, isto é, do material reunido na pesquisa ou recolha. Praticamente e em última análise, é o trabalho de elaboração de fichas e organização de arquivos.

Como vimos , para que a etnologia aplicada se torne válida é necessário prestar a maior atenção quer ao trabalho de campo , ou seja, à pesquisa e recolha, quer ao trabalho de gabinete, ou seja , á elaboração documental e organização do material recolhido durante a pesquisa e, finalmente, coordenar uma e outra das duas fases do trabalho em geral .

O que se poderá entender por ficha ?

Data em que a recolha é feita :

A localidade da recolha :

Entidade e identidade do colector :

Identidade do informador :

Aspectos gerais e observações :

Nome da peça recolhida :

Cada etnógrafo ou folclorista, elabora , de modo pessoal, a sua própria ficha , por isso aqui deixei uma pequena pista.


Eu pergunto quantos ranchos ou folcloristas fazem estes registos ?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.